You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – ESTRATÉGIA DE LEITURA: SELEÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA – ESTRATÉGIA DE LEITURA: SELEÇÃO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


  ESTRATÉGIA DE LEITURA: SELEÇÃO DAS PARTES MAIS IMPORTANTES DO TEXTO

PARA MELHOR COMPREENDER E INTERPRETAR OS TEXTOS QUE LEMOS, USAMOS AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA.

A ESTRATÉGIA DE SELEÇÃO, CONSISTE EM IDENTIFICAR A PARTE MAIS INTERESSANTE DE UM TEXTO, OS ITENS OU ASPECTOS MAIS RELEVANTES.

MAS COMO FAZER ISSO NA PRÁTICA?  AQUI VÃO ALGUMAS DICAS:

  • LEIA O TÍTULO E O SUBTÍTULO: O TÍTULO E O SUBTÍTULO GERALMENTE INDICAM O TEMA PRINCIPAL DO TEXTO. ISSO PODE AJUDÁ-LO A TER UMA IDEIA GERAL DO QUE O AUTOR ESTÁ DISCUTINDO.
  • IDENTIFIQUE A IDEIA PRINCIPAL: A IDEIA PRINCIPAL É A MENSAGEM MAIS IMPORTANTE QUE O AUTOR DESEJA TRANSMITIR. ELA PODE SER ENCONTRADA NO PRIMEIRO PARÁGRAFO DO TEXTO. PRESTE ATENÇÃO NO QUE O AUTOR QUER COMUNICAR E QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS QUE ELE UTILIZA PARA SUSTENTAR ESSA IDEIA.
  • FIQUE ATENTO AOS TÓPICOS E PALAVRAS-CHAVE: ELES TAMBÉM PODEM AJUDAR A IDENTIFICAR AS INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES DO TEXTO. PROCURE POR PALAVRAS OU FRASES QUE APAREÇAM MAIS DE UMA VEZ AO LONGO DO TEXTO, POIS ELAS GERALMENTE INDICAM UMA IDEIA IMPORTANTE.
  • LEIA COM ATENÇÃO: MESMO QUANDO VOCÊ ESTÁ FOCANDO NAS PARTES MAIS IMPORTANTES DO TEXTO, É IMPORTANTE QUE VOCÊ LEIA COM ATENÇÃO E FAÇA ANOTAÇÕES PARA AJUDAR A FIXAR AS INFORMAÇÕES.

QUESTÃO 1

COMO A ESTRATÉGIA DE SELEÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A NOSSA COMPREENSÃO LEITORA?


QUESTÃO 2

QUAL É A ESTRATÉGIA QUE NOS AJUDA A FOCAR NAS PARTES MAIS IMPORTANTES DE UM TEXTO, TORNANDO A LEITURA MAIS EFICIENTE E EFICAZ?

A) ESTRATÉGIA DE RESUMO.

B) ESTRATÉGIA DE SELEÇÃO.

C) ESTRATÉGIA DE INFERÊNCIA.

D) ESTRATÉGIA DE INTERPRETAÇÃO.


QUESTÃO 3

ALÉM DE IDENTIFICAR A IDEIA PRINCIPAL, QUAIS OUTROS ELEMENTOS PODEM SER OBSERVADOS QUANDO SE APLICA A ESTRATÉGIA DE SELEÇÃO? 


 QUESTÃO 4

O QUE DEVEMOS FAZER AO NOS DEPARARMOS COM INFORMAÇÕES IRRELEVANTES EM UM TEXTO?

A) IGNORAR ESSAS INFORMAÇÕES E PULAR PARA O PRÓXIMO PARÁGRAFO.

B) RELEVAR AS INFORMAÇÕES IRRELEVANTES E CONTINUAR LENDO NORMALMENTE.

C) TENTAR ENCONTRAR ALGUMA RELEVÂNCIA NESSAS INFORMAÇÕES.

D) RELER AS INFORMAÇÕES IRRELEVANTES PARA TER UMA COMPREENSÃO MAIS AMPLA DO TEXTO. 


QUESTAO 5

VOCÊ JÁ SABE QUE AS PALAVRAS SÃO FORMADAS POR SÍLABAS. MAS SABIA QUE DENTRO DE UMA PALAVRA PODE HAVER OUTRA?

VEJA O EXEMPLO: FOCANDO

AGORA, ENCONTRE OUTROS EXEMPLOS NAS PALAVRAS A SEGUIR.

A) LEITURA

B) GERALMENTE

C) UTILIZA

D) SUSTENTAR


QUESTÃO 6

LEIA O PARÁGRAFO, SELECIONE AS IDEIAS MAIS IMPORTANTES E RESPONDA À QUESTÃO.

AS EXPERIÊNCIAS DA COMUNIDADE NO TEMPO E NO ESPAÇO REFLETEM AS DIFERENTES FORMAS COMO AS SOCIEDADES UTILIZARAM E SE RELACIONARAM COM A NATUREZA AO LONGO DA HISTÓRIA. É IMPORTANTE COMPREENDER ESSAS EXPERIÊNCIAS PARA APRENDER COM AS BOAS PRÁTICAS E EVITAR OS ERROS DO PASSADO, EM BUSCA DE UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL E EQUILIBRADO.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER AS EXPERIÊNCIAS DA COMUNIDADE NO TEMPO E NO ESPAÇO EM RELAÇÃO À NATUREZA AO LONGO DA HISTÓRIA?

A) PARA PRESERVAR AS TRADIÇÕES CULTURAIS DOS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS.

B) PARA ESTABELECER PRÁTICAS DE EXPLORAÇÃO INTENSIVA DOS RECURSOS NATURAIS.

C) PARA APRENDER COM AS BOAS PRÁTICAS E EVITAR OS ERROS DO PASSADO.

D) PARA PROMOVER A COMPETIÇÃO ENTRE AS DIFERENTES SOCIEDADES.


AUTORIA:ANA CRISTINA PEREIRA DINIZ
FORMAÇÃO:PEDAGOGIA
COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:(EJALP0112) Compreender coletivamente a seleção das partes mais significativas de um texto
(EJALP0154) Compreender a consciência de palavras, sílabas e fonêmica em situações significativas
(EJAGE0116) Perceber que as relações estabelecidas e vivenciadas em cada grupo social influenciam diretamente no modo de vida e no modo de como se utiliza da natureza
REFERÊNCIAS:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Documento Curricular EJA – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022