Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa e História – para 3ª Série – foi veiculada na TV no dia 02/03/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
VOCÊ TEM UM CADERNO DE RECEITAS CULINÁRIAS? APOSTO QUE SIM! MAS, VOCÊ SABE O QUE É RECEITA CULINÁRIA? NA VIDEOAULA DE HOJE IREMOS APRENDER SOBRE O GÊNERO TEXTUAL RECEITA CULINÁRIA , QUE PARA ALÉM DE TEXTO INSTRUCIONAL, É EXPRESSÃO CULTURAL DE UM POVO.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: CONHECENDO UMA RECEITA!
NA VIDEOAULA ACIMA APRENDEMOS QUE RECEITA CULINÁRIA É UM TEXTO INSTRUCIONAL, OU SEJA, EXPLICA COMO PREPARAR UM ALIMENTO.
TODA RECEITA CULINÁRIA APRESENTA TRÊS PARTES: NOME, INGREDIENTES E O MODO DE PREPARO. ALGUNS ITENS OPTATIVOS PODE SER INCLUÍDOS, COMO O TEMPO DE PREPARO, O RENDIMENTO E O MODO DE SERVIR. OBSERVE A RECEITA DE UMA COMIDA TÍPICA BRASILEIRA:
ATIVIDADE 1
BASEADO NO QUE FOI EXPLICADO SOBRE RECEITA CULINÁRIA, RESPONDA EM SEU CADERNO:
- QUAL É A FINALIDADE DA RECEITA CULINÁRIA?
- O QUE FAZ COM QUE UM TEXTO SEJA CONSIDERADO RECEITA?
- QUE CARACTERÍSTICAS A RECEITA POSSUI QUE O TORNA DIFERENTE DE OUTROS TIPOS DE TEXTOS?
- PARA QUE OS NÚMEROS SÃO UTILIZADOS EM UMA RECEITA? O QUE ACONTECERIA SE UMA RECEITA NÃO APRESENTASSE NÚMEROS?
ATIVIDADE 2
AS RECEITAS CULINÁRIAS, ALÉM DE TEXTOS INSTRUCIONAIS, SÃO EXPRESSÕES CULTURAIS, PATRIMÔNIO DE UM POVO, GUARDAM HISTÓRIAS DE FAMÍLIAS E REPRESENTAM HÁBITOS, COSTUMES E A IDENTIDADE DE UMA COMUNIDADE. UM BOM EXEMPLO, É A RECEITA DA FEIJOADA CARIOCA, QUE FOI CONSIDERADA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. VOCÊ SABE O QUE É ISSO?
O QUE ACONTECERIA SE NÃO PRESERVASSEM OS PATRIMÔNIOS CULTURAIS? REFLITA SOBRE ESSE ASSUNTO COM SEUS FAMILIARES E FAÇAM PESQUISAS PARA DESCOBRIREM QUAIS COMIDAS TÍPICAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE SÃO CONSIDERADAS PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL.
ATIVIDADE 3
AGORA É A SUA VEZ! CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE A RECEITA DA FEIJOADA MENCIONADA AQUI NESSA ATIVIDADE, E A QUE VOCÊS TEM COSTUME DE COZINHAR. COMPARE AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ELAS, CONVERSEM A RESPEITO DAS MEDIDAS DOS INGREDIENTES, DA CONSISTÊNCIA, E DO QUE PODE SER ACRESCENTADO OU RETIRADO DA SUA RECEITA. DEPOIS DE CONVERSAREM E ANALISAREM AS DUAS RECEITAS, É HORA DE CRIAREM UMA NOVA RECEITA, VARIANDO INGREDIENTES E SUAS QUANTIDADES. ESCREVA, EM SEU CADERNO, ESSA RECEITA CRIADA, SEGUINDO TODAS AS CARACTERÍSTICAS DESSE TIPO DE TEXTO.
BOM TRABALHO!
Referências Bibliográficas | História Caldo de Feijão, 2020. Trabalhos Feitos. Página inicial. Disponível em: <https://www.trabalhosfeitos.com/categoria/historia-caldo-de-feijao/1164934/0.html > acesso em 07 de fev. 2021. Embrapa, [s.d], Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Página Feijão. Disponível em: <https://www.embrapa.br/agrossilvipastoril/sitio-tecnologico/trilha-tec nologica/tecnologias/culturas/feijao> acesso em 07 de fev. 2021. Brasil Escola- Canal do Educador, [s.d], Página. Importância das Folhas Vegetais. Disponível em:<https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ens/ino/importancia-das-folhas-vegetais.htm > acesso em 07 de fev. de 2021. Rio de Janeiro. Projeto de Lei 1862/12, Rio de Janeiro em 28 de novembro de 2013. |
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0301) Ler textos injuntivos, instrucionais (receitas e instruções) e multissemióticos. (EAJALP0247) Produzir texto de forma autônoma, considerando o tema e a linguagem adequada ao gênero textual. |
História | (EAJAHI0307) Compreender o que é patrimônio histórico-cultural, material e imaterial, e as razões pelas quais são reconhecidos. |