Esta atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 4ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA
O dígrafo ocorre quando há o encontro de duas letras que representam um único fonema. Ou seja, utiliza-se duas letras na escrita, mas ao pronunciar você emite um único som, como nas palavras cozinha, chave e folha .
Existem dois tipos de dígrafos – dígrafo consonantal (duas consoantes) e dígrafo vocálico ( duas vogais).
Nesta atividade você conhecerá 3 dos dígrafos mais utilizados na Língua Portuguesa: lh, nh e ch.
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
Leia, em voz alta, a notícia a seguir e encontre as palavras que possuem dígrafos.
Questão 2
A notícia que você leu foi publicada na revista Vida Simples, do mês de setembro deste ano. Sobre as informações lidas, responda:
A) Qual é a sua opinião sobre o produto criado?
B) Você acredita que o fato da Zee.Dog doar parte do valor das vendas para instituições que salvam animais abandonados, atrai clientes? Por quê?
Questão 3
Encontro consonantal não é a mesma coisa que dígrafo consonantal. O encontro consonantal ocorre quando há o encontro de duas consoantes e elas mantêm seus respectivos sons – credo e prato. Leia, em voz alta, as palavras a seguir e identifique as que possuem dígrafos.
Questão 4
Antigamente a produção de produtos e o abastecimento da população geralmente aconteciam num mesmo local ou em áreas próximas das comunidades. Estes produtos e alimentos não percorriam grandes distâncias até chegar ao consumidor, portanto não havia a necessidade de grandes operações para transportá-los e nem distribuí-los. Hoje, isso está bastante diferente. Compra-se produtos e alimentos produzidos em outros países ou continentes, que chegam rapidamente nas casas dos consumidores, graças à evolução dos sistemas de transporte e dos meios de comunicação.
Qual é a sua opinião sobre a afirmação acima?
Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 11) para impressão ) clicando aqui: ttps://drive.google.com/drive/folders/1gn9kot4rGQg4PKuVPALVNbfmquq16VWm?usp=sharing
Saiba Mais
Para aprender a diferenciar um dígrafo consonantal de um encontro vocálico, assista ao vídeo a seguir.
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0315) Ler e escrever palavras com os dígrafos lh, nh, ch. (EAJAGE0416) Entender como é a dinâmica da circulação de mercadorias desde a produção até o consumidor (meios de produção e mercado consumidor). |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. |