Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
CABOCLA TEREZA
A variação linguística desempenha um papel fundamental na construção de músicas sertanejas, sendo um dos elementos que contribui para a autenticidade, o apelo emocional e a conexão com o público. O sertanejo é um dos gêneros musicais mais populares do Brasil, é profundamente enraizado na cultura do interior, refletindo as características linguísticas e culturais de diferentes regiões do país.
O uso de termos regionais, como “moço”, “caboclo”, “trem”, “coração véi”, entre outros, conecta os ouvintes com suas raízes, proporcionando um senso de pertencimento e representatividade. Conheça agora uma canção que fala de uma triste história de amor com elementos que ressaltam a honra e a simplicidade de um homem.
Cabocla Tereza – (João Pacífico) – 1940
Lá no alto da montanha
Numa casinha estranha
Toda feita de sapê
Parei numa noite à cavalo
Pra mór de dois estalos
Que ouvi lá dentro bate
Apeei com muito jeito
Ouvi um gemido perfeito
Uma voz cheia de dor
Vancê, Tereza, descansa
Jurei de fazer a vingança
Pra morte do meu amor
Pela réstia da janela
Por uma luzinha amarela
De um lampião quase apagando
Vi uma cabocla no chão
E um cabra tinha na mão
Uma arma alumiando
Virei meu cavalo a galope
Risquei de espora e chicote
Sangrei a anca do tar
Desci a montanha abaixo
Galopando meu macho
O seu doutô fui chamar
Vortamo lá pra montanha
Naquela casinha estranha
Eu e mais seu doutô
Topemo o cabra assustado
Que chamou nóis prum lado
E a sua história contou
Há tempo eu fiz um ranchinho
Pra minha cabocla morá
Pois era ali nosso ninho
Bem longe deste lugar
No arto lá da montanha
Perto da luz do luar
Vivi um ano feliz
Sem nunca isso esperá
E muito tempo passou
Pensando ser tão feliz
Mas a Tereza, doutor
Felicidade não quis
O meu sonho nesse oiá
Paguei caro meu amor
Pra mór de outro caboclo
Meu rancho ela abandonou
Senti meu sangue fervê
Jurei a Tereza matá
O meu alazão arriei
E ela eu vô percurá
Agora já me vinguei
É esse o fim de um amor
Esta cabocla eu matei
É a minha história, dotor
A música “Cabocla Tereza”, composta por João Pacífico em parceria com Raul Torres, é um clássico da música sertaneja brasileira, lançado em 1942. Sua origem está profundamente ligada à cultura popular do interior do Brasil, retratando com autenticidade as histórias e sentimentos da vida rural, além de apresentar elementos característicos da música caipira da época, a canção revela o lado dramático e verídico dos amores que não eram correspondidos ou das fatalidades que surgiam quando um casamento era rompido.
Note que a variação linguística presente na canção nos aproxima da fala comovente das personagens envolvidas e em especial do relato cruel de um sertanejo apaixonado, que gradativamente narra uma tragédia passional, um tema recorrente em muitas músicas sertanejas da época. Na letra, o protagonista descobre que sua amada, Tereza, foi assassinada por traição.
“Cabocla Tereza” é um marco na música caipira e sertaneja, ajudando a consolidar o gênero no cenário musical brasileiro. A música é um exemplo perfeito de como a singularidade combinada com a diversidade linguística podem reproduzir histórias reais do interior, refletindo os dramas cotidianos de uma sociedade patriarcal e conservadora.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O tema principal abordado na canção “Cabocla Tereza” é
(A) a beleza do interior do Brasil.
(B) uma tragédia passional com vingança.
(C) a saudade de tempos passados.
(D) a vida simples e feliz de uma cabocla.
QUESTÃO 2
No contexto da canção, a morte de Tereza simboliza para o caboclo
(A) o fim de seu sofrimento amoroso.
(B) a libertação de uma vida de angústia.
(C) uma forma de reafirmar seu orgulho.
(D) um ato de redenção espiritual.
QUESTÃO 3
Sobre a linguagem utilizada na canção, podemos dizer que
(A) é formal e culta, voltada para um público urbano.
(B) é coloquial, com uso de expressões típicas do interior.
(C) utiliza um vocabulário sutil, sofisticado e poético.
(D) apresenta um estilo distante da realidade rural.
QUESTÃO 4
A tragédia amorosa é um tema central em “Cabocla Tereza”. Analise como o sentimento de amor se transforma ao longo da narrativa, levando o caboclo a cometer um ato extremo. Em sua opinião, o protagonista é movido mais pelo amor ou pela vaidade?
QUESTÃO 5
A canção faz uso de uma linguagem simples e coloquial, característica da música sertaneja tradicional. Como essa escolha estilística contribui para a construção da identidade cultural da música e para a aproximação com o público?
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0644) Analisar diferenças e semelhanças entre fala e escrita, respeitando as esferas discursivas, a situação comunicativa, a intencionalidade comunicativa e os interlocutores em questão (EJALP0645) Respeitar e valorizar as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos locais e regionais ou de diferentes culturas, rejeitando preconceitos linguísticos |
Referências: | NAPOLITANO, Marcos. História & Música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. NEPOMUCENO, Rosa. Música Caipira: da Roça ao Rodeio. São Paulo, Editora 34, 1999. PIRES, Marcos Cordeiro. A naturalização da violência contra a mulher na música popular brasileira. In: BRABO, Tânia S. A. Marcelino (org.). Educação, mulheres, gênero e violência. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. P. 283-292. SANTOS, Glauce Souza. Contos de Amor Rasgados: Diálogos sobre violências de Gênero. Salvador: UFBA, 2017 |