Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e História é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O TEXTO NARRATIVO É AQUELE QUE CONTA UMA HISTÓRIA, REAL OU FICTÍCIA. OS PERSONAGENS, O TEMPO E O ESPAÇO SÃO OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O TEXTO NARRATIVO. GERALMENTE, ESTE TIPO DE TEXTO É UMA HISTÓRIA ESCRITA EM PROSA, NA QUAL O AUTOR NARRA AÇÕES, ACONTECIMENTOS E FATOS RELACIONADOS AOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA. SÃO EXEMPLOS DE GÊNEROS TEXTUAIS NARRATIVOS: ROMANCE, NOVELA, CONTO, CRÔNICA, MEMÓRIAS LITERÁRIAS E FÁBULA.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Fonte: imagem disponível em Seven Shooter no Unsplash
QUESTÃO 1
SE VOCÊ FOSSE ESCREVER A HISTÓRIA DA SUA VIDA, VOCÊ ESCOLHERIA FALAR SOBRE SUAS CONQUISTAS OU SOBRE SEUS DESAFIOS? POR QUÊ?
QUESTÃO 2
EM SEU LIVRO VARAL DE MEMÓRIAS, ÁGUEDA LEMOS CONTA SOBRE SUA INFÂNCIA. LEIA O TRECHO A SEGUIR E RESPONDA.
A) A HISTÓRIA CONTADA POR ÁGUEDA ACONTECEU QUANDO?
B) EM QUE LUGAR?
C) SOBRE O QUE ÁGUEDA ESCREVEU?
PARA SABER MAIS: ÁGUEDA LEMOS NARROU A HISTÓRIA DE SUA INFÂNCIA, PORTANTO ELA É CONSIDERADA UM NARRADOR PERSONAGEM.
QUESTÃO 3
OS NOMES PRÓPRIOS NOMEIAM PESSOAS E LUGARES DE FORMA ESPECÍFICA E SÃO ESCRITOS SEMPRE COM LETRA MAIÚSCULA. OS NOMES COMUNS NOMEIAM SERES DA MESMA ESPÉCIE – ANIMAIS, OBJETOS, PLANTAS, FRUTAS, DE FORMA GENÉRICA, E SÃO ESCRITOS COM LETRA MINÚSCULA. PORÉM, QUANDO ESTÃO NO COMEÇO DA FRASE DEVEM SER ESCRITOS COM LETRA MAIÚSCULA.
PREENCHA A CRUZADINHA SOMENTE COM OS NOMES DE ANIMAIS QUE VIVEM EM FAZENDAS: GALINHA, CACHORRO, VACA, PORCO E URSO. PARA PREENCHER A CRUZADINHA, CLIQUE NO LINK: https://puzzel.org/pt/crossword/play?p=-N9T7mHeh5QymqXesQ_c
QUESTÃO 4
COM BASE NO QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE TEXTO NARRATIVO E SEUS ELEMENTOS, ESCOLHA UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA OU ACONTECIMENTO QUE TE MARCOU, ESCREVA O SEU TEXTO NARRATIVO E CONTE PARA UM COLEGA OU FAMILIAR. AO CONTAR A SUA HISTÓRIA, LEMBRE-SE DE OBSERVAR SUA POSTURA CORPORAL, OS GESTOS, AS EXPRESSÕES DO SEU ROSTO, ENTONAÇÃO E TOM DE SUA VOZ.
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 19) CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS
NO VÍDEO A SEGUIR, ÁGUEDA LEMOS COMPARTILHA UM POUCO DA SUA EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DE SUAS MEMÓRIAS.
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa e História |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP02110) Identificar os elementos que compõem um texto narrativo. (EAJALP01120) Compreender no texto a função dos nomes próprios e comuns (EAJAHI0107) Construir narrativas de sua história de vida a partir dos relatos orais. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. Veríssimo, Luis Fernando. Ironias do tempo/Luis Fernando Veríssimo; organização Adriana Falcão e Isabel Falcão. _ 1ª ed. _ Rio de Janeiro: Objetiva, 2018. Lemos, Águeda. Varal de Memórias/Jaqueline Lemos; organização Jaqueline Lemos: Cartase,2021. https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/colecao-da-olimpiada/artigo/1991/cadernos-docentes – acessado em 12/08/2022 |