You are currently viewing Língua Portuguesa e Geografia – Linguagens: oralidade/debate

Língua Portuguesa e Geografia – Linguagens: oralidade/debate

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 3ª série da Educação de Jovens e Adultos.

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFibac_1Yk/1o7cNXzs2BHAu0bqE7Itjg/edit

O gênero oral debate é uma forma de comunicação oral em que duas ou mais pessoas discutem e argumentam sobre um tema específico, com o objetivo de persuadir e convencer a plateia ou os ouvintes.

Para a realização de um debate oral é preciso observar as seguintes condições de produção:

Definição de  um tema ,  segue um formato preestabelecido, com regras claras de tempo e de participação, presença de um mediador ( aquele que é responsável por garantir que o debate seja justo, equilibrado e respeitoso, além de ajudar a manter o foco no tema em discussão) e participação de debatedores com opiniões divergentes (diferentes) sobre o tema.

Há dois tipos de debates bastante conhecidos, o deliberativo – realizado com o objetivo de resolver algum problema e o de opinião – que tem a finalidade de esclarecer sobre determinado tema.


QUESTÃO 1

Ao pensar na realização de um debate, quais as condições de produção precisam ser observadas?


QUESTÃO 2

Qual é o papel do mediador em um debate?

A) Defender uma posição específica sobre o tema em discussão.

B) Confrontar os participantes e gerar conflitos.

C) Garantir que o debate seja justo, equilibrado e respeitoso.

D) Permitir que os participantes falem o tempo que desejarem.


QUESTÃO 3

Qual é o principal diferencial do debate deliberativo em relação ao debate de opinião?

A) Foco em argumentos emocionais

B) Abordagem de temas polêmicos

C) Busca de soluções para problemas

D) Ênfase em pontos de vista pessoais

QUESTÃO 4

Na imagem a seguir você tem a representação de algumas profissões. Em sua opinião, em qual delas a mulher sofre preconceito por ser mulher , por quê? Escolha alguém do seu convívio para conversar sobre a sua opinião.

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFibtoVQN8/lIdSEpmGH_PURcG8a8_vWA/edit?analyticsCorrelationId=c7aa8f27-cc58-4409-8fb6-8ab8dabaf0d9

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-4a-serie/

AUTORIA:Ana Cristina Pereira Diniz
COMPONENTES CURRICULARES:Língua Portuguesa e Geografia
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:(EAJALP0290) Participar de debates com autonomia problematizando situações da realidade social. Território e diversidade cultural:
(EAJAGE0403) Compreender as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais brasileiras.
REFERÊNCIAS:Gêneros Orais e escritos na escola /Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas SP: Mercado de Letras,2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Encontros Língua Portuguesa,5º ano: componente curricular Língua Portuguesa: ensino fundamental, anos iniciais/Isabella Pessôa de Melo Capanêda, Angiolina Domanico Bragança  .1ª edição – São Paulo:FTD,2018.