Esta proposta de Atividade de Português, integrada com Educação Física, é destinada aos estudantes do 3º período (4 º série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A Relação entre Vida Pública e Mídia
O que é vida pública e qual sua relação com a mídia?
Vida pública se refere às ações, decisões e eventos que afetam ou são de interesse muitas pessoas, uma comunidade ou uma sociedade como um todo. É o espaço onde ocorrem as discussões, as negociações e as tomadas de decisões que impactam a vida coletiva.
A vida pública e os meios de comunicação possuem uma relação intrínseca e fundamental para o funcionamento de uma sociedade democrática. A mídia atua como um canal essencial para a disseminação de informações, ideias e opiniões, moldando a opinião pública e influenciando decisões políticas.
Jornais, rádios e televisão são veículos de comunicação que cobrem os principais acontecimentos da vida pública, como política, economia, educação e cultura. Através de reportagens, entrevistas e análises, esses veículos informam a população sobre os fatos, permitindo que os cidadãos acompanhem as discussões e debates sobre temas relevantes.
De modo especial, as entrevistas desempenham um papel singular nesse processo, pois permitem que diferentes vozes sejam ouvidas e que o público tenha acesso a informações, olhares e versões diversas. Através das entrevistas, é possível conhecer as opiniões de políticos, especialistas, representantes da sociedade civil e pessoas comuns sobre acontecimentos da atualidade. A entrevista amplia a percepção em relação aos fatos e notícias.
Com tudo, o acesso massivo a internet e as redes sociais desencadearam novos desafios para a mídia tradicional. A proliferação de notícias falsas, a polarização de opiniões que muitas vezes não possui embasamento ou veracidade em sua origem, são alguns dos desafios que precisam ser enfrentados para que a vida pública flua de forma contínua sem equívocos e erros causados por informações inverídicas e opiniões polarizadas.
Em resumo, a vida pública e os meios de comunicação estão interligados de forma complexa e dinâmica. A mídia desempenha um papel fundamental na construção da democracia, garantindo o direito à informação e promovendo o debate público.
Anexo:
Estrutura básica de uma entrevista:
Conclusão: Síntese das principais ideias e das considerações finais.
Introdução: Apresentação do entrevistado e do tema da entrevista.
Desenvolvimento: Perguntas e respostas, organizadas de forma lógica e coesa.
Questão 1
A expressão “vida pública” refere-se a
(A) circunstâncias que interessam a todos os políticos.
(B) ações e fatos que impactam na vida das crianças.
(C) circunstâncias que interessam a toda a sociedade.
(D) ações e fatos que impactam na vida dos idosos.
Questão 2
Compreende-se “mídia” como
(A) um lugar exclusivo de discussões de política, ideias e opiniões.
(B) um canal para a disseminação de informações, ideias e opiniões.
(C) um canal único de arquivamento de informações, ideias e opiniões.
(D) um lugar exclusivo de registro e arquivamento de ideias e opiniões.
Questão 3
A entrevista é um gênero textual que se caracteriza pela interação entre duas ou mais pessoas: o entrevistador e o entrevistado. Seu objetivo principal é obter informações, opiniões e perspectivas sobre um determinado assunto, pessoa ou acontecimento.
A entrevista é uma ferramenta poderosa de comunicação que permite estabelecer um diálogo entre diferentes pessoas e construir conhecimento de forma colaborativa.
Em sua opinião qual deve ser a estrutura, a organização, os elementos principais de uma entrevista para que ela seja completa?
Questão 4
Em 2024 vivenciamos muitas competições esportivas e diversas modalidades como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, campeonato brasileiro de futebol, Copa América, Libertadores, Fórmula 1, campeonatos internacionais de tênis e atletismo.
A partir do que o esporte e os atletas representam para o país, vamos planejar uma entrevista com algum atleta que seja possível entrevistar ou um sonho seu a vir ser realizado?
Primeiramente, defina com os colegas quem será o atleta e pesquise sobre ele e a modalidade esportiva que ele pratica.
Questão 5
Agora, com os colegas e as informações que pesquisaram, elaborem perguntas claras e objetivas para dialogar com o entrevistado e atender o objetivo da entrevista.
Objetivo: Entender e refletir sobre como o esporte influencia a vida das pessoas e a sociedade, bem como sua importância na vida do atleta.
Atenção, como entrevistadores vocês devem ouvir atentamente as respostas e como registrar as informações e destaque durante a entrevista.
Questão 6
Após a entrevista, com o professor ou professora, vocês devem analisar e refletir sobre as respostas dos(as) atletas, identificando os principais temas abordados.
Por fim, o grupo pode produzir um texto da entrevista de modo sistematizado com reflexões sobre os temas abordados para publicar nos murais da instituição escolar ou redes sociais.
Exemplo de questões que podem ser feitas:
- Como você começou a praticar seu esporte?
- Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao longo da sua carreira?
- Quais foram os momentos mais marcantes da sua trajetória?
- Como sua família e amigos te apoiam nessa jornada?
- Você já enfrentou algum tipo de preconceito por ser atleta? Qual?
- Como o esporte pode promover a inclusão social?
- Você acredita que todas as pessoas têm o direito de praticar esportes? Por quê?
- O que você espera deixar como legado para o esporte?
- Qual o papel da mídia no esporte?
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Planejamento e produção de texto vinculados ao campo: Vida Pública: Jornais radiofônicos ou televisivos; Entrevista. História, conceito, valores, regras, fundamentos técnicos e táticos das diversas modalidades esportivas: Esportes individuais; Esportes coletivos. | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0346) Realizar e participar de entrevista, júri simulado e mesa, dentre outros. (EJAEF0312) Refletir sobre o fenômeno esportivo nos aspectos sociais, políticos e econômicos. (EJAEF0313) Refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes. |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 15/03/2024. |