A NOTÍCIA É UM GÊNERO TEXTUAL QUE ESTÁ PRESENTE EM REVISTAS, JORNAIS (IMPRESSOS E/OU DIGITAIS), RÁDIO, TELEVISÃO E SITES, QUE POSSUEM A FINALIDADE DE DIVULGAR UM FATO OU ACONTECIMENTO, E ASSIM MANTER OS LEITORES E A SOCIEDADE INFORMADA. AS NOTÍCIAS CONTRIBUEM TAMBÉM PARA A QUE AS PESSOAS FORMEM SUAS OPINIÕES SOBRE O ASSUNTO APRESENTADO.
A NOTÍCIA É COMPOSTA POR TRÊS PARTES:
TÍTULO E SUBTÍTULO (QUANDO HOUVER) – DESPERTA A ATENÇÃO E O INTERESSE DO LEITOR SOBRE O QUE IRÁ LER,
LEAD – É O PRIMEIRO PARÁGRAFO DO TEXTO E PRECISA OFERECER AS INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FATO: O QUÊ, QUEM, QUANDO, ONDE, COMO, POR QUÊ, E
CORPO – PARTE DO TEXTO NO QUAL SÃO DETALHADAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
ANALISE A NOTÍCIA E IDENTIFIQUE O TÍTULO, O SUBTÍTULO E O LIDE.
QUESTÃO 2
DE ACORDO COM O GREENPEACE, ORGANIZAÇÃO AMBIENTAL QUE REALIZA AÇÕES PARA A PROTEÇÃO DO PLANETA E DE SEUS ECOSSISTEMAS, FALAR DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS VAI ALÉM DE DISCUTIR SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL. É TAMBÉM FALAR SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR, SOBRE O IMPACTO DOS DESASTRES NATURAIS NA VIDA DE MULHERES E MENINAS, É SOBRE A PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS INDÍGENAS E DAS FLORESTAS.
PESQUISE SOBRE COMO O DESMATAMENTO DAS FLORESTAS AFETAM A VIDA DAS PESSOAS QUE MORAM NAS GRANDES CIDADES E MOSTRE O QUE APRENDEU CRIANDO UMA COLAGEM. VOCÊ PODE USAR IMAGENS E TEXTOS. BOA PRODUÇÃO!
QUESTÃO 3
DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, TODO CIDADÃO TEM DIREITO À INFORMAÇÃO. EM SUA OPINIÃO, ESSE DIREITO É IMPORTANTE? POR QUÊ?
QUESTÃO 4
LEIA A NOTÍCIA DIVULGADA NO JORNAL JOCA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
A) QUAL FATO GEROU A NOTÍCIA?
B) ONDE OCORREU O FATO INFORMADO NA NOTÍCIA?
C) QUANDO OCORREU O FATO?
D) VOCÊ SENTIU FALTA DE ALGUMA INFORMAÇÃO? QUAL?
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 30) CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS
OS JORNALISTAS SÃO OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM COM A CONSTRUÇÃO DE NOTÍCIAS E PODEM ATUAR EM DIFERENTES FUNÇÕES EM UMA REDAÇÃO, COMO REPÓRTER, ASSESSOR DE IMPRENSA, EDITOR, FOTOJORNALISTA, ENTRE OUTROS. ASSISTA AO VÍDEO DA JORNALISTA JULIANA DIAS DINIZ E CONHEÇA O QUE FAZ UM EDITOR DE NOTÍCIAS DE JORNAL TELEVISIVO.
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0266) Identificar e produzir os gêneros do campo jornalístico. (EAJAGE0107) Compreender a inter-relação entre os fenômenos naturais. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://www.greenpeace.org/brasil/blog/falar-de-mudancas-climaticas-e-falar-sobre-a-sua-vida – acesso em 04/11/2022. https://www.jornaljoca.com.br/mato-grosso-do-sul-inaugura-maior-aquario-de-agua-doce-do-mundo/ acesso em 03/11/2022. |