You are currently viewing Língua Portuguesa, Arte, Ciências e História – Desenvolvimento humano

Língua Portuguesa, Arte, Ciências e História – Desenvolvimento humano

OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ?  

VOCÊ SABIA QUE A VIDA HUMANA É DIVIDIDA EM FASES? EM QUE FASE VOCÊ ESTÁ?

EM QUAL ETAPA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO SE ENCONTRAM AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ?

VOCÊ ACREDITA QUE EXISTE UMA ETAPA MELHOR DO QUE A OUTRA?

NÓS  NASCEMOS, CRESCEMOS, PODEMOS NOS REPRODUZIR, OU SEJA, TER FILHOS E, DEPOIS DE UM CERTO TEMPO ENVELHECEMOS E MORREMOS. TODO SER VIVO PASSA POR ALGUMAS FASES DA VIDA E ELAS VARIAM MUITO DE ACORDO COM CADA ESPÉCIE E ALGUNS OUTROS FATORES. O QUE PODEMOS AFIRMAR QUANTO A TODOS OS SERES VIVOS É QUE ELES PASSAM POR DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA É O NASCIMENTO E A SEGUNDA É A MORTE. 

NESTA AULA, ABORDAREMOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO,  VOCÊ VERÁ COMO OCORRE O CICLO DA VIDA E QUAIS SÃO AS FASES QUE, GERALMENTE, O SER HUMANO DEVE PASSAR ATÉ CHEGAR A MORTE.

ATIVIDADE 1

A VIDA SE INICIA PELO NASCIMENTO DO SER VIVO E SE ENCERRA COM A SUA MORTE, MAS ESSE ESPAÇO QUE FICA ENTRE O INÍCIO E O FINAL POSSUI ALGUMAS DIVISÕES, QUE SÃO AS CHAMADAS FASES DA VIDA. CADA UMA DESSAS FASES APRESENTA CARACTERÍSTICAS DIFERENTES. CONHEÇA A LETRA DA  MÚSICA DO TITÃS “ NÃO VOU ME ADAPTAR”:

Disponível em:<https://www.letras.mus.br/titas/48986/> acesso em 9, agosto de 2021.

NOSSA VIDA É FEITA DE MUDANÇAS. COM ESTAS MUDANÇAS, NOVAS RESPONSABILIDADES SURGEM E ALGUMAS ATITUDES PRECISAM SER DEIXADAS PARA TRÁS. NA MÚSICA, PODEMOS OBSERVAR QUE O AUTOR NÃO ESTÁ CONSEGUINDO SE ADAPTAR ÀS TRANSFORMAÇÕES QUE ESTÁ PASSANDO. 

CITE O QUE VOCÊ CONSIDERA QUE AS PESSOAS PODEM E NÃO PODEM FAZER EM CADA FASE DA VIDA:

  1. INFÂNCIA: __________________, _________________
  2. ADOLESCÊNCIA: _____________, __________________
  3. ADULTOS: __________________, __________________
  4. VELHICE:___________________, __________________

ATIVIDADE 2

PODEMOS DIVIDIR A VIDA EM QUATRO FASES, COMEÇANDO PELA INFÂNCIA, EM SEGUIDA A ADOLESCÊNCIA, A IDADE ADULTA E A VELHICE. DE ACORDO COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA), INDIVÍDUOS DE 0 AOS 12 ANOS INCOMPLETOS SÃO CONSIDERADOS CRIANÇAS, E DOS 12 AOS 18 ANOS SÃO ADOLESCENTES. A PARTIR DOS 18 ANOS JÁ SÃO CONSIDERADOS ADULTOS, E DE ACORDO COM O ESTATUTO DO IDOSO, IDOSO É TODO INDIVÍDUO COM 60 ANOS OU MAIS.

1 – FAÇA A CORRESPONDÊNCIA:

               1 – ADOLESCÊNCIA        2 – ADULTOS    3 – INFÂNCIA     4 – VELHICE

  1. (   ) CRESCER, DAR OS PRIMEIROS PASSOS, BRINCAR, FALAR, APRENDER.
  2. (   ) CABELOS BRANCOS, PELE ENRUGADA, APOSENTADORIA E MAIOR CANSAÇO.
  3. ( ) TRABALHAR, FORMAR FAMÍLIA, CUIDAR DOS FILHOS E DA CASA, SER RESPONSÁVEL.
  4. (   ) TRANSFORMAÇÕES NO CORPO, NAMORO, AMADURECIMENTO E ESPINHAS.

ATIVIDADE 3

UMA DAS MAIORES CONQUISTAS DOS IDOSOS NO BRASIL, FOI A PROMULGAÇÃO DA LEI 10.741 DE 1 DE OUTUBRO DE 2003, IDENTIFICADA COMO ESTATUTO DO IDOSO. ESSE DISPOSITIVO TRATA DOS PRINCIPAIS DIREITOS DOS IDOSOS, DOS DEVERES DA SOCIEDADE, DA FAMÍLIA E DO PODER PÚBLICO. NO ENTANTO, MUITAS PESSOAS DESCONHECEM DIVERSOS BENEFÍCIOS QUE PODERIAM DESFRUTAR AO ATINGIREM 60 ANOS. CONHEÇA ALGUNS DIREITOS:

Disponível em:<https://twitter.com/senadofederal/status/1086956505688141824> acesso em 9, agosto de 2021.

1 – VOCÊ ACHA, QUE OS DIREITOS DOS IDOSOS SÃO RESPEITADOS? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

LEMBRE-SE,  SE VOCÊ SOUBER SOBRE ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA, DENUNCIE ATRAVÉS DO DISQUE 100 OU PROCURE A DELEGACIA DE POLÍCIA MAIS PRÓXIMA.

VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA É CRIME!

ATIVIDADE 4

A MÚSICA TRAZ VÁRIOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. ASSIM COMO OUTRAS ATIVIDADES QUE EXIGEM UM EXERCÍCIO DO CÉREBRO, CANTAR OU TOCAR UM INSTRUMENTO AMPLIA O TRABALHO DAS SINAPSES, AS CONEXÕES CEREBRAIS. A MÚSICA AMPLIA QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE, MELHORA A MEMÓRIA, AJUDA EM CASOS DE DOR E EMBALA AS ATIVIDADES FÍSICAS.

AGORA, ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO:

1 – PESQUISE SOBRE OUTRAS ATIVIDADES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA UM BEM-ESTAR NA FASE DA VELHICE. SE VOCÊ É IDOSO, COMECE A PRATICAR OU SE TEM ALGUM IDOSO NA FAMÍLIA, CONSCIENTIZE-O SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADES SAUDÁVEIS NA VELHICE. 


EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0103) Observar as características e organização dos  diferentes gêneros textuais. 
(EAJAAR0140) Apreciar, construir e praticar um repertório musical de estilos e  gêneros contrastantes e da música brasileira.
(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por  meio de suas histórias de vida e de sua família.
(EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do  tempo histórico.
(EAJACI0105) Identificar a diversidade na vivência das relações sociais do  cotidiano e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a estas  diferenças.