Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza – para 3ª Série – foi veiculada na TV no dia 16/03/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESTA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS UTILIZAR O TEMA FEIJOADA PARA APRECIAR UM POEMA DE UM GRANDE ESCRITOR BRASILEIRO, APRENDER O QUE É SÍLABA TÔNICA, IDENTIFICAR AS PARTES DE UM FEIJOEIRO E ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE A FOTOSSÍNTESE.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: APRENDENDO COM A FEIJOADA!
NA VIDEOAULA ACIMA, CONHECEMOS UM POEMA DO ESCRITOR CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, COM O TEMA FEIJOADA, COMIDA TÍPICA BRASILEIRA, QUE ERA MUITO APRECIADA POR ESSE ÍCONE DA POESIA BRASILEIRA. PERCEBEMOS QUE ESSE ARTISTA, PENSANDO SOBRE O PRAZER DA FEIJOADA, ESCREVEU O POEMA “FEIJOADA À MINEIRA”, TENTANDO UNIR OS PRAZERES DA CULINÁRIA MINEIRA COM A LEITURA POÉTICA.
ENTENDEMOS QUE EM TODAS PALAVRAS EXISTE UMA SÍLABA MAIS FORTE QUE AS OUTRAS, QUE É A SÍLABA TÔNICA. SÍLABA ESTA QUE É EMITIDA COM MAIS ÊNFASE, SENDO QUE EM CADA PALAVRA HÁ APENAS UMA .
COMPREENDEMOS QUE O LUGAR NA PALAVRA ONDE A SÍLABA É PRONUNCIADA MAIS FORTE, GANHA UMA CLASSIFICAÇÃO, QUE É: OXÍTONA, PAROXÍTONA OU PROPAROXÍTONA.
ATIVIDADE 1
CONHEÇA, APRECIE E FAÇA A LEITURA DE UM TRECHO DO POEMA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE:
ATIVIDADE 2
LEIA O TRECHO DO POEMA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E, ESCOLHA 5 PALAVRAS PARA ESCREVER EM SEU CADERNO, CIRCULANDO A SÍLABA TÔNICA. UMA BOA SUGESTÃO É REALIZAR A LEITURA EM VOZ ALTA E OBSERVAR ATENTAMENTE EM QUE MOMENTO O SOM DA PALAVRA É MAIS FORTE.
ATIVIDADE 3
AGORA É SUA VEZ! SEPARE AS PALAVRAS ABAIXO CONFORME A SÍLABA TÔNICA E POSTERIORMENTE DIGA SE ELA É OXÍTONA, PAROXÍTONA OU PROPAROXÍTONA.
- HISTÓRIA: —————————–
- BOCA: ———————————–
- PIRÃO: ———————————–
ATIVIDADE 4
ASSIM COMO TANTAS OUTRAS PLANTAS, A PLANTA DO FEIJÃO, QUE PRODUZ O PRINCIPAL INGREDIENTE DA FEIJOADA, APRESENTA PARTES DEFINIDAS, E SÃO ELAS: RAIZ, CAULE E FOLHAS. ELA TAMBÉM PODE PRODUZIR FLORES, FRUTOS NA FORMA DE VAGEM, ASSIM COMO SEMENTES, QUE SÃO OS PRÓPRIOS FEIJÕES. PARA QUE O FEIJOEIRO E AS DEMAIS PLANTAS SOBREVIVAM, ELAS REALIZAM A FOTOSSÍNTESE, OU SEJA, PRODUZEM SEU PRÓPRIO ALIMENTO. VOCÊ SABE COMO OCORRE A FOTOSSÍNTESE? PARA DESCOBRIR A RESPOSTA DESSA PERGUNTA, E AINDA ENTENDER POR QUE A FOTOSSÍNTESE É FUNDAMENTAL PARA A VIDA NA TERRA, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO DA PROFESSORA MARIANA ARAGUAIA.
ATIVIDADE 5
A PARTIR DO QUE ASSISTIU NO VÍDEO ACIMA, ESCREVA EM SEU CADERNO, O NOME DA SUBSTÂNCIA QUE É PRODUZIDA PELA FOTOSSÍNTESE E QUE É MUITO IMPORTANTE PARA O FORNECIMENTO DE ENERGIA À VIDA NO NOSSO PLANETA. DEPOIS CIRCULE SUA SÍLABA TÔNICA E A CLASSIFIQUE COMO OXÍTONA, PAROXÍTONA OU PROPAROXÍTONA.
Referencial Bibliográfico | História Caldo de Feijão, 2020. Trabalhos Feitos. Página inicial. Disponível em: <https://www.trabalhosfeitos.com/categoria/historia-caldo-de-feijao/1164934/0.html > acesso em 07 de fev. 2021. Embrapa, [s.d], Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Página Feijão. Disponível em: <https://www.embrapa.br/agrossilvipastoril/sitio-tecnologico/trilha-tec nologica/tecnologias/culturas/feijao> acesso em 07 de fev. 2021. Brasil Escola- Canal do Educador, [s.d], Página. Importância das Folhas Vegetais. Disponível em:<https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ens/ino/importancia-das-folhas-vegetais.htm > acesso em 07 de fev. de 2021. |
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP02107) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil (EAJALP0372) Identificar a sílaba tônica das palavras. |
Ciências da Natureza | (EAJACI0211) Identificar as partes de uma planta e descrever as funções desempenhadas por elas e suas interações com o solo, a água e o ar. (EAJACI0212) Identificar e relacionar a fotossíntese com o processo de produção de alimento das plantas. |