ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
DIÁRIO
O DIÁRIO É UM GÊNERO TEXTUAL, NO QUAL AS PESSOAS REGISTRAM ACONTECIMENTOS DO COTIDIANO, SEUS SENTIMENTOS, PENSAMENTOS, EXPERIÊNCIAS, INFORMAÇÕES, EVENTOS, ENTRE OUTROS, PORTANTO É PESSOAL, OU SEJA, SÓ SERÁ LIDO POR OUTRAS PESSOAS, SE O AUTOR PERMITIR. ESCREVER UM DIÁRIO É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA REFLETIR SOBRE AÇÕES E SENTIMENTOS, PENSAR SOBRE A ESCRITA DAS PALAVRAS E FORMAR O HÁBITO DE ESCREVER. É UM TIPO DE TEXTO COM UMA ORGANIZAÇÃO MAIS LIVRE, POIS SÃO RELATOS DE EXPERIÊNCIAS PESSOAIS.
VOCÊ PODE ENCONTRAR CADERNOS ESPECÍFICOS PARA ESSE TIPO DE REGISTRO EM LIVRARIAS, PAPELARIAS OU ATÉ MESMO EM CASA, USANDO UM CADERNO COMUM. TODO MUNDO PODE ESCREVER UM DIÁRIO: CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. VOCÊ SÓ PRECISA DE VONTADE E ALGO PARA ESCREVER.
OUTRA MANEIRA DE REGISTRAR SEU COTIDIANO PODE SER POR MEIO DE FOTOS OU DESENHOS. SÃO OS CHAMADOS REGISTRO DIÁRIO VISUAL. AS IMAGENS CAPTURAM A ESSÊNCIA DOS DIAS, E PODEM AJUDAR A CONTAR UMA HISTÓRIA E CHEIA DE SIGNIFICADO, QUE TAMBÉM PODE SE TRANSFORMAR EM UM ÁLBUM DE MEMÓRIA.
QUESTÃO 1
O DIÁRIO É
A) UMA LISTA DE TAREFAS A SEREM REALIZADAS.
B) UM GÊNERO LITERÁRIO FOCADO EM MITOS E LENDAS.
C) UM REGISTRO PESSOAL DE ACONTECIMENTOS, SENTIMENTOS E REFLEXÕES DIÁRIAS.
D) UMA NOTÍCIA DE UM EVENTO ATUAL.
QUESTÃO 2
NA SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS E DESAFIOS DE MANTER UM DIÁRIO AO LONGO DOS ANOS? COMO VOCÊ IMAGINA QUE SE SENTIRÁ AO RELER SUAS ANOTAÇÕES NO FUTURO?
QUESTÃO 3
AS PESSOAS GERALMENTE ESCREVEM DIÁRIOS PARA
A) PUBLICAR EM JORNAIS.
B) REGISTRAR E REFLETIR SOBRE SUAS VIVÊNCIAS DIÁRIAS.
C) PRATICAR TÉCNICAS DE ESCRITA FORMAL.
D) ENSINAR A MONTAR ALGO.
QUESTÃO 4
QUE TAL COMEÇAR O SEU DIÁRIO? ESCOLHA UMA DAS DUAS FORMAS E SIGA OS PASSOS:
DIÁRIO ESCRITO | DIÁRIO VISUAL |
1 – ESCOLHA UM CADERNO OU UM DIÁRIO. 2 – VOCÊ PODE DECORAR OU NÃO A CAPA. 3 – ESCREVA TODOS OS DIAS OU QUANDO SENTIR VONTADE. 4 – USE FOTOS, ADESIVOS OU DESENHOS PARA ILUSTRAR. 5 – MANTENHA SEU DIÁRIO EM UM LUGAR SEGURO | 1- ESCOLHA: FOTOGRAFIA OU DESENHO? OU TALVEZ AMBOS? DEFINA O QUE MAIS TE AGRADA. 2-TENTE CAPTURAR AO MENOS UMA IMAGEM OU FAZER UM DESENHO POR DIA. NÃO SE PRENDA À PERFEIÇÃO; O IMPORTANTE É FAZER! 3- RESERVE MOMENTOS PARA REVER SEU DIÁRIO VISUAL. PERGUNTE-SE: O QUE ESSAS IMAGENS DIZEM SOBRE VOCÊ E SEU DIA? 4- SE QUISER, COMPARTILHE: UM DIÁRIO VISUAL TAMBÉM PODE SER UMA MANEIRA DE SE CONECTAR COM OUTROS, MOSTRANDO SEU OLHAR SOBRE O MUNDO. |
QUESTÃO 5
SE VOCÊ PUDESSE LER O DIÁRIO DE QUALQUER PERSONALIDADE DA HISTÓRIA, DE QUEM SERIA E POR QUÊ?
Autoria | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação | Pedagogia |
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJALP0216) Planejar e redigir textos instrucionais (EJAAV0120) Utilizar elementos observados em diferentes experiências estéticas em produções artísticas pessoais |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. |
Revisão – 2024 | Ariadiny Cândido Morais |