Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
COORDENAÇÃO E EFEITOS DE SENTIDO
Quando ligamos duas orações e estabelecemos uma relação de sentido entre elas e para que a ligação fique completa precisamos usar as conjunções coordenadas. Observe os exemplos:
Saiu de casa e esqueceu os documentos.
Estudou muito, porém não fez boa prova.
Teve muitos gastos, pois o hotel era cinco estrelas. Aqui, ora faz sol, ora faz chuva.
A união de duas ou mais orações com o uso das conjunções, chama-se período composto por coordenação, ocorrência em que as orações estão unidas mas sem uma relação de dependência entre elas. Observe os exemplos:
Saiu de casa.
Estudou muito.
Teve muitos gastos.
Aqui faz sol.
A coordenação é considerada como um mecanismo da língua que confere coesão ao texto. Por essa razão as orações coordenadas são classificadas de acordo com o sentido estabelecido por sua conjunção. Veja agora os cinco tipos de conjunção coordenativa.
Aditivas: estabelecem uma relação de soma, adição. (e, nem, também). Exemplos:
Descansou e alimentou – se bem.
Não gosto de frutas nem de sucos.
Adversativas: estabelecem uma relação de restrição, oposição ( mas, porém, entretanto, no entanto, contudo). Exemplos:
Gostamos da matéria, mas o professor fica a desejar.
O jantar estava delicioso, no entanto o ambiente não era bom.
Conclusivas: estabelecem uma relação de conclusão ( então, assim, logo, portanto, por isso). Exemplos:
Casa tranquila e familiar, portanto um lugar seguro.
Tirou péssimas notas, por isso não viajará nas férias.
Explicativas: estabelecem uma relação de explicação ( pois, porque, que). Exemplos:
Ausentou – se hoje, porque estava doente.
Recebeu uma gratificação, pois foi um bom funcionário.
Alternativas: estabelecem uma relação de alternância (ou…ou… ora…ora…). Exemplos:
Ou você investe, ou você desiste.
Ora queria amor, ora queria apenas amizade.
As conjunções coordenadas têm um papel fundamental na estrutura textual ao lado da pontuação. Pelo fato de estabelecerem relações de sentidos entre as ideias, as conjunções coordenadas são responsáveis pela construção de argumentos que delimitam ou encerram o texto.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Analise as conjunções coordenativas negritadas abaixo e indique a sequência correta:
Minha irmã saiu, mas voltará logo.
Acordei tarde, portanto chegarei atrasado.
A vida era proveitosa e divertida.
A) adversativa; conclusiva; aditiva
B) conclusiva; aditiva; alternativa
C) aditiva; alternativa; adversativa
D) alternativa, explicativa; aditiva
QUESTÃO 2
As orações coordenadas estão unidas por uma relação de sentido, sem depender uma da outra de forma gramatical. Tomando como base este princípio, responda: qual a importância das orações coordenadas na construção de um texto?
QUESTÃO 3
Reescreva os períodos a seguir em seu caderno e complete-os com os possíveis sentidos estabelecidos pelas conjunções coordenativas, leve em conta os conhecimentos adquiridos pela sua visão pessoal.
A) Algumas pessoas são adultas, mas… (oposição)
B) Os pais não cuidam dos filhos e … (adição)
C) Quando as crianças são pequenas, os pais cuidam demasiadamente delas, porque
D) Não compareceu ao trabalho, porque…(explicação)
E) A casa era agradável, logo (conclusão)
QUESTÃO 4
Estabelecem uma relação de soma, adição seja de ideias semelhantes ou distintas.
(A) aditiva
(B) adversativa
(C) alternativa
(D) explicativa
QUESTÃO 5
Aponte a alternativa que tenha o uso da conjunção coordenada adversativa
(A) Saiu atrasada e esqueceu os livros.
(B) Foi preparada para o encontro, mas ele não compareceu
(C) Ora faz sol, ora faz chuva, uma verdadeira indefinição climática
(D) Faltou ao trabalho porque estava doente.
SAIBA MAIS
Com o objetivo de abordar o assunto: Coordenação e efeitos de sentido, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este recurso linguístico.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-8a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJALP0641) Compreender a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam |
Referencial teórico: | ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1994. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999. CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia da Editora Nacional, 2000. CRUZ, José Marques da. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1959. CUNHA, Celso Cunha & CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. |