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LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA: RESPEITANDO E APRENDENDO COM A TERCEIRA IDADE

Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS é destinada aos estudantes da  3ª Série da Eaja.

HOJE VAMOS DISCUTIR E APRENDER SOBRE A LÍNGUA ABORDANDO OS DIREITOS DOS IDOSOS, QUE MUITAS VEZES O TEM FURTADO POR NÃO FAZEREM PARTE DE UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUALITÁRIA.

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ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA RESPEITANDO E APRENDENDO COM A TERCEIRA IDADE

ENVELHECER COM DIGNIDADE DEVERIA SER UM DIREITO DE TODOS, MAS INFELIZMENTE NÃO É SEMPRE ASSIM. POR ESSE MOTIVO FOI CRIADO UM DOCUMENTO CHAMADO ESTATUTO DO IDOSO A FIM DE QUE OS DIREITOS DESSES INDIVÍDUOS SEJAM RESPEITADOS.

OBSERVE O TEXTO ABAIXO E DESCUBRA A QUAL GÊNERO ELE PERTENCE.

SOUZA, Cassia Garcia de; MENEGHELLO, Marinez; PASSOS, Angela. É Bom Aprender – edição renovada: volume 1: Educação de Jovens e Adultos – alfabetização. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013.

 E AÍ? CONSEGUI DESCOBRIR?

O TEXTO ACIMA REFERE-SE AO GÊNERO TEXTUAL DENOMINADO CARTAZ. VOCÊ JÁ DEVE TER VISTO VÁRIOS CARTAZES, NÃO É MESMO? O CARTAZ TEM A FUNÇÃO DE DIVULGAR UMA IDEIA, INFORMAR SOBRE UM ASSUNTO, AVISAR, RECOMENDAR ALGO, SEMPRE SE VALENDO DE RECURSOS LINGUÍSTICOS E VISUAIS QUE PROCURAM PERSUADIR O LEITOR E COSTUMAM SER EXPOSTOS EM LOCAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO DE PÚBLICO. 

OS CARTAZES POSSUEM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E BEM ESPECÍFICAS COMO:

  • PRESENÇA DE LINGUAGEM VERBAL E NÃO – VERBAL (PALAVRAS E IMAGENS);
  • TEXTO CURTOS PARA UMA LEITURA RÁPIDA;
  • TÍTULO;
  • FRASE DE IMPACTO (SLOGAN);
  • TEXTO CLARO E OBJETIVO;

AGORA LEIA AS PALAVRAS A SEGUIR:

QUAL É A CONSOANTE QUE SE REPETE EM TODAS AS PALAVRAS?

O Ç REPRESENTA O SOM DA LETRA S, MAS SÓ É UTILIZADO JUNTO DAS VOGAIS “A”, “O” E “U”. DIANTE DAS VOGAIS “E” E “I” PODEMOS USAR C PARA REPRESENTAR O SOM DE S COMO NA PALAVRA SOL. VEJA:

JÁ A LETRA S PARA REPRESENTAR UM SOM FORTE UTILIZAMOS DA SEGUINTE FORMA:


ATIVIDADE 1

  1. O CARTAZ APRESENTADO NA AULA DE HOJE TRAZ INFORMAÇÃO AO PÚBLICO EM GERAL A RESPEITO DA PREVENÇÃO A AMEAÇA OU VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DO IDOSO. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM DOCUMENTO CHAMADO ESTATUTO DO IDOSO QUE FOI CRIADO A FIM DE GARANTIR OS DIREITOS AOS CIDADÃOS COM IDADE ACIMA DE 60 ANOS? ELE INSTITUI PENAS SEVERAS PARA QUEM ABANDONAR OU DESRESPEITAR PESSOAS DA TERCEIRA IDADE. PARA CONHECER MAIS SOBRE ESSE DOCUMENTO ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO.

Site: Youtube Canal: Acervo Educa Play PR – Direito da Pessoa Idosa – Data de acesso: 11/11/2021.

DE MODO GERAL QUAL É A SITUAÇÃO DO IDOSO EM SUA CIDADE? VOCÊ ACHA QUE ISSO PODE MELHORAR? DE QUE FORMA?

ATIVIDADE 2

LEIA O RELATO DE VIDA DE MARIA, 81 ANOS:

SOUZA, Cassia Garcia de; MENEGHELLO, Marinez; PASSOS, Angela. É Bom Aprender – edição renovada: volume 1: Educação de Jovens e Adultos – alfabetização. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013.

MUITOS IDOSOS ACABAM TENDO QUE CONTINUAR TRABALHANDO, MESMO APÓS A APOSENTADORIA, COMO É O CASO DE MARIA, POR CONTA DE UMA SOCIEDADE INJUSTA E NÃO-IGUALITÁRIA. 

VOCÊ CONHECE ALGUÉM NESSA SITUAÇÃO? ESCREVA UM RELATO DE VIDA, CONTANDO A HISTÓRIA DESSE IDOSO. 

ATIVIDADE 3

UTILIZANDO AS REGRAS APRENDIDAS NA AULA DE HOJE ORGANIZE AS PALAVRAS ABAIXO ESCREVENDO-AS NO QUADRO CORRETO. ESCREVA TAMBÉM O NOME DOS DESENHOS.

SILVA, Cícero de Oliveira. et. al. Aprender Juntos – Língua Portuguesa, 4º ano: ensino fundamental. 6.ed. São Paulo: Edições SM, 2017.


RELEMBRANDO!!!

  1. CONHECEU AS CARACTERÍSTICA DO GÊNERO TEXTUAL CARTAZ;
  2. TRABALHOU AS IRREGULARIDADES ENTRE SOM E GRAFIA DAS PALAVRAS ESCRITAS COM S, SS E Ç.
  3. REFLETIU SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA IDOSA GARANTIDOS PELO ESTATUTO DO ISDOSO, BEM COMO SUAS EXPERIÊNCIAS DIVERSAS DE IDOSOS NO MUNDO DO TRABALHO RELACIONANDO-AS COM A CLASSE SOCIAL.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EAJALP0201) Ler gêneros discursivos do campo da vida cotidiana.

(EAJALP0266) Identificar e produzir os gêneros do campo jornalístico.

(EAJALP0295) Desenvolver a relação grafema/fonema nas regularidades e irregularidades ortográficas.

(EAJAHI0212) Relatar suas experiências no mundo do trabalho em comparação com experiências de demais sujeitos: que se aproximam ou se distanciam do ponto de vista de classe social.