Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
CIDADÃO, UM PROTESTO MUSICAL
Uma música pode chamar a atenção do público ao combinar uma mensagem poderosa com elementos sonoros que conectam emocionalmente e intelectualmente. No entanto há canções que reverberam sua mensagem, basta cantar um trecho para fazer uma viagem no tempo ou mesmo trazer à tona uma ligação profunda com a sociedade que vivemos. No Brasil durante as décadas de 70 e 80, ocorreram grandes festivais da canção popular e algumas se tornaram inesquecíveis pela forte escolha temática. Conheça agora um fragmento da canção “Cidadão” do compositor Lúcio Barbosa.
Cidadão – Lúcio Barbosa
Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
(…)
A canção “Cidadão”, foi composta pelo artista baiano Lúcio Barbosa no ano de 1970, no entanto sua notoriedade foi alcançada quando a canção foi interpretada pelo cantor Zé Geraldo no ano de 1979. A referida canção aborda a vida de um trabalhador anônimo, que participa da construção de uma cidade, mas, ao final, não consegue desfrutar dos benefícios dessa obra.
A letra começa com o trabalhador descrevendo seu papel na construção de uma cidade moderna, com escolas, hospitais, prédios e outras estruturas fundamentais. Contudo, mesmo tendo participado ativamente dessa construção, ele não pode usufruir dos espaços que ajudou a erguer. Ele se encontra excluído do progresso que ajudou a criar. Ao longo da música, há um lamento por essa exclusão. O trabalhador vê os frutos de seu trabalho, mas esses frutos são destinados a outros, não a ele.
Em síntese, Lúcio Barbosa ao compor a canção “Cidadão”, dá voz a milhões de trabalhadores anônimos, que contribuem para o progresso da sociedade, mas são relegados à margem. É uma música que gera empatia e reflexão sobre as falhas de um sistema que não reconhece o valor humano de seus trabalhadores.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Inúmeros elementos sobre a força do trabalho são abordados ao longo da canção de Lúcio Barbosa. O que a canção revela acerca das condições de trabalho e reconhecimento social do trabalhador braçal?
QUESTÃO 2
Como a canção explora o tema da migração e os desafios enfrentados por quem deixa o campo em busca de melhores condições de vida na cidade? Retire da canção partes que possam justificar a sua resposta.
QUESTÃO 3
A injustiça social é um dos fatores que predomina ao longo da música. Como a letra da canção reflete a exclusão social e as desigualdades vividas pelo trabalhador?
QUESTÃO 4
Na canção, o lugar que simboliza acolhimento e valorização para o trabalhador é
(A) o colégio.
(B) o edifício.
(A) a igreja.
(D) a sua casa.
QUESTÃO 5
A principal crítica social presente na canção é
(A) o desemprego na cidade grande.
(B) a desvalorização do trabalho braçal.
(C) a falta de fé das pessoas nas igrejas.
(D) a falta de moradia nas grandes cidades.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0420) Identificar as características relacionadas à construção composicional de diferentes gêneros textuais/discursivos dos quatro campos de atuação, considerando a situação comunicativa |
Referências: | CULLER, J. Teoria Literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 2001. CUNHA, H. P. Os gêneros literários. In: Portela, E. Teoria Literária. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, p.93-131 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. |