Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
NA LÍNGUA PORTUGUESA, AS PALAVRAS SÃO ORGANIZADAS E CLASSIFICADAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO. NESTA ATIVIDADE, VOCÊ APRENDERÁ SOBRE ALGUMAS FUNÇÕES DO SUBSTANTIVO E DO VERBO EM UMA ORAÇÃO. LEMBRANDO QUE CHAMAMOS DE ORAÇÃO UMA FRASE QUE POSSUI UM VERBO, OU SEJA UMA AÇÃO, COMO POR EXEMPLO: ATENÇÃO, PRECISO QUE VOCÊS OLHEM PARA MIM.
SUBSTANTIVO: TERMO UTILIZADO PARA DAR NOMES AOS SERES, OBJETOS, SENTIMENTOS E FENÔMENOS DA NATUREZA E PODE DESEMPENHAR AS FUNÇÕES DE SUJEITO (AQUELE QUE REALIZA ALGUMA AÇÃO, OU SOBRE O QUAL FALAMOS ALGO, POR EXEMPLO) E DE COMPLEMENTO, COMO NO EXEMPLO : MARIA (SUJEITO) AMA BOLO (COMPLEMENTO).
VERBO: REPRESENTA UMA IDEIA DE MOVIMENTO, DE AÇÃO DAQUELE QUE ESCREVE OU FALA, LOCALIZADO EM UM DETERMINADO TEMPO E ESPAÇO. A SUA FUNÇÃO É ARTICULAR OS DOS ELEMENTOS DA ORAÇÃO, O QUE PERMITE QUE A ORAÇÃO TENHA SENTIDO E SEJA COMPREENDIDA PELO LEITOR.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
LEIA OS TEXTOS E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
TEXTO 1
TEXTO 2
A) QUAIS DIFERENÇAS VOCÊ PERCEBEU ENTRE OS DOIS TEXTOS?
B) QUAL É A FINALIDADE DO TEXTO 2?
C) VOCÊ COSTUMA ENCONTRAR O TEXTO 1 EM JORNAIS IMPRESSOS?
D) QUAL É A FINALIDADE DO TEXTO 1?
QUESTÃO 2
O TEXTO 1 DA QUESTÃO ANTERIOR É UM TEXTO DRAMÁTICO, TAMBÉM É CONHECIDO COMO TEXTO TEATRAL. ESTE GÊNERO TEXTUAL É ESCRITO PARA SER ENCENADO E GERALMENTE EM FORMA DE DIÁLOGOS, É DIVIDIDO EM ATOS E CENAS QUE ACONTECEM EM UM DETERMINADO TEMPO E ESPAÇO. EXISTEM TAMBÉM OS MONÓLOGOS, UM TIPO DE TEXTO DRAMÁTICO ENCENADO POR APENAS UM ATOR.
VOCÊ JÁ TEVE A OPORTUNIDADE DE ENCENAR UM TEXTO? CONVIDE UM AMIGO OU AMIGA, LEIAM O TEXTO 1 EXPERIMENTE SER ATOR POR ALGUNS MINUTOS.
QUESTÃO 3
LEIA O TRECHO – VOCÊ CERTEZA DE QUE TUDO? DOCUMENTO, CARREGADOR DE CELULAR?
A) FOI POSSÍVEL COMPREENDER O SENTIDO DA MENSAGEM? POR QUÊ?
B) QUAL É A FUNÇÃO DO VERBO EM UMA ORAÇÃO?
QUESTÃO 4
QUEM SÃO OS SUJEITOS DO TEXTO 2?
QUESTÃO 5
IDENTIFIQUE AS PERSONAGENS E O LOCAL ONDE A HISTÓRIA ACONTECE.
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 32) CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS
PARA CONHECER COMO SE FAZ UMA LEITURA DRAMÁTICA , ASSISTA AO VÍDEO DOS PROFESSORES EURIM PABLO E VERUSKA BETTIOL.
PARA RELEMBRAR SOBRE AS CLASSES GRAMATICAIS SUJEITO E VERBO, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR.
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0332) Identificar e diferenciar substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação em textos produzidos. (EAJAAR0144) Conhecer e explorar os elementos fundantes da linguagem teatral: personagem, espaço cênico e ação dramática. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://www.portugues.com.br/literatura/generodramatico.html – acesso em 20/11/2022. |