OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ SABE USAR UM DICIONÁRIO? QUANDO VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO UMA PALAVRA E NÃO TEM CERTEZA SE ESCREVEU CORRETAMENTE OU QUANDO NÃO SABE O SIGNIFICADO DE QUALQUER PALAVRA, VOCÊ PRECISA USAR UM DICIONÁRIO.
O DICIONÁRIO É UM LIVRO QUE POSSUI A EXPLICAÇÃO DOS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS. AS PALAVRAS SÃO APRESENTADAS EM ORDEM ALFABÉTICA. ALGUNS DICIONÁRIOS SÃO ILUSTRADOS PARA FACILITAR A ASSIMILAÇÃO DOS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS.
NESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE O DICIONÁRIO E SUA IMPORTÂNCIA.
ATIVIDADE 1
OBSERVE A IMAGEM:
Disponível em: EJA Moderna: Educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do ensino fundamental/ organizadora: Editora Moderna: editora responsável: Virgínia Aoki. -1.ed.- São Paulo: Moderna, 2013.
1 – ONDE A PERSONAGEM ENCONTROU A CONFIRMAÇÃO DA SUA AFIRMAÇÃO?
2 – COMO A PERSONAGEM CHEGOU A ESTA CONCLUSÃO?
3 – VOCÊ JÁ PROCUROU ALGUMA PALAVRA NO DICIONÁRIO?
4 – AGORA, TENTE ORGANIZAR AS PALAVRAS, COLOCANDO-AS NA ORDEM QUE VOCÊ IRIA ENCONTRÁ-LAS NO DICIONÁRIO, OU SEJA, EM ORDEM ALFABÉTICA.
ESTUDANTE EDUCAÇÃO ENSINO ESCOLA |
ATIVIDADE 2
VEJAMOS ALGUNS DOS DICIONÁRIOS QUE PODEMOS ENCONTRAR :
AQUELES NORMAIS DA LÍNGUA, COMO O PORTUGUÊS | SUA MAIOR UTILIZAÇÃO É PARA FINS ESCOLARES, EMBORA SEJA DE FREQUENTE CONSULTA DURANTE TODA A VIDA DE UMA PESSOA. DESTES, O MAIS CONHECIDO É O AURÉLIO; |
SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS | SEU OBJETIVO É ESCLARECER O REAL SENTIDO DE UMA PALAVRA, MOSTRANDO TERMOS SIMILARES, NO CASO DOS SINÔNIMOS; OU SIGNIFICADOS EXATAMENTE OPOSTOS, QUE É O CASO DOS ANTÔNIMOS; |
OS BILÍNGUES | VISAM A TRADUÇÃO DE PALAVRAS OU EXPRESSÕES DE UMA LÍNGUA PARA OUTRA. POR EXEMPLO, PORTUGUÊS PARA O INGLÊS OU PARA O FRANCÊS; |
ETIMOLÓGICOS | TAMBÉM MAIS DIRIGIDO A ESTUDANTES, TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO MOSTRAR COMO SURGIU CADA PALAVRA, LÁ NA SUA ORIGEM; |
EXISTEM AINDA MUITOS OUTROS | COMO DE ARTES, JÁ CITADO, CADA UM PARA UM SETOR TEMÁTICO DO CONHECIMENTO HUMANO. |
QUAL DICIONÁRIO VOCÊ COSTUMA USAR?
MARQUE A OPÇÃO INCORRETA:
( ) O DICIONÁRIO PODE SER USADO PARA PESQUISAR A ESCRITA CORRETA DE UMA PALAVRA.
( ) O DICIONÁRIO PODE SER USADO PARA PROCURAR O SIGNIFICADO DE UMA PALAVRA.
( ) O DICIONÁRIO PODE SER USADO PARA PESQUISAR SOBRE ACONTECIMENTOS, DATAS E REGISTROS HISTÓRICOS.
( ) O DICIONÁRIO PODE SER USADO PARA PROCURAR UMA PALAVRA SINÔNIMA.
ATIVIDADE 3
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Aur%C3%A9lio_Buarque_de_Holanda> acesso em 24, março de 2021.
ESTE É AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA. ELE FOI O AUTOR DO DICIONÁRIO AURÉLIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. AOS 14 ANOS, AURÉLIO COMEÇOU A SE INTERESSAR PELA LÍNGUA E DAR AULAS DE PORTUGUÊS. PREOCUPADO COM A LÍNGUA PORTUGUESA, DECIDIU ELABORAR SEU PRÓPRIO DICIONÁRIO E EM 1975, “O NOVO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA”, CONHECIDO COMO DICIONÁRIO “AURÉLIO”, FOI PUBLICADO.
PROCURE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DESTACADAS. SUBSTITUA AS PALAVRAS DESTACADAS POR OUTRAS PALAVRAS COM O MESMO SENTIDO.
ATIVIDADE 4
ALGUMAS PALAVRAS TEM MAIS DE UM SIGNIFICADO. EM UM VERBETE (CONJUNTO DE INFORMAÇÕES APRESENTADAS EM UMA ENTRADA), OS DIFERENTES SIGNIFICADOS SÃO MARCADOS POR ACEPÇÕES (UM NÚMERO QUE ANTECEDE A DEFINIÇÃO). OBSERVE OS VERBETES E ESCOLHA ACEPÇÃO MAIS ADEQUADA CONFORME A DEFINIÇÃO:
- A MÃE VAI ESPINHAR COM A FILHA POIS SEU QUARTO ESTÁ BAGUNÇADO.
ACEPÇÃO ADEQUADA ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4
espinhar –verbo transitivo1. Picar, ferir (com espinhos). 2. Dar forma espinhada a.3. [Figurado] Incomodar; irritar.verbo pronominal4. Melindrar-se, ofender-se, mostrar-se ressentido |
- ESSE PEIXE É DE ÁGUA DOCE.
ACEPÇÃO ADEQUADA ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7
doce adjetivo de dois gêneros1. Suficientemente temperado com açúcar, mel, xarope, etc.2. De sabor agradável.3. Diz-se de frutos comestíveis (em oposição a outros da sua espécie que são agres).4. Diz-se de toda a água que não é do mar.5. [Figurado] Suave, agradável, grato.6. Brando, benigno.7. Terno, afetuoso. |
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP01100) Reconhecer o alfabeto diferenciando de outros sinais gráficos a partir de diferentes textos. (EAJALP01118) Ler e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas (EAJALP01122) Entender nas palavras a aproximação e oposição de significados de forma contextualizada. (EAJAGE0102) Reconhecer a si próprio e seus pares como sujeitos histórico-culturais. |