You are currently viewing Língua Portuguesa e História – A cultura goiana e Cora Coralina

Língua Portuguesa e História – A cultura goiana e Cora Coralina

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e História, é destinada a estudantes de 1ª e 2ª séries da Educação de Jovens e Adultos.

VOCÊ CONHECE ANNA LINS DOS GUIMARÃES PEIXOTO BRETAS, UMA DAS MAIS ILUSTRES DOCEIRAS VILABOENSES?

E A POETISA CORA CORALINA, DA CIDADE DE GOIÁS?

ACREDITA QUE AS DUAS SÃO A MESMA PESSOA?

Ponte da Lapa com casa de Cora Coralina, Antônio Ricardo Gomes de Souza, 2014, Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ponte_da_Lapa_com_casa_de_Cora_Coralina_em_destaque.jpg>

QUESTÃO 1

VAMOS LER COLETIVAMENTE? 

Poema: Cora Coralina, “Vintém de cobre: meias confissões de Aninha”, 1997, p.145.
Imagem: Cora Coralina, por Gabriel Stein Barreto.

A – DEPOIS QUE LEMOS, VAMOS OBSERVAR QUEM É A AUTORA E QUE GÊNERO TEXTUAL É ESSE? 

B – SE HOUVER PALAVRAS NO TEXTO DESCONHECIDAS VAMOS PESQUISAR SOBRE ELAS.

C – POR FIM, VAMOS DIALOGAR/REFLETIR UM POUCO SOBRE A LEITURA QUE FIZEMOS E O QUE NOS CHAMOU MAIS A ATENÇÃO NA LEITURA.

QUESTÃO 2

AGORA QUE REFLETIMOS E COMPREENDEMOS MELHOR O POEMA, VAMOS REESCREVER AS FRASES ABAIXO, SUBSTITUINDO AS IMAGENS PELAS PALAVRAS ADEQUADAS DO POEMA DE CORA.

QUESTÃO 3

PREENCHA A CRUZADINHA, COM PALAVRAS RETIRADAS DO TEXTO. VAMOS DESCOBRIR DE OLHO NAS LISTAS DE PALAVRAS E SEUS NÚMEROS, QUAL O LOCAL ADEQUADO DE CADA PALAVRA.

QUESTÃO 4

CAMINHADO PARA O FIM DE NOSSA ATIVIDADE, VAMOS VER O VÍDEO A SEGUIR E OBSERVAR COM ATENÇÃO.

Canal Casa de Cora Coralina – “DVD sobre a vida e obra de Cora Coralina”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T1sKF7ga9jI&t=1s>

QUESTÃO 5

ATIVIDADE INDICADA PARA 1ª SÉRIE

PARA FINALIZAR, REGISTRE COM UMA LISTA DE PALAVRAS IMPORTANTES O QUE MAIS TE CHAMOU A ATENÇÃO NO VÍDEO E NA TRAJETÓRIA DE CORA.  

QUESTÃO 5

ATIVIDADE INDICADA PARA 2ª SÉRIE

PARA FINALIZAR, REGISTRE O QUE MAIS TE CHAMOU A ATENÇÃO NO VÍDEO E NA TRAJETÓRIA DE CORA.  

SAIBA MAIS

ACESSE: MUSEU CASA DE CORA CORALINA DISPONÍVEL EM: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/>

CONSULTE E UTILIZE A APRESENTAÇÃO: CORA CORALINA E A CULTURA GOIANA. DISPONÍVEL EM: https://docs.google.com/presentation/d/1DhULxrJKPbdpliQX2i1B6QP4n_ZonxUl/edit?usp=sharing&ouid=113346775071027317050&rtpof=true&sd=true

Componente CurricularLíngua Portuguesa e História 
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0101) Ler coletivamente gêneros discursivos do campo da vida cotidiana que explorem a consciência fonológica, visando à apropriação da escrita alfabética.
(EAJALP01118) Ler e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.
(EAJALP0112) Utilizar o conhecimento prévio para identificar o gênero, o autor, o título, o vocabulário e muitos outros índices que informam o que poderá ser encontrado em um texto.
(EAJALP0113) Analisar, coletivamente, a inferência como uma estratégia de leitura básica.
(EAJALP0270) Valorizar as diferenças culturais, regionais, sociais, etárias e de gênero durante a exposição oral.
(EAJALP01123) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil.
(EAJAHI0206) Destacar a importância dos registros de experiências de vida em que tempo e espaço são construídos historicamente e compõem a formação da identidade social e cultural do sujeito.
Referências Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte – GEREJA. Matriz Estruturante EJA. 2022
Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/> Acessado em: 08 de mar de 2022
Coralina, Cora. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. Ofertas de Aninha (aos moços). 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.145.