You are currently viewing Língua Portuguesa e Arte – A Arte da Escrita

Língua Portuguesa e Arte – A Arte da Escrita

Esta aula pertence ao componente curricular de  Língua portuguesa, trabalharemos um texto complexo que necessitará de suporte e mediação intensa do professor. Atividade indicada para 1ª e 2ª série, adaptável para a 3ª série da Educação de Jovens e Adultos, estimado para no mínimo duas aulas.

NÓS SERES HUMANOS POSSUÍMOS UMA CAPACIDADE ÚNICA DE CRIAR OBRAS DE ARTE, E COM ELAS EXPRESSAR E PROVOCAR SENTIMENTOS.

OU SEJA, A ESCRITA PODE SER UTILIZADA COMO UMA FORMA DE ARTE COM DIVERSOS GÊNEROS, NO QUAL CONSEGUIMOS EXPRESSAR SENTIMENTOS, SITUAÇÕES, CULTURAS… COM UMA PREOCUPAÇÃO PARTICULAR NA FORMA, “COM UMA ESCRITA BONITA”, COM PALAVRAS PENSADAS ÚNICA E ESPECIFICAMENTE PARA NA CRIAÇÃO BELA.

VAMOS LER E APRECIAR AS PRODUÇÕES A SEGUIR:

O MILAGRE DA PINTURA

“DEIXO-ME VER O QUADRO COM INOCÊNCIA, RECEBO A SUA REVELAÇÃO VIRGEM COMO SE FOSSE UMA BELA DESCONHECIDA, QUE APENAS ACHAMOS DIGNA E TRISTE, OU LEVE E TÍMIDA, SEM SEQUER PODER DIZER A FORMA DO SEU NARIZ OU A COR DE SEUS CABELOS. 

E DE REPENTE COMPREENDO QUE MINHA MÚSICA INTERIOR NÃO A RECEBO PELO OUVIDO, IMPRECISO E DESEDUCADO, MAS PELA VISÃO DAS LINHAS E DAS CORES. 

É DE VER PINTURA E DESENHO QUE TENHO SAUDADE E FOME QUANDO O JOGO DA VIDA ME CANSA; É A PINTURA QUE ME APAZIGUA E ME FAZ SONHAR. SOU, ENTRETANTO, UM VICIADO QUASE GROSSEIRO E ME CULPO DE NÃO TER NUNCA AFINADO MELHOR ESSA REGULAR SENSIBILIDADE QUE NASCEU COMIGO. APENAS SEI QUE DE ALGUM MODO JÁ APRENDI A VER, POIS ME ESPANTO COM O GESTO RUDIMENTAR DE ALGUM AMIGO MENOS INTERESSANTE EM PINTURA.” 

TEXTO DE RUBEM BRAGA

QUESTÃO 1 – 1º e 2º série

APÓS A LEITURA, VAMOS DISCUTIR ALGUNS ASPECTOS DO TEXTO QUE LEMOS:

EXISTEM PALAVRAS DESCONHECIDAS? QUAIS?

  • AS PALAVRAS QUE NÃO FORAM POSSÍVEIS DE DESCOBRIR O SIGNIFICADO POR MEIO DAS DISCUSSÕES, VAMOS BUSCAR O SIGNIFICADO EM DICIONÁRIOS ONLINE OU FÍSICO.
  • AGORA QUE CONHECEMOS O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS, VAMOS LER MAIS UMA VEZ COM CALMA PARA COMPREENDERMOS MELHOR O TEXTO.

QUESTÃO 2 – 1º e 2º série

O QUADRO DESTACADA AO LADO DO TEXTO É DE UM ARTISTA BRASILEIRO. 

HÁ RELAÇÃO DA OBRA COM O TEXTO EM SUA OPINIÃO? QUAL?

QUESTÃO 3 – 1º série 

NESTA ATIVIDADE DE HOJE, UM DE NOSSOS FOCOS É NAS PALAVRAS E SUAS ESCRITAS. COM PALAVRAS RETIRADAS DO TEXTO VAMOS RESPONDER ESTA CRUZADINHA. OBSERVEM AS DICAS DO LADO DIREITO E OS NÚMEROS CORRESPONDENTES.

Cruzadinha autoral: www.puzzel.org/pt

ATENÇÃO: CASO DESEJE JOGAR ONLINE ESSA CRUZADINHA ACESSE: HTTPS://PUZZEL.ORG/PT/CROSSWORD/PLAY?P=-MWISRKKEB3-FTGDRWCZ

QUESTÃO 3 – 2º série

NESTA ATIVIDADE DE HOJE, UM DE NOSSOS FOCOS É NAS PALAVRAS E SUAS ESCRITAS. COM PALAVRAS RETIRADAS DO TEXTO VAMOS RESPONDER ESTA CRUZADINHA. OBSERVEM AS DICAS DO LADO DIREITO E OS NÚMEROS CORRESPONDENTES.

ATENÇÃO: CASO DESEJE JOGAR ONLINE ESSA CRUZADINHA ACESSE: HTTPS://PUZZEL.ORG/PT/CROSSWORD/PLAY?P=-MWINHSU66VT75MSQW9-

QUESTÃO 4 – 2ª Série

APÓS TODAS ESTAS QUESTÕES, ESCREVA COLETIVAMENTE IMPRESSÕES QUE TIVERAM  APÓS APRECIAR AS OBRAS DE PORTINARI E BRAGA. LEMBRE-SE DE QUE PODEMOS UTILIZAR PALAVRAS DIFERENTES PARA ESCREVER E EXPRESSAR O QUE DESEJAMOS.

SE POSSÍVEL VERIFIQUE UMA MANEIRA DE COMPARTILHAR COM OS COLEGAS E OUTRAS PESSOAS, PODEM CRIAR UM MURAL FÍSICO OU DIGITAL COM ESSAS NARRATIVAS E COMPARTILHAR.










OBS: Professor(a), caso deseje fazer essa produção digitalmente e compartilhar pode-se usar o Jamboard ou o Padlet , links ao final da atividade. De maneira interdisciplinar (Arte) aprofundar na discussão sobre estética e outros elementos citados na atividade.

Para saber mais:

Banco de Imagens:

MENINO COM PIÃO DE JOÃO CÂNDIDO PORTINARI DISPONÍVEL EM: GOOGLE ART & CULTURE https://artsandculture.google.com/asset/menino-com-pi%C3%A3o/DAE_dd0hBG2voQ?hl=pt-br, ACESSADO EM: 18 DE FEV DE 2022.

Referências 

GOIÂNIA. SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE – GEREJA. MATRIZ ESTRUTURANTE EJA. 2022

BRAGA, RUBEM. O MILAGRE DA PINTURA  IN: UM CARTÃO DE PARIS, DA RECORD.DEZEMBRO, 1990.

PORTINARI, JOÃO CÂNDIDO. MENINO COM PIÃO.   DISPONÍVEL EM: GOOGLE ART & CULTURE https://artsandculture.google.com/asset/menino-com-pi%C3%A3o/DAE_dd0hBG2voQ?hl=pt-br, ACESSADO EM 18 DE FEV DE 2022.


Componente CurricularLíngua Portuguesa e Arte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0101) Ler coletivamente gêneros discursivos do campo da vida cotidiana que explorem a consciência fonológica, visando à apropriação da escrita alfabética
(EAJALP0142) Reconhecer como os textos foram produzidos a sua aceitabilidade social.
 (EAJALP0145) Elaborar textos coletivamente com diferentes funções e de diferentes gêneros do campo da vida cotidiana.
(EAJALP01118) Ler e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.
(EAJAAR0109) Conhecer e explorar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, HQ, dobradura, gravura, escultura, modelagem, vídeo, fotografia, etc.).