You are currently viewing Língua Portuguesa e História – Narrativa: A Foto

Língua Portuguesa e História – Narrativa: A Foto

Esta aula pertence ao componente curricular de  de Língua Portuguesa, trabalharemos o Gênero Textual Crônica e a interpretação de texto do mesmo. Aula indicada para 4ª série da Educação de Jovens e Adultos, com foco na narrativa e na interpretação de texto. Tempo estimado para duas aulas.

-Você já leu uma crônica?

As crônicas geralmente são publicadas em colunas de jornais, revistas e também em livros.É um gênero textual flexível que descreve ou narra um fato cotidiano, ação de um personagem ou um determinado acontecimento de forma leve, simples e direta, seguindo uma linha de tempo lógica e podendo apresentar o humor em sua composição.

Luis Fernando Veríssimo é um autor brasileiro conhecido por escrever crônicas curtas, que com o tempo passaram a chamar atenção pelo tom bem-humorado e marcado pela ironia. Iniciou sua carreira como escritor no final dos anos 60 no jornal “Zero Hora”, de Porto Alegre.

QUESTÃO 1

Leia “A Foto”, após a leitura é interessante dialogar com um ou mais colegas sobre as características do texto e as percepções particulares, como:

• Quais aspectos chamaram a atenção ao fazer a leitura da Crônica?
  • Quais palavras utilizadas não são conhecidas?
  • Qual o tema abordado na Narrativa?

Se recorda de alguma situações em que tirou uma foto, fez um vídeo, guardou um objeto, ou escreveu sobre uma situação importante para você, como forma de construir uma memória e não deixar se perder através dos tempos? Se sim, compartilhe oralmente.

Vamos ler uma crônica do Veríssimo?

A FOTO

Imagem 1 – Fonte livre: www.canva.com
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, pp. 37-38

QUESTÃO 2

Leia o fragmento abaixo de “A foto”

Papai, o senhor tem que sair na foto. Senão não tem sentido!

– Eu fico implícito – disse o velho, já com o olho no visor. E antes que houvesse mais protestos, acionou a câmara, tirou a foto e foi dormir.

Luís Fernando Veríssimo, 2001, pp. 37-38

A palavra implícito usada no fragmento acima possui um significado formal contido em dicionários físico e online.

Pesquise e registre por escrito o significado formal da palavra implícito. Depois reflita se o uso feito na narrativa foi correto.

QUESTÃO 3

A partir do que trabalhamos até aqui responda a cruzadinha observando os números correspondentes e as dicas do lado direito.

Imagem 2: Cruzadinha autoral: www.puzzel.org/pt

Atenção: caso deseje jogar online essa Cruzadinha acesse: https://puzzel.org/pt/crossword/play?p=-Mw7iq3Nhgs_Ubrcnn7w

QUESTÃO 4

Existem momentos, coisas, pessoas e sentimentos que gostaríamos de eternizar, nunca perder ou esquecer e ainda compartilhar com alguém.  Os registros como foto, vídeo, objetos, documentos, é uma forma de construir e não deixar se perder através dos tempos.

Escreva uma narrativa de sua vida que tenha importância e que você gostaria de registrar, pode ser engraçada, inacreditável ou até mesmo triste. Não se esqueça de garantir os elementos textuais de uma narrativa como enredo, tempo, narrador e personagens.

Se possível verifique uma maneira de compartilhar com os colegas e outras pessoas, podem criar um mural físico ou digital com essas narrativas e compartilhar.

OBS: Professor(a), para o mural digital pode-se usar o Jamboard ou o Padlet , links ao final da atividade. De maneira interdisciplinar (História) aprofundar na discussão de patrimônios materiais e imateriais.

Para saber mais:

Banco de Imagens:

Imagem 1: livre autoral, construída a partir do Canva Educacional: https://www.canva.com/

Imagem 2: Autoral criada em plataforma específica de jogo. Link: https://puzzel.org/pt

Referências

GOIÂNIA. Secretária Municipal de Educação e Esporte – GEREJA. Matriz Estruturante EJA. 2022

Plataforma Puzzel.org. Disponível em: https://puzzel.org/pt. Acessado em 17 de jan de 2022.

Componentes CurricularesLíngua Portuguesa e História
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0201) Ler gêneros discursivos do campo da vida cotidiana.
(EAJALP0247) Produzir texto de forma autônoma, considerando o tema e a linguagem adequada ao gênero textual.
(EAJALP0286) Praticar a oralidade por meio da interação e dos gêneros discursivos.
(EAJALP0349) Identificar a ideia principal do texto.
(EAJAHI0307) Compreender o que é patrimônio histórico-cultural, material e imaterial, e as razões pelas quais são reconhecidos.