Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
VOCÊ SABIA QUE ASSUNTO E TEMA NÃO SÃO A MESMA COISA? O ASSUNTO É MAIS AMPLO, GLOBAL E PODE SER DESDOBRADO EM VÁRIOS TEMAS. JÁ O TEMA É UM RECORTE ‘DENTRO DO ASSUNTO’. É IMPORTANTE SABER A DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO E TEMA PARA NÃO ERRAR AO ESCREVER UMA REDAÇÃO.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
LEIA O PARÁGRAFO A SEGUIR:
O TRABALHO É UMA ATIVIDADE HUMANA, QUE É REALIZADO PARA GARANTIR O PRÓPRIO SUSTENTO OU O DA FAMÍLIA, PARA DESENVOLVER HABILIDADES OU PARA CONTRIBUIR COM ALGUM GRUPO SOCIAL. EM UMA SOCIEDADE EXISTE UMA ENORME DIVERSIDADE DE PROFISSÕES E TODAS SÃO IMPORTANTES PARA A ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
O ASSUNTO DO PARÁGRAFO É:
A) AS DIFERENTES PROFISSÕES.
B) O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES.
C) O TRABALHO.
D) A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO.
QUESTÃO 2
AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, O TRABALHO E AS PROFISSÕES ESTÃO SE MODIFICANDO. VÁRIAS PROFISSÕES DEIXARAM DE EXISTIR, COMO A DE VENDEDOR DE ENCICLOPÉDIA E A DE ACENDEDOR DE POSTES, MUITAS CONTINUAM PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA, E OUTRAS SÃO AINDA UMA NOVIDADE, COMO A DE GESTOR DE MÍDIAS SOCIAIS E A DE CIENTISTA DE DADOS.
ENCONTRE NO CAÇA PALAVRAS OS NOMES DE TRÊS PROFISSÕES QUE CONTINUAM PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA.
QUESTÃO 3
ANALISE O INFOGRÁFICO A SEGUIR E PROPONHA MAIS DOIS TEMAS PARA O ASSUNTO.
QUESTÃO 4
EM SUA OPINIÃO,QUAIS DAS PROFISSÕES A SEGUIR PODEM DEIXAR DE EXISTIR EM BREVE ? POR QUÊ?
A) MOTORISTA DE CAMINHÃO
B) VIGILANTE
C) PROFESSOR
D) ENFERMEIRO
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 18) CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS
PARA SABER MAIS SOBRE A DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO E TEMA, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR.
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa e Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0162) Entender o tema, assunto e finalidade dos textos em estudos. (EAJAGE0110) Identificar e compreender as diversas formas de trabalho em sua região e relacioná-las ao seu dia a dia. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/08/03/aprovada-mp-que-regulamenta-teletrabalho-e-muda-auxilio-alimentacao – acessada em 04/08/2022 |