ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM HISTÓRIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM CARTA PESSOAL?
É QUANDO VOCÊ ESCREVE PARA ALGUÉM PRÓXIMO DE VOCÊ OU QUE VOCÊ TEM UM LAÇO ESPECIAL. PODE SER UM AMIGO, UM PARENTE QUERIDO OU ATÉ MESMO ALGUÉM POR QUEM VOCÊ TEM UM CARINHO ESPECIAL.
VOCÊ PODE ESCREVER DO JEITO QUE FALA, USANDO EXPRESSÕES DO DIA A DIA E ATÉ GÍRIAS, SE QUISER. COMO SE ESTIVESSE CONVERSANDO POR ESCRITO!
NA CARTA PESSOAL, VOCÊ PODE FALAR SOBRE COISAS BEM PESSOAIS E ÍNTIMAS, UM ÓTIMO EXEMPLO SÃO CARTAS DE AMOR ENTRE NAMORADOS. ESTE TIPO DE TEXTO ABORDA MUITAS EMOÇÕES HUMANAS E DIALOGA COM OUTROS GÊNEROS.
A MÚSICA A CARTA DE 1966, COM ERASMO CARLOS É UM ÓTIMO EXEMPLO PARA CONHECERMOS, E/OU O FILME CENTRAL DO BRASIL COM FERNANDA MONTENEGRO DE 1998.
EXEMPLO:
QUESTÃO 1
A CARACTERÍSTICA DA CARTA PESSOAL É A
(A) UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM FORMAL.
(B) RESTRIÇÃO A EXPRESSÕES FORMAIS.
(C) ESTRUTURA RIGIDAMENTE.
(D) LIBERDADE NA ESCOLHA DA LINGUAGEM E ORGANIZAÇÃO.
QUESTÃO 2
O TEXTO, AO ESCREVER UMA CARTA PESSOAL DEVE-SE
(A) USAR LISEGUNDO NGUAGEM TÉCNICA.
(B) EVITAR O USO DE GÍRIAS.
(C) FALAR DE ASSUNTOS ÍNTIMOS.
(D) EVITAR ASSUNTOS ÍNTIMOS.
QUESTÃO 3
VOCÊ CONHECE A MÚSICA A CARTA, DE 1966?
LEIA A ADAPTAÇÃO EM FORMATO DE CARTA A SEGUIR:
ESSA MÚSICA FEZ SUCESSO COM ERASMO CARLOS E RENATO RUSSO E É UM LINDO EXEMPLO DE MÚSICA BRASILEIRA.
ESCUTE A MÚSICA E DEPOIS REFLITA COM OS COLEGAS E PROFESSORES.
QUESTÃO 4
AGORA QUE JÁ CONHECEMOS O GÊNERO CARTA PESSOAL, VAMOS PLANEJAR EM DUPLA OU PEQUENOS GRUPOS UMA CARTA PESSOAL?
PREENCHA OS CAMPOS DE ACORDO COM O INDICADO.
QUESTÃO 5
VAMOS FINALIZAR NOSSA CARTA PESSOAL?
EM FORMATO DE CARTA, REESCREVA AS INFORMAÇÕES PLANEJADAS, EM FOLHA.
SAIBA MAIS
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares: | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Escrita colaborativa e reescrita: Gêneros textuais: carta pessoal, diário, receita, Manual de instruções Contextos e práticas: Música Popular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0202) Ler e diferenciar bilhetes, mensagens, cartas pessoais e/ou ficcionais. (EJALP0215) Planejar e produzir textos dos gêneros pertencentes ao campo da vida cotidiana. (EJAAM0202) Analisar e argumentar sobre as características da música popular em voga. |
Referencial: | GALLO, Letícia Baroni. Gênero textual: carta. INSTITUTO CLARO. 14 de abril de 2023. Disponível em: www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/genero-textual-carta/. Acesso 22 de março de2024 GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. PEREIRA, Daniervelin. Proposta de atividade com o gênero carta. 30 de julho de 2023. Disponível em: www.realptl.letras.ufmg.br/realptl/arquivos/3347. Acesso: 22/03/2024. |