You are currently viewing Língua Portuguesa e Geografia – Fenômenos naturais X artificiais

Língua Portuguesa e Geografia – Fenômenos naturais X artificiais

OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE OS FENÔMENOS NA NATUREZA?

FENÔMENO É UM EVENTO QUE PODE SER OBSERVADO. ELE PODE SER NATURAL OU ARTIFICIAL.

FENÔMENOS NATURAIS SÃO TODOS OS EPISÓDIOS DA NATUREZA, PODENDO SER UMA SIMPLES CHUVA OU ATÉ UMA GRANDE TEMPESTADE. 

FENÔMENOS ARTIFICIAIS SÃO  TODOS AQUELES FEITOS POR AÇÃO DO HOMEM, PODE SER A LUZ ELÉTRICA, A RODA QUE MOVE OS VEÍCULOS, CONSTRUÇÕES OU ATÉ A INTERNET.

UMA FLORESTA PODE SER UM FENÔMENO NATURAL, MAS  UMA FAZENDA CERTAMENTE NÃO O É; OS RAIOS SÃO FENÔMENOS NATURAIS, O USO DA ELETRICIDADE É UM FENÔMENO ARTIFICIAL.

NESTA ATIVIDADE ABORDAREMOS SOBRE OS FENÔMENOS NATURAIS E ARTIFICIAIS.

ATIVIDADE 1

O BRASIL NÃO SOFRE COM GRANDES CATÁSTROFES CAUSADAS POR FENÔMENOS NATURAIS, COMO VULCÕES OU AVALANCHES.  MAS, ALGUNS FENÔMENOS ESTÃO TÃO PRESENTES NO NOSSO DIA-A-DIA QUE NEM NOS SURPREENDEMOS MAIS COM ELES. VEJA A SEGUIR, ALGUNS FENÔMENOS NATURAIS MUITO COMUNS NO BRASIL:

VOCÊ JÁ PRESENCIOU ALGUM DESTES FENÔMENOS?
FAÇA UMA PRODUÇÃO DE TEXTO CONTANDO COMO FOI.

ATIVIDADE 2

NA ATIVIDADE ANTERIOR FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE EXISTEM ALGUNS ELEMENTOS DESTACADOS, ESCREVA EM SEU CADERNO. ESTES TERMOS EM DESTAQUE QUE VOCÊ ESCREVEU EM SEU CADERNO SÃO NUMERAIS.  

                                   NUMERAL É A PALAVRA QUE QUANTIFICA SERES OU

                             INDICA A POSIÇÃO QUE OCUPAM NUMA DETERMINADA SÉRIE. 

                                     OS NUMERAIS PODEM SER CLASSIFICADOS EM:

                               CARDINAL, ORDINAL, MULTIPLICATIVO E FRACIONÁRIO. 

  • RETORNE AOS TERMOS DESTACADOS NO EXERCÍCIO ANTERIOR E PREENCHA O QUADRO ABAIXO, COLOCANDO CADA TERMO NO LOCAL CORRETO:

ATIVIDADE 3

O HOMEM PRECISA REPENSAR EM SUAS ATITUDE, POIS MUITOS IMPACTOS NO AMBIENTE PODEM SER CAUSADOS PELA AÇÃO HUMANA. DENTRE OS PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS PODEMOS CITAR A DIMINUIÇÃO DOS MANANCIAIS, EXTINÇÃO DE ESPÉCIES, INUNDAÇÕES, EROSÕES, POLUIÇÃO, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO, CHUVA ÁCIDA, AGRAVAMENTO DO EFEITO ESTUFA E DESTRUIÇÃO DE HABITATS.

LEIA ALGUMAS MANCHETES DO CURTA MAIS:

RESPONDA: 

  1. QUE FENÔMENO NATURAL PODEMOS IDENTIFICAR? 
  2. QUE FENÔMENO ARTIFICIAL PODEMOS IDENTIFICAR?
  3. QUAIS ATITUDES DO HOMEM CITADAS NAS MANCHETES, QUE PODEM AUMENTAR OS ALAGAMENTOS, INUNDAÇÕES E ENCHENTES?
  4. QUE SOLUÇÕES VOCÊ PODERIA INDICAR PARA RESOLVER ESTES PROBLEMAS?

EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP02104) Identificar o sentido\acepção das palavras em diferentes textos. 
(EAJALP02105) Entender palavras que representam aproximação e oposição de significados de forma contextualizada. 
(EAJAGE0113) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza.