You are currently viewing Língua Portuguesa – Dicionário

Língua Portuguesa – Dicionário

OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ SABE USAR UM DICIONÁRIO? QUANDO VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO UMA PALAVRA E NÃO TEM CERTEZA SE ESCREVEU CORRETAMENTE OU QUANDO NÃO SABE O SIGNIFICADO DE QUALQUER PALAVRA, VOCÊ PRECISA USAR UM DICIONÁRIO. 

Língua Portuguesa – Dicionário – 1ª série – Eaja
Pixabay

O DICIONÁRIO É UM LIVRO QUE POSSUI A EXPLICAÇÃO DOS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS. AS PALAVRAS SÃO APRESENTADAS EM ORDEM ALFABÉTICA. ALGUNS DICIONÁRIOS SÃO ILUSTRADOS PARA FACILITAR A ASSIMILAÇÃO DOS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS.

NESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE O DICIONÁRIO E  SUA IMPORTÂNCIA.

ATIVIDADE 1

OBSERVE A IMAGEM:

 Disponível em: EJA Moderna: Educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do ensino fundamental/ organizadora: Editora Moderna: editora responsável: Virgínia Aoki. -1.ed.- São Paulo: Moderna, 2013.

1 – ONDE A PERSONAGEM ENCONTROU A CONFIRMAÇÃO DA SUA AFIRMAÇÃO?

2 – COMO A PERSONAGEM CHEGOU A ESTA CONCLUSÃO?

3 – VOCÊ JÁ PROCUROU ALGUMA PALAVRA NO DICIONÁRIO?

4 – AGORA, TENTE ORGANIZAR AS PALAVRAS, COLOCANDO-AS NA ORDEM QUE VOCÊ IRIA ENCONTRÁ-LAS  NO DICIONÁRIO, OU SEJA, EM ORDEM ALFABÉTICA.

ESTUDANTE         EDUCAÇÃO          ENSINO           ESCOLA     

ATIVIDADE 2

VEJAMOS ALGUNS DOS DICIONÁRIOS QUE PODEMOS ENCONTRAR :

AQUELES NORMAIS DA LÍNGUA, COMO O PORTUGUÊS SUA MAIOR UTILIZAÇÃO É PARA FINS ESCOLARES, EMBORA SEJA DE FREQUENTE CONSULTA DURANTE TODA A VIDA DE UMA PESSOA. DESTES, O MAIS CONHECIDO É O AURÉLIO;
SINÔNIMOS  E ANTÔNIMOSSEU OBJETIVO É ESCLARECER O REAL SENTIDO DE UMA PALAVRA, MOSTRANDO TERMOS SIMILARES, NO CASO DOS SINÔNIMOS; OU SIGNIFICADOS EXATAMENTE OPOSTOS, QUE É O CASO DOS ANTÔNIMOS;
OS BILÍNGUESVISAM A TRADUÇÃO DE PALAVRAS OU EXPRESSÕES DE UMA LÍNGUA PARA OUTRA. POR EXEMPLO, PORTUGUÊS PARA O INGLÊS OU PARA O FRANCÊS;
ETIMOLÓGICOS TAMBÉM MAIS DIRIGIDO A ESTUDANTES, TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO MOSTRAR COMO SURGIU CADA PALAVRA, LÁ NA SUA ORIGEM;
EXISTEM AINDA     MUITOS OUTROSCOMO DE ARTES, JÁ CITADO, CADA UM PARA UM SETOR TEMÁTICO DO CONHECIMENTO HUMANO.

QUAL DICIONÁRIO VOCÊ COSTUMA USAR? 

  MARQUE A OPÇÃO INCORRETA:

(   ) O DICIONÁRIO PODE SER USADO PARA PESQUISAR A ESCRITA CORRETA DE UMA PALAVRA.

(   ) O DICIONÁRIO PODE SER USADO PARA PROCURAR O SIGNIFICADO DE UMA PALAVRA.

(   ) O DICIONÁRIO PODE SER USADO PARA PESQUISAR SOBRE ACONTECIMENTOS, DATAS E REGISTROS HISTÓRICOS. 

(   ) O DICIONÁRIO PODE SER USADO PARA PROCURAR UMA PALAVRA SINÔNIMA. 

ATIVIDADE 3

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Aur%C3%A9lio_Buarque_de_Holanda> acesso em 24, março de 2021.

ESTE É AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA. ELE FOI O AUTOR DO DICIONÁRIO AURÉLIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. AOS 14 ANOS, AURÉLIO COMEÇOU A SE INTERESSAR PELA LÍNGUA E DAR AULAS DE PORTUGUÊS. PREOCUPADO COM A LÍNGUA PORTUGUESA,  DECIDIU ELABORAR SEU PRÓPRIO DICIONÁRIO E EM 1975, “O NOVO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA”, CONHECIDO COMO DICIONÁRIO “AURÉLIO”, FOI PUBLICADO.

PROCURE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DESTACADAS. SUBSTITUA AS PALAVRAS DESTACADAS POR OUTRAS PALAVRAS COM O MESMO SENTIDO. 

ATIVIDADE 4                            

ALGUMAS PALAVRAS TEM MAIS DE UM SIGNIFICADO. EM UM VERBETE (CONJUNTO DE INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM UMA ENTRADA), OS DIFERENTES SIGNIFICADOS SÃO MARCADOS POR ACEPÇÕES (UM NÚMERO QUE ANTECEDE A DEFINIÇÃO). OBSERVE OS VERBETES E ESCOLHA ACEPÇÃO MAIS ADEQUADA CONFORME A DEFINIÇÃO:

  1. A MÃE VAI ESPINHAR COM A FILHA POIS SEU QUARTO ESTÁ BAGUNÇADO. 

ACEPÇÃO ADEQUADA (   ) 1       (   ) 2       (   ) 3      (   ) 4

espinhar verbo transitivo1. Picar, ferir (com espinhos). 2. Dar forma espinhada a.3. [Figurado]  Incomodar; irritar.verbo pronominal4. Melindrar-se, ofender-se, mostrar-se ressentido
  1. ESSE PEIXE É DE ÁGUA DOCE.

ACEPÇÃO ADEQUADA (   ) 1       (   ) 2       (   ) 3      (   ) 4   (   ) 5     (   ) 6     (   ) 7

doce adjetivo de dois gêneros1. Suficientemente temperado com açúcar, mel, xarope, etc.2. De sabor agradável.3. Diz-se de frutos comestíveis (em oposição a outros da sua espécie que são agres).4. Diz-se de toda a água que não é do mar.5. [Figurado]  Suave, agradável, grato.6. Brando, benigno.7. Terno,  afetuoso.

EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJALP01100) Reconhecer o alfabeto diferenciando de outros sinais gráficos a partir de diferentes textos.
(EAJALP01118) Ler e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas
(EAJALP01122) Entender nas palavras a aproximação e oposição de significados de forma contextualizada.
(EAJAGE0102) Reconhecer a si próprio e seus pares como sujeitos histórico-culturais.