Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa e História – para 1ª série – foi veiculada na TV no dia 01/03/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? QUAL É O SEU NOME? O QUE SIGNIFICA TER UM NOME?
NOME É A PALAVRA QUE DESIGNA, QUE IDENTIFICA PESSOAS, ANIMAIS OU COISAS (CONCRETAS OU ABSTRATAS). É UMA DENOMINAÇÃO.
TUDO O QUE EXISTE TEM NOME. AS PESSOAS TÊM NOME E SOBRENOME.
O SOBRENOME SÃO AS JUNÇÕES DO SOBRENOME DAS FAMÍLIAS MATERNAS E PATERNAS. O NOME TE INDIVIDUALIZA E O SOBRENOME IDENTIFICA SUA ORIGEM.
NESTA AULA, ABORDAREMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TER UM NOME E SOBRENOME, OS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO E A HISTÓRIA DE VIDA DE CADA UM.
VAMOS LÁ?
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: TENHO NOME E SOBRENOME:
ATIVIDADE 1
OUÇA A MÚSICA “NOME DE GENTE” DE GERALDO AZEVEDO E RENATO ROCHA – ACOMPANHE A LETRA ABAIXO:
TEM MUITO NOME DE GENTE
MUITO SIGNIFICADO
PRUDÊNCIO QUE É PRUDENTE
TITO QUE É HONRADO
HUGO QUE É PREVIDENTE
REINALDO QUE É OUSADO
TEM MUITO NOME DE GENTE
MUITO SIGNIFICADO
MUITO SIGNIFICADO
MUITO SIGNIFICADO
ATAULFO É NOBRE-LOBO
ARNALDO, ÁGUIA POTENTE
ARNULFO É ÁGUIA E LOBO
ARLINDO, ÁGUIA E SERPENTE
LEANDRO, HOMEM-LEÃO
LEONARDO É LEÃO FORTE
CATULO, UM PEQUENO CÃO
BERNARDO É URSO FORTE
TEM NOME DE TODA SORTE
TEM NOME DE TODA SORTE
DULCE QUER DIZER QUE É DOCE
LIA, QUE É TRABALHADORA
OLGA, QUE É NOBRE MOÇA
BERENICE, A VENCEDORA
BÁRBARA É ESTRANGEIRA
ESTELA, QUE É ESTRELA
NO MEIO DE TANTAS BELAS
É VERA QUE É VERDADEIRA
SÓ VERA QUE É VERDADEIRA
SÓ VERA QUE É VERDADEIRA
NATALÍCIO E NATALINO
NASCERAM OS DOIS NO NATAL
DOMINGOS FOI NUM DOMINGO
NA PÁSCOA, NASCEU PASCOAL
GENARO FOI EM JANEIRO
EM MARÇO NASCEU MARÇAL
AURORA PORQUE NASCEU
NA HORA QUE NASCE O SOL
“CUMPADRE”, TEM MUITO NOME DE GENTE
É UMA COISA DE LOUCO
E QUE QUE A SE FAZ, ENTÃO: SE PARA OU VAI EM FRENTE?
AH, VAMOS CANTAR MAIS UM POUCO
AH, ENTÃO VAMOS
LUCAS, É RELUZENTE
ADALGISA NASCEU NOBRE
CAMILA FOI LIVREMENTE
CÁSSIO QUE NASCEU POBRE
ALBANO E ALBINO É BRANCO
ESAÚ É CABELUDO
BRUNA, DE PELE MORENA
BRANCA, O NOME DISSE TUDO
TEM MUITO NOME E A GENTE
CANTOU SOMENTE UM BOCADO
É MUITO NOME DE GENTE
PR’UM VERSO DE PÉ QUEBRADO
A GENTE FICA CONTENTE
SE NINGUÉM FICAR ZANGADO
SE NESSE QUASE REPENTE
SEU NOME NÃO FOI CANTADO
SE NESSE QUASE REPENTE
SEU NOME NÃO FOI CANTADO
A GENTE FICA CONTENTE
SE NINGUÉM FICAR ZANGADO
E MUITO NOME DE GENTE
PR’UM VERSO DE PÉ QUEBRADO
TEM MUITO NOME
E A GENTE CANTOU SOMENTE UM BOCADO
ATIVIDADE 2
QUEM ESCOLHEU O SEU NOME? VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DELE?
CONVERSE COM ALGUM FAMILIAR E TENTE DESCOBRIR. OU SE JÁ SOUBER, COMPARTILHE SUA HISTÓRIA COM SUA FAMÍLIA.
ATIVIDADE 3
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO:
A) O NOME APARECE EM DIFERENTES DOCUMENTOS PESSOAIS. OS DOCUMENTOS PESSOAIS SÃO IMPORTANTES PORQUE COMPROVAM A EXISTÊNCIA DA PESSOA E GARANTEM SUA IDENTIFICAÇÃO.
QUAIS DOCUMENTOS PESSOAIS VOCÊ TEM?
CERTIDÃO DE NASCIMENTO?
REGISTRO GERAL (RG)?
CADASTRO DE PESSOA FÍSICA (CPF)?
ESCREVA EM SEU CADERNO (OU EM UMA FOLHA):
B) PEGUE ALGUM DOCUMENTO SEU, OBSERVE AS INFORMAÇÕES QUE CONSTAM NELE E ESCREVA EM SEU CADERNO:
SEU NOME COM SOBRENOME;
O NOME DOS SEUS PAIS;
SUA DATA DE NASCIMENTO
E A CIDADE ONDE VOCÊ NASCEU.
SE PRECISAR, PEÇA AJUDA A ALGUM FAMILIAR.
C) ASSISTA AO VIDEO DO CANAL “PAPO DE MÃE” SOBRE A ESCOLHA DO NOME DOS FILHOS – FAMÍLIA “GGGGG”
ATIVIDADE 4
PARA ESCREVER O SEU NOME, FOI UTILIZADO LETRAS. AINDA USANDO O SEU DOCUMENTO PESSOAL, OBSERVE O SEU NOME E O NOME DE SEUS PAIS. DEPOIS, CONVERSE COM ALGUM FAMILIAR E COMPARTILHE SUAS RESPOSTAS.
A) QUANTAS LETRAS TEM SEU NOME?
B) OBSERVANDO O NOME DE SEUS PAIS, QUAL NOME TEM MAIS LETRAS?
C) VOCÊ TEM O MESMO NOME DE SEUS PAIS?
D) QUAL SOBRENOME É DO SEU PAI E QUAL SOBRENOME É DA SUA MÃE?
E) QUAL LETRA INICIA O SEU NOME?
RELEMBRANDO!
- NOME É A PALAVRA QUE IDENTIFICA ALGO, É UMA DENOMINAÇÃO.
- O SOBRENOME SÃO AS JUNÇÕES DO SOBRENOME DAS FAMÍLIAS MATERNAS E PATERNAS.
- CHAMAR ALGUÉM PELO NOME É DIZER QUE ESTA PESSOA É ÚNICA.
- OS DOCUMENTOS PESSOAIS SÃO IMPORTANTES PORQUE COMPROVAM A EXISTÊNCIA DA PESSOA E GARANTEM SUA IDENTIFICAÇÃO.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA |
Língua Portuguesa – Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP01100) Reconhecer o alfabeto diferenciando de outros sinais gráficos a partir de diferentes textos. |
História – Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens…). |
Temática | MEU LUGAR NO MUNDO. |