Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa e História – para 3ª Série – foi veiculada na TV no dia 25/05/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESTA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS RECONHECER E UTILIZAR A LINGUAGEM EM DIVERSAS SITUAÇÕES SOCIAIS. ALÉM DISSO, VAMOS DIFERENCIAR AS FONTES HISTÓRICAS E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMPREENSÃO ESCRITA DA HISTÓRIA.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA.
NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS SOBRE ALGUMAS IMAGENS QUE SÃO FONTES HISTÓRICAS DA COMUNICAÇÃO.
ENTENDEMOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGEM, QUE SÃO:
- LINGUAGEM VERBAL:COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA FALA PROPRIAMENTE DITA, FORMADA POR PALAVRAS E FRASES.
- LINGUAGEM NÃO VERBAL: É AQUELA QUE UTILIZA OUTROS MÉTODOS DE COMUNICAÇÃO, QUE NÃO SÃO AS PALAVRAS. DENTRE ELAS ESTÃO AS PLACAS E SINAIS DE TRÂNSITO, A LINGUAGEM CORPORAL, UMA FIGURA, A EXPRESSÃO FACIAL, UM GESTO, ETC.
- LINGUAGEM MISTA: OCORRE QUANDO USAMOS AO MESMO TEMPO A LINGUAGEM VERBAL E A LINGUAGEM NÃO VERBAL PARA A CONSTRUÇÃO DA MENSAGEM. POR EXEMPLO: PLACAS, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, ETC.
ATIVIDADE 1
ESCREVA QUE TIPO DE LINGUAGEM CADA IMAGEM ABAIXO REPRESENTA. (LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL OU MISTA).
ATIVIDADE 2
FAÇA UM EXEMPLO DE CADA TIPO DE LINGUAGEM QUE VIMOS NA AULA DE HOJE.
- LINGUAGEM VERBAL
- LINGUAGEM NÃO VERBAL
- LINGUAGEM MISTA
ATIVIDADE 3
NA VIDEOAULA ACIMA, VIMOS IMAGENS COMO FONTE HISTÓRICA DA COMUNICAÇÃO, PORÉM, A HISTÓRIA CONTA COM OUTRAS FONTES HISTÓRICAS, QUE SÃO: RELATOS ORAIS, FOTOGRAFIAS, OBJETOS, ETC. AGORA É COM VOCÊ! FAÇA BUSCAS DE FOTOS EM SUA CASA, QUE TE REMETEM A ACONTECIMENTOS PASSADOS EM SUA VIDA, AS RELACIONE COM MARCOS HISTÓRICOS QUE ACONTECERAM NO MUNDO NESTE MESMO PERÍODO, E POSTERIORMENTE, ESCREVA UM TEXTO SOBRE ESSES ACONTECIMENTOS PARA DEIXAR PARA AS GERAÇÕES FUTURAS, AFINAL, VOCÊ TAMBÉM FAZ HISTÓRIA!
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0277) Reconhecer e utilizar a linguagem em diversas situações sociais. |
História | (EAJAHI0210) Diferenciar as fontes históricas e sua importância na construção de uma compreensão e escrita da história. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).