You are currently viewing Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e Arte – Bioma Cerrado

Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e Arte – Bioma Cerrado

A PROPOSTA DE HOJE ABORDARÁ SOBRE O BIOMA CERRADO. SERÁ POSSÍVEL COMPREENDER QUE O CERRADO É UM BIOMA CLASSIFICADO COMO A  SEGUNDA MAIOR FORMAÇÃO VEGETAL DO BRASIL, QUE POSSUI GRANDE BIODIVERSIDADE, COM MAIS DE 759 ESPÉCIES DE AVES, 180 ESPÉCIES DE RÉPTEIS E, APROXIMADAMENTE, 200 MAMÍFEROS.

Pixabay

OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ SABIA QUE EXISTEM DIFERENTES BIOMAS NO BRASIL E NO MUNDO? CADA UM COM SUAS ESPÉCIES CARACTERÍSTICAS E ALGUMAS VEZES ÚNICAS.

NO BRASIL, EXISTEM SEIS BIOMAS DISTINTOS: AMAZÔNIA, CAATINGA, CERRADO, MATA ATLÂNTICA, PAMPA E PANTANAL.

ATIVIDADE 1

VOCÊ CONHECE ESTA FRUTA?

Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/PEQUI/recursos/191574>. Acesso em: 24 de junho de 2021

O PEQUI É  FRUTO DO PEQUIZEIRO, NATIVO DO CERRADO BRASILEIRO. TEM SEMENTES COM ESPINHOS DE ATÉ 4 MILÍMETROS DE COMPRIMENTO. POR ISSO, É PRECISO TOMAR CUIDADO AO COMER  A FRUTA. O PEQUI FAZ PARTE DA CULINÁRIA GOIANA HÁ SÉCULOS. POR SER RICO EM ÓLEO INSATURADO, VITAMINAS E OUTROS NUTRIENTES; SUA INGESTÃO PREVINE TUMORES, PROBLEMAS CARDIOVASCULARES E EVITAM A FORMAÇÃO DE RADICAIS LIVRES. 

ACOMPANHE A LETRA DA MÚSICA DO COMPOSITOR GOIANO MARCELO BARRA:

Fonte:  Canal:Frutos da Terra/ Vídeo: Marcelo Barra – Pequi.
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/marcelo-barra/1432121/>. Acesso em: 24 de junho de 2021

“ MÚSICA É UM TIPO DE ARTE QUE TRABALHA COM ELEMENTOS IMPORTANTES, COMO  A HARMONIA ENTRE OS SONS, O RITMO, A MELODIA, A VOZ; E PODE NOS TRANSPORTAR PARA OUTRO TEMPO E ESPAÇO, RESGATAR MEMÓRIAS E REACENDER EMOÇÕES.”

APÓS A LEITURA DA MÚSICA “PEQUI”, RESPONDA AS PERGUNTAS:

A) CONFORME O TEXTO, COMO O FRUTO É CONHECIDO NO CERRADO?

(   ) FRUTA PEQUENA     (   ) OURO E CARNE DO CERRADO   (   ) FRUTA AMARELA

 B) QUE AVES SÃO CITADAS NO TEXTO E SÃO ENCONTRADAS NO CERRADO?

C) CITE ALGUMAS ADJETIVOS PARA O SUBSTANTIVO PEQUI. LEMBRANDO QUE, ADJETIVO É TODA PALAVRA QUE CARACTERIZA O SUBSTANTIVO. O ADJETIVO PODE APARECER ANTES OU DEPOIS DO SUBSTANTIVO.

ATIVIDADE 2

ASSISTA AO VÍDEO E SAIBA MAIS SOBRE O BIOMA CERRADO. DEPOIS FAÇA AS ATIVIDADES PROPOSTAS:

Fonte:  Canal: tvbrasil/Vídeo:D ia do Cerrado: o bioma está presente em 13 estados brasileiros
Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/biomas-brasileiros>. Acesso em: 24 de junho de 2021

APÓS OBSERVAR O MAPA DO BRASIL E OS BIOMAS BRASILEIROS, FAÇA UMA PESQUISA E REGISTRE EM SEU CADERNO, O NOME DOS ESTADOS QUE FAZEM PARTE DO BIOMA CERRADO.

ATIVIDADE 3

OBSERVE A FOTO DE CORA CORALINA, UMA ARTISTA DO CERRADO, POETISA GOIANA E CONTISTA BRASILEIRA, QUE ESCREVEU SOBRE O SEU TEMPO E SOBRE O FUTURO, DESTACANDO A REALIDADE DAS MULHERES DOS ANOS DE 1900. ELA COMEÇOU A PUBLICAR OS SEUS TRABALHOS QUANDO TINHA 76 ANOS. CONHEÇA UM TRECHO DO SEU  POEMA “TODAS AS VIDAS”.

“VIVE DENTRO DE MIMA MULHER ROCEIRA.- ENXERTO DA TERRA,MEIO CASMURRA.TRABALHADEIRA.MADRUGADEIRA.ANALFABETA.DE PÉ NO CHÃO.BEM PARIDEIRA.BEM CRIADEIRA.SEUS DOZE FILHOSSEUS VINTE NETOS”.
ANA LINS DOS GUIMARÃES PEIXOTO-CORA CORALINA


(20 de agosto de 1889 – 10 de abril de 1985)
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Cora_Coralina> Acesso em 24, junho de 2021.

“TODAS AS VIDAS” É DOS POEMAS MAIS CELEBRADOS DE CORA CORALINA. AO LONGO DOS VERSOS VEMOS A QUESTÃO DA IDENTIDADE COMO UM DOS NORTEADORES DA POETA GOIANA. CORA, ABORDA A COMPLEXA IDENTIDADE DAS MULHERES DA SUA ÉPOCA, CRIADAS PARA SEREM ESPOSAS E MÃES, MUITAS ABANDONARAM A ESCOLA (CASO DE CORA, QUE CURSOU ATÉ A TERCEIRA SÉRIE DO CURSO PRIMÁRIO) E FICARAM INTEIRAMENTE VOLTADAS PARA A VIDA FAMILIAR.

COMO VIVE A  MULHER ATUALMENTE? QUE CONQUISTAS JÁ ALCANÇOU? QUE IMPASSES AINDA ENFRENTA?

ESCREVA, EM FORMA DE POEMA, SOBRE COMO É A VIDA DA MULHER NOS DIAS DE HOJE.


EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0116) Fazer a leitura de textos a partir da decodificação de palavras com sentido e significado, possibilitando a fluência à leitura em diferentes tipos de textos.
(EAJALP01121) Identificar o sentido\acepção das palavras em diferentes textos.
(EAJALP01123) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil.
(EAJACI0209) Identificar e descrever as características de diferentes espécies de plantas e animais, enfatizando o bioma Cerrado.
(EAJAGE0105) Reconhecer a multiplicidade de culturas no seu espaço vivido.
(EAJAAR0127) Analisar a música como área de conhecimento, reconhecendo suas particularidades a partir do contexto sociocultural.