Esta proposta de Atividade de Português, integrada com História, é destinada aos estudantes do 3º período (4 º série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Análise de Texto: elementos Composicionais e Temáticos.
A análise textual é uma ferramenta fundamental para a compreensão profunda de qualquer texto, seja ele literário, acadêmico ou jornalístico. Ao desconstruir um texto em seus elementos constituintes, o leitor adquire uma visão mais crítica e abrangente sobre a mensagem que o autor busca transmitir.
A análise composicional investiga a estrutura do texto, examinando a organização das ideias, a coesão entre as partes e a utilização de recursos linguísticos como parágrafos, frases e conectivos. Ao identificar a estrutura do texto, o leitor pode compreender melhor como as ideias se conectam e como o autor constrói seus argumentos.
A análise temática, por sua vez, concentra-se no conteúdo do texto, buscando identificar o tema central, as ideias secundárias e a mensagem implícita. Ao analisar o tema, o leitor pode relacionar o texto com outros conhecimentos prévios e construir uma interpretação mais completa.
Ao dominar as técnicas de análise textual, o leitor se torna mais autônomo e capaz de interpretar criticamente os textos que circulam em nosso cotidiano, seja na escola, no trabalho ou em suas atividades de lazer.
Questão 01
Compreende-se como Análise composicional
(A) escrever sobre ilustrações e brincadeiras.
(B) analisar e investigar a estrutura do texto.
(C) analisar o(a) autor(a) do texto.
(D) analisar as ilustrações e brincadeiras.
Questão 02
Podemos afirmar que Análise temática refere-se
(A) ao conteúdo do texto.
(B) ao autor do texto.
(C) a estrutura escrita do texto.
(D) as ilustrações do texto.
Questão 03
São muitos os elementos de análise textual composicional (veja no anexo abaixo), neste sentido, defina o que deve ser observado em relação aos elementos abaixo.
Estrutura:
Elementos visuais:
Coesão e Coerência:
Gênero Textual:
Linguagem:
Questão 04
São muitos os elementos de Análise Temática (veja no anexo abaixo), neste sentido, defina o que deve ser observado em relação aos elementos abaixo.
Tema Central:
Subtemas:
Contexto:
Ponto de Vista:
Intertextualidade:
Leitura Crítica:
Questão 05
Leia e analise o texto abaixo, depois responda os itens relacionados a análise textual composicional.
Qual a estrutura?
Há elementos visuais, com qual função?
Há Coesão e Coerência?
Qual o gênero textual e sua característica?
Sobre a linguagem, há metáforas ou figuras de linguagem, quais?
Questão 06
Leia e analise o texto abaixo, depois responda os itens relacionados a análise textual temática.
Qual o tema central do texto?
Há subtemas?
Qual o contexto apresentado?
Qual o ponto de vista apresentado pelo autor?
É possível fazer uma leitura crítica e/ou relacionar com a realidade cotidiana o que o texto apresenta? Se sim, qual?
Questão 07
É possível relacionar os conteúdos dos dois textos apresentados com a questão do êxodo rural, bem como com a ocupação das cidades e a preservação da natureza?
Discuta com os colegas e professor(a).
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Estilo, composição e tema A circulação de pessoas e as transformações no meio natural: Migrações e as transformações no campo e na cidade; Êxodo rural | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0352) Analisar os efeitos estilísticos, composicionais e temáticas dos gêneros. (EJAHI0306) Identificar as intervenções na natureza do ponto de vista humano e tecnológico. (EJAHI0307) Compreender e relacionar os processos de ocupação do campo e das cidades e como eles interferem na organização social, política e econômica. (EJAHI0308) Contextualizar os fenômenos históricos que se relacionam ao êxodo rural. |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. Ana Maira Primavesi. Da vida no campo depende a cidade. Disponível em: www.anamariaprimavesi.com.br/2019/06/19/da-vida-no-campo-depende-a-cidade/. Acesso 27\09\2024. |