Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ELIPSE E PERÍFRASE
Os fenômenos semânticos são aqueles que se referem a processos ou eventos relacionados ao significado das palavras, frases e textos. Eles envolvem como as palavras se conectam a conceitos e como essas conexões podem mudar ou se manifestar em diferentes contextos. Conheça agora dois exemplos de fenômenos semânticos:
A elipse
A elipse é uma figura de linguagem ou um fenômeno sintático que envolve a omissão de uma ou mais palavras em uma frase, sem que isso prejudique a compreensão da mensagem. Essas palavras são normalmente subentendidas pelo contexto em que a frase é dita ou escrita.
Exemplo de elipse:
•Frase completa: “Eu fui ao mercado e ele foi ao mercado também.”
•Com elipse: “Eu fui ao mercado e ele, também.”
Na frase com elipse, a expressão “foi ao mercado” é omitida na segunda oração, mas o significado ainda é claro, porque o contexto permite entender que “ele” também foi ao mercado.
A elipse é comum em diálogos e textos onde se deseja evitar a repetição desnecessária de palavras, tornando a comunicação mais concisa. É importante salientar que em alguns casos, a elipse pode criar ambiguidade ou múltiplas interpretações, especialmente quando o contexto não é suficientemente claro.
A perífrase
A perífrase é uma figura de linguagem que consiste em utilizar uma expressão mais longa ou elaborada para se referir a algo ou alguém de forma indireta, ao invés de usar um termo simples e direto. É como uma espécie de “rotação verbal” que evita a repetição de palavras ou que destaca certas qualidades de algo ou alguém.
Exemplos de perífrase:
“O Rei do Rock” em vez de “Elvis Presley”.
“A Cidade Maravilhosa” em vez de “Rio de Janeiro”.
“O autor de ‘Dom Casmurro'” em vez de “Machado de Assis”.
A perífrase é utilizada para enriquecer o discurso, adicionar variedade ou enfatizar certas características associadas ao sujeito ou objeto mencionado. É comum em textos literários, jornalísticos e em discursos retóricos.
Essas figuras de linguagem, embora diferentes, são ferramentas poderosas na comunicação e expressão, permitindo que autores, poetas e oradores manipulem a linguagem de maneira criativa e subjetiva.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Leia as frases abaixo e identifique onde ocorre a elipse. Reescreva a frase completando as palavras ou expressões que foram omitidas.
a) “Eu gosto de música clássica; ela, de rock.”
b) “Fui ao mercado comprar frutas; ele, verduras.”
c) “Ela estuda de manhã, e ele, à noite.”
d) “Pedro joga futebol, Maria, vôlei.”
e) “Ontem choveu bastante, e hoje, sol forte.”
f) “Pediu um prato requintado; ela uma comida simples.”
QUESTÃO 2
Identifique as perífrases nas frases a seguir e substitua-as pela palavra ou expressão direta correspondente.
a) “O Rei do Futebol foi homenageado no evento.”
b) “A Cidade Luz atrai milhões de turistas todos os anos.”
c) “O Príncipe dos Poetas deixou uma vasta obra.”
d) “A Cidade Maravilhosa é um destino turístico popular.”
e) “O autor de ‘Dom Quixote’ é reconhecido mundialmente.”
f) “O Príncipe de Gales teve gesto grandioso.”
QUESTÃO 3
Complete as frases a seguir utilizando a elipse de forma adequada.
a) João gosta de chocolate; Ana, __________.
b) Fomos ao cinema ver um filme; eles, __________.
c) Eu prefiro café; ela, __________.
d) Ele trabalha de manhã, e ela, __________.
e) Visitamos o museu ontem; hoje, __________.
f) Compramos um carro; e eles, __________.
QUESTÃO 4
A elipse presente na linguagem é
(A) a repetição de palavras no início de frases sucessivas para criar ênfase.
(B) a substituição de uma palavra por outra com significado semelhante.
(C) a omissão de uma ou mais palavras em uma frase, que estão subentendidas.
(D) o uso de uma palavra em um sentido diferente do seu significado literal.
QUESTÃO 5
A perífrase em sua definição é
(A) a repetição de palavras no início de frases sucessivas para criar ênfase.
(B) a substituição de uma palavra por outra com significado contrário.
(C) o uso de uma expressão mais elaborada para referir-se a algo ou alguém.
(D) a omissão de uma ou mais palavras em uma frase, que estão subentendidas.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0525) Compreender e analisar os efeitos de sentido nos textos decorrentes de fenômenos léxico-semânticos, como as figuras de linguagem |
Referências: | BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1985. 2 ed. CUNHA, Celso. CINTRA, Lindley. Nova gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. 2ed. LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1986. |