Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa, é destinada a estudantes de 4ª série da Educação de Jovens e Adultos.
Você sabia que os índios Karajás são habitantes seculares das margens do rio Araguaia nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso? E que, o passar dos anos e a convivência com a sociedade urbana não os impediu de manter costumes tradicionais do grupo como: a língua nativa, as bonecas de cerâmica, as pescarias familiares, os rituais como a Festa de Aruanã e da Casa Grande (Hetohoky), os enfeites plumários, a cestaria e artesanato em madeira e as pinturas corporais, como os característicos dois círculos na face?

Questão 1
Os povos indígenas são uma diversidade de línguas, culturas, e rituais,
Vamos ver o vídeo abaixo:
Reflita sobre o vídeo, mas também sobre a cultura indígena, seu vocabulário e modo de falar.
QUESTÃO 2
Em nosso dia a dia a cultura indigena está presente, utilizamos diversas palavras de origem indígenas, sendo a maior parte delas de origem tupi.
Vamos procurar algumas dessas palavras?
ABACAXI, ARAGUAIA, ARUANÃ, GOIÁS, GUARANI, IPORÁ, JATAÍ, KARAJÁ, MANDIOCA, PAJÉ, PARAÚNA, TAPIOCA, URUAÇU, URUCUM

QUESTÃO 3
Reflita sobre a percepção em relação à escrita das palavras que usamos hoje. Há semelhança entre elas? Você conhece outras palavras de origem indígena? Quais?
QUESTÃO 4
Agora, registre por meio de uma narrativa suas impressões e reflexões sobre a cultura indígena e seu povos
SAIBA MAIS
Consulte e use a Apresentação construída para esse material: https://docs.google.com/presentation/d/1fCQrGj-lA8y7cRx5320Jo2rHg6NLGebo/edit?usp=sharing&ouid=113346775071027317050&rtpof=true&sd=true
Para saber mais veja o vídeo: <https://www.youtube.com/watch?v=20YgX5k_FQk>
Visite a página: Povos indígenas no Brasil. Link: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos>
REFERÊNCIAS
GOIÂNIA. SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE – GEREJA. MATRIZ ESTRUTURANTE EJA. 2022
Povos indígenas no Brasil. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos>. Acesso em: 24, fev, 2022.
Componente Curricular: | Língua Portuguesa e Arte |
Habilidade: | (EAJAAR0321) Analisar e contextualizar as manifestações das danças tradicionais e sociais explorando a percepção do sujeito sobre aspectos sensíveis e estéticos característicos de cada manifestação (EAJALP0420) Ampliar os conhecimentos epilinguísticos a partir de textos diversos. (EAJALP0247) Produzir texto de forma autônoma, considerando o tema e a linguagem adequada ao gênero textual. |