Esta proposta de Atividade de Português, integrada com Educação Física, é destinada aos estudantes do 3º período (4 º série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A Relação entre Vida Pública e Mídia
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O que é vida pública e qual sua relação com a mídia?
Vida pública se refere às ações, decisões e eventos que afetam ou são de interesse muitas pessoas, uma comunidade ou uma sociedade como um todo. É o espaço onde ocorrem as discussões, as negociações e as tomadas de decisões que impactam a vida coletiva.
A vida pública e os meios de comunicação possuem uma relação intrínseca e fundamental para o funcionamento de uma sociedade democrática. A mídia atua como um canal essencial para a disseminação de informações, ideias e opiniões, moldando a opinião pública e influenciando decisões políticas.
Jornais, rádios e televisão são veículos de comunicação que cobrem os principais acontecimentos da vida pública, como política, economia, educação e cultura. Através de reportagens, entrevistas e análises, esses veículos informam a população sobre os fatos, permitindo que os cidadãos acompanhem as discussões e debates sobre temas relevantes.
De modo especial, as entrevistas desempenham um papel singular nesse processo, pois permitem que diferentes vozes sejam ouvidas e que o público tenha acesso a informações, olhares e versões diversas. Através das entrevistas, é possível conhecer as opiniões de políticos, especialistas, representantes da sociedade civil e pessoas comuns sobre acontecimentos da atualidade. A entrevista amplia a percepção em relação aos fatos e notícias.
Com tudo, o acesso massivo a internet e as redes sociais desencadearam novos desafios para a mídia tradicional. A proliferação de notícias falsas, a polarização de opiniões que muitas vezes não possui embasamento ou veracidade em sua origem, são alguns dos desafios que precisam ser enfrentados para que a vida pública flua de forma contínua sem equívocos e erros causados por informações inverídicas e opiniões polarizadas.
Em resumo, a vida pública e os meios de comunicação estão interligados de forma complexa e dinâmica. A mídia desempenha um papel fundamental na construção da democracia, garantindo o direito à informação e promovendo o debate público.
Anexo:
Estrutura básica de uma entrevista:
Conclusão: Síntese das principais ideias e das considerações finais.
Introdução: Apresentação do entrevistado e do tema da entrevista.
Desenvolvimento: Perguntas e respostas, organizadas de forma lógica e coesa.
Questão 1
A expressão “vida pública” refere-se a
(A) circunstâncias que interessam a todos os políticos.
(B) ações e fatos que impactam na vida das crianças.
(C) circunstâncias que interessam a toda a sociedade.
(D) ações e fatos que impactam na vida dos idosos.
Questão 2
Compreende-se “mídia” como
(A) um lugar exclusivo de discussões de política, ideias e opiniões.
(B) um canal para a disseminação de informações, ideias e opiniões.
(C) um canal único de arquivamento de informações, ideias e opiniões.
(D) um lugar exclusivo de registro e arquivamento de ideias e opiniões.
Questão 3
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A entrevista é um gênero textual que se caracteriza pela interação entre duas ou mais pessoas: o entrevistador e o entrevistado. Seu objetivo principal é obter informações, opiniões e perspectivas sobre um determinado assunto, pessoa ou acontecimento.
A entrevista é uma ferramenta poderosa de comunicação que permite estabelecer um diálogo entre diferentes pessoas e construir conhecimento de forma colaborativa.
Em sua opinião qual deve ser a estrutura, a organização, os elementos principais de uma entrevista para que ela seja completa?
Questão 4
Em 2024 vivenciamos muitas competições esportivas e diversas modalidades como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, campeonato brasileiro de futebol, Copa América, Libertadores, Fórmula 1, campeonatos internacionais de tênis e atletismo.
A partir do que o esporte e os atletas representam para o país, vamos planejar uma entrevista com algum atleta que seja possível entrevistar ou um sonho seu a vir ser realizado?
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Primeiramente, defina com os colegas quem será o atleta e pesquise sobre ele e a modalidade esportiva que ele pratica.
Questão 5
Agora, com os colegas e as informações que pesquisaram, elaborem perguntas claras e objetivas para dialogar com o entrevistado e atender o objetivo da entrevista.
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Objetivo: Entender e refletir sobre como o esporte influencia a vida das pessoas e a sociedade, bem como sua importância na vida do atleta.
Atenção, como entrevistadores vocês devem ouvir atentamente as respostas e como registrar as informações e destaque durante a entrevista.
Questão 6
Após a entrevista, com o professor ou professora, vocês devem analisar e refletir sobre as respostas dos(as) atletas, identificando os principais temas abordados.
Por fim, o grupo pode produzir um texto da entrevista de modo sistematizado com reflexões sobre os temas abordados para publicar nos murais da instituição escolar ou redes sociais.
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Exemplo de questões que podem ser feitas:
- Como você começou a praticar seu esporte?
- Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao longo da sua carreira?
- Quais foram os momentos mais marcantes da sua trajetória?
- Como sua família e amigos te apoiam nessa jornada?
- Você já enfrentou algum tipo de preconceito por ser atleta? Qual?
- Como o esporte pode promover a inclusão social?
- Você acredita que todas as pessoas têm o direito de praticar esportes? Por quê?
- O que você espera deixar como legado para o esporte?
- Qual o papel da mídia no esporte?
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Planejamento e produção de texto vinculados ao campo: Vida Pública: Jornais radiofônicos ou televisivos; Entrevista. História, conceito, valores, regras, fundamentos técnicos e táticos das diversas modalidades esportivas: Esportes individuais; Esportes coletivos. | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0346) Realizar e participar de entrevista, júri simulado e mesa, dentre outros. (EJAEF0312) Refletir sobre o fenômeno esportivo nos aspectos sociais, políticos e econômicos. (EJAEF0313) Refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes. |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 15/03/2024. |