Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
DECLAMAÇÃO DE POEMAS
O texto poético permite um desdobramento estético, sua leitura em voz alta configura uma nova forma de arte que é denominada declamação ou recitação, afinal o texto poético requer uma leitura pomposa repleta de entonações e expressões rítmicas.
O termo declamação ou recitação tem sua origem em inglês que significa “spoken word” pois trata de uma forma de arte performática em que poemas, letras de músicas, histórias e provérbios são falados ao invés de cantados. A arte de declamar poemas é a habilidade de recitar ou apresentar poesias de maneira expressiva e envolvente, com a combinação de elementos como entonação, ritmo, ênfase nas palavras, gestos e expressões faciais para transmitir as emoções contidas na poesia. A declamação ou a recitação é uma forma de dar vida aos versos, proporcionando uma experiência única para o público.
A arte de declamar poemas é a habilidade de recitar ou apresentar poesias de maneira expressiva e envolvente, com a combinação de elementos como entonação, ritmo, ênfase nas palavras, gestos e expressões faciais para transmitir as emoções contidas na poesia. A declamação ou a recitação é uma forma de dar vida aos versos, proporcionando uma experiência única para o público.
Praticada em várias culturas a arte de declamar tem suas raízes em tradições orais antigas, onde as histórias e poesias eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Declamar poemas é uma forma poderosa de expressão artística, capaz de envolver e emocionar o público, e muitas vezes é realizada em eventos culturais, competições de poesia ou simplesmente como uma forma de compartilhar e apreciar a beleza da linguagem poética. Conheça agora alguns eventos dedicados à declamação poética:
Sarau Poético
São encontros informais onde poetas e amantes da poesia se reúnem para compartilhar e declamar poemas.
Slams de Poesia
Trata-se de competições de poesia em que poetas declamam suas obras em um tempo limitado, sendo avaliados por um júri ou pelo público. Os slams de poesia têm uma atmosfera mais dinâmica e competitiva. No Brasil são popularmente conhecidas como batalhas de rimas.
Encontros Literários
São feiras literárias ou eventos culturais que incluem espaços para a declamação poética, onde poetas têm a oportunidade de compartilhar suas obras com um público mais amplo. Em São Paulo destaca-se a Bienal do Livro e em Goiás destaca-se a Flipiri, a feira do livro de Pirenópolis.
Workshops de Poesia
Trata-se de eventos educativos onde poetas experientes conduzem sessões interativas para compartilhar técnicas, dicas e inspiração com outros entusiastas da poesia. Tradicionalmente, os declamadores de poemas memorizam os versos em vez de ler diretamente de um texto. Isso destaca a importância da memória na transmissão de histórias e poemas. Embora a divulgação da arte de declamar poemas seja ainda restrita, é válido ressaltar que esta forma de arte se desprende da literatura e ganha o alcance popular por sua propriedade cénica.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Enquanto forma de arte, qual é o objetivo principal de declamar poemas?
(A) Transmitir informações históricas
(B) Expressar emoções e interpretar poeticamente
(C) Aumentar a velocidade de leitura
(D) Aprender novas técnicas de leitura
QUESTÃO 2
Analisando os enfoques históricos do texto poético, por que a memorização e a musicalidade são frequentemente enfatizadas na declamação de poemas?
QUESTÃO 3
Praticada em várias culturas a arte de declamar tem suas raízes em tradições orais, avaliando este conceito cite e comente alguns eventos que prestigiam a declamação de poemas.
QUESTÃO 4
Qual é a relação entre a declamação de poemas e o teatro?
(A) Não têm relação alguma
(B) Ambos são formas musicais
(C) Ambos envolvem expressão vocal e corporal
(D) O teatro não utiliza palavras
QUESTÃO 5
Como a memorização pode favorecer a declamação de poemas?
a) Para facilitar a escrita de novos poemas
b) Para facilitar a transmissão
c) Para evitar erros na pronúncia
d) Para evitar erros de interpretação
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0406) Vocalizar, declamar e dramatizar textos de diferentes gêneros textuais/discursivos, com entonação, postura e interpretação adequada |
Referências bibliográficas: | CULLER, J. Teoria Literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 2001. CUNHA, H. P. Os gêneros literários. In: Portela, E. Teoria Literária. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, p.93-131. D’ONOFRIO, S. O texto literário: teoria e aplicação/ Salvatore D’onofrio. São Paulo:Duas Cidades, 1983 |