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Língua Portuguesa – Artigos, a definição do substantivo

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-pessoa-escrevendo-no-caderno-834897/ Acesso em 02/08/2022.

ARTIGOS, A DEFINIÇÃO DO SUBSTANTIVO

O artigo é a classe gramatical que tem a propriedade de definir os nomes de uma forma geral ou específica.

Observe os exemplos:

A casa “a” – artigo definido, oferece particularidades a casa, que pode ser conhecida ou ter um detalhe diferente ou mesmo um dono específico.

Uma casa “uma” – artigo indefinido, oferece a casa uma forma generalizada, é mais uma casa entre muitas que existem.

O artigo é a classe gramatical que tem a propriedade de definir os nomes de uma forma geral ou específica.

Observe os exemplos:

A casa “a” – artigo definido, oferece particularidades a casa, que pode ser conhecida ou ter um detalhe diferente ou mesmo um dono específico.

Uma casa “uma” – artigo indefinido, oferece a casa uma forma generalizada, é mais uma casa entre muitas que existem.

   Os artigos estão divididos em:

Artigos definidos, que definem e restringem o substantivo. Exemplos: a, o, as, os

O presidente desconfia das urnas eletrônicas.

As eleições estão se aproximando.

Os artigos estão divididos em:

 Artigos indefinidos, que generalizam o substantivo. Exemplos: um, uma, uns, umas

Uma mulher foi brutalmente assassinada.

Uns meninos passaram por aqui.

   O emprego do artigo em algumas circunstâncias tem o poder de substantivar palavras em especial os verbos, exemplos:

O amar

O querer

O odiar

   Este fenômeno só é possível pelo uso do artigo anterior ao verbo, dando a eles uma nova condição gramatical.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Sabemos que o artigo apresenta a propriedade de restringir ou generalizar o substantivo, no entanto ao atribuir particularidade usamos os artigos definidos.

No trecho: “… quando a guerra terminar…”, a função do artigo destacado é:

(A) caracterizar o substantivo.

(B) quantificar o substantivo.

(C) determinar o substantivo.

(D) substituir uma palavra.


QUESTÃO 2

Artigo é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo. Além disso, o artigo varia em gênero e número para concordar com o substantivo. Com base nesta regra, complete as orações abaixo obedecendo a concordância do artigo com o substantivo.

a) __ mulheres são como rosas.

b) __ terreno foi invadindo pelos ciganos.

c) __ cidade foi cercada pelo exército.

d) Você tem __ casa incrível!

e) Comprou __ carro zero quilômetro.

f) Você sabia que ___ prefeito lançou ___ novo decreto

QUESTÃO 3

Classifique os artigos empregados nas orações abaixo em artigos definidos ou indefinidos.

A) Nesta loja vendem-se uns doces artesanais.

b)  O bem sempre vencerá o mal sempre.

c) Preciso de um argumento para o fato.

d) Chegaram as mercadorias importadas.

e)  Uns meninos chegaram cedo à escola.

f)  Eu preciso sempre dizer o porquê de todas as coisas.

QUESTÃO 4

Assinale a alternativa abaixo em que o artigo esteja nominalizando uma palavra cuja função não de um substantivo.

(A) o fim

(B) a assembleia

(C) o saber

(D) a consideração

QUESTÃO 5

Qual a classe gramatical que muito se assemelha ao artigo?

(A) o verbo

(B) o substantivo

(C) o adjetivo

(D) o numeral


SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar o assunto: artigos, a definição do substantivo, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre esta classe gramatical.

CANAL REGINA CACIA “Artigos, a definição do substantivo”. Disponível: < https://www.youtube.com/watch?v=KVz_BFOefvA> Acesso em 02 ago. 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0430) Utilizar sinais de pontuação, acentuação e outros sinais gráficos, tendo em vista a construção de sentido do texto
 
(EJALP0431) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita
Referencial teórico: CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

CAMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Editora Vozes. 1977.