You are currently viewing Língua Portuguesa e História: CONHECENDO UMA RECEITA!

Língua Portuguesa e História: CONHECENDO UMA RECEITA!

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa e Históriapara 3ª Série – foi veiculada na TV no dia 02/03/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

VOCÊ TEM UM CADERNO DE RECEITAS CULINÁRIAS? APOSTO QUE SIM! MAS, VOCÊ SABE O QUE É RECEITA CULINÁRIA? NA VIDEOAULA DE HOJE IREMOS APRENDER SOBRE O GÊNERO TEXTUAL RECEITA CULINÁRIA , QUE PARA ALÉM DE TEXTO INSTRUCIONAL, É EXPRESSÃO CULTURAL DE UM POVO.

Temática feijoada. Disponível em pixabay.com

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: CONHECENDO UMA RECEITA!


Eaja – Português e História – 3ªSérie – aula1 – Conhecendo Uma Receita

NA VIDEOAULA ACIMA APRENDEMOS QUE RECEITA CULINÁRIA É UM TEXTO INSTRUCIONAL, OU SEJA, EXPLICA COMO PREPARAR UM ALIMENTO.

TODA RECEITA CULINÁRIA APRESENTA TRÊS PARTES: NOME, INGREDIENTES E O MODO DE PREPARO. ALGUNS ITENS OPTATIVOS PODE SER INCLUÍDOS, COMO O TEMPO DE PREPARO, O RENDIMENTO E O MODO DE SERVIR. OBSERVE A RECEITA DE UMA COMIDA TÍPICA BRASILEIRA:

ATIVIDADE 1

BASEADO NO QUE FOI EXPLICADO SOBRE RECEITA CULINÁRIA, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • QUAL É A FINALIDADE DA RECEITA CULINÁRIA?
  • O QUE FAZ COM QUE UM TEXTO SEJA CONSIDERADO RECEITA?
  • QUE CARACTERÍSTICAS A RECEITA POSSUI QUE O TORNA DIFERENTE DE OUTROS TIPOS DE TEXTOS?
  • PARA QUE OS NÚMEROS SÃO UTILIZADOS EM UMA RECEITA? O QUE ACONTECERIA SE UMA RECEITA NÃO APRESENTASSE NÚMEROS?

ATIVIDADE 2

AS RECEITAS CULINÁRIAS, ALÉM DE TEXTOS INSTRUCIONAIS, SÃO EXPRESSÕES CULTURAIS, PATRIMÔNIO DE UM POVO, GUARDAM HISTÓRIAS DE FAMÍLIAS E REPRESENTAM HÁBITOS, COSTUMES E A IDENTIDADE DE UMA COMUNIDADE. UM BOM EXEMPLO, É A RECEITA DA FEIJOADA CARIOCA, QUE FOI CONSIDERADA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. VOCÊ SABE O QUE É ISSO?

O QUE ACONTECERIA SE NÃO PRESERVASSEM OS PATRIMÔNIOS CULTURAIS? REFLITA SOBRE ESSE ASSUNTO COM SEUS FAMILIARES E FAÇAM PESQUISAS PARA DESCOBRIREM QUAIS COMIDAS TÍPICAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE SÃO CONSIDERADAS PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL.

ATIVIDADE 3

AGORA É A SUA VEZ! CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE A RECEITA DA FEIJOADA MENCIONADA AQUI NESSA ATIVIDADE, E A QUE VOCÊS TEM COSTUME DE COZINHAR. COMPARE AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ELAS, CONVERSEM A RESPEITO DAS MEDIDAS DOS INGREDIENTES, DA CONSISTÊNCIA, E DO QUE PODE SER ACRESCENTADO OU RETIRADO DA SUA RECEITA. DEPOIS DE CONVERSAREM E ANALISAREM AS DUAS RECEITAS, É HORA DE CRIAREM UMA NOVA RECEITA, VARIANDO INGREDIENTES E SUAS QUANTIDADES. ESCREVA, EM SEU CADERNO, ESSA RECEITA CRIADA, SEGUINDO TODAS AS CARACTERÍSTICAS DESSE TIPO DE TEXTO.

BOM TRABALHO!


Referências Bibliográficas História Caldo de Feijão, 2020. Trabalhos Feitos. Página inicial. Disponível em: <https://www.trabalhosfeitos.com/categoria/historia-caldo-de-feijao/1164934/0.html > acesso em 07 de fev. 2021.
Embrapa, [s.d], Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Página Feijão. Disponível em:  <https://www.embrapa.br/agrossilvipastoril/sitio-tecnologico/trilha-tec nologica/tecnologias/culturas/feijao> acesso em  07 de fev. 2021.
Brasil Escola- Canal do Educador, [s.d], Página. Importância das Folhas Vegetais. Disponível em:<https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ens/ino/importancia-das-folhas-vegetais.htm > acesso em 07 de fev. de 2021.
Rio de Janeiro. Projeto de Lei 1862/12, Rio de Janeiro em 28 de novembro de 2013.

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0301) Ler textos injuntivos, instrucionais (receitas e instruções) e multissemióticos. 
(EAJALP0247) Produzir texto de forma autônoma, considerando o tema e a linguagem adequada ao gênero textual.
História(EAJAHI0307) Compreender o que é patrimônio histórico-cultural, material e imaterial, e as razões pelas quais são reconhecidos.