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Língua Portuguesa – Argumentos e contra-argumentos


FONTE: Pixabay.com Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/falar-em-p%C3%BAblico-debate-conversa%C3%A7%C3%A3o-8737969/> Acesso em 18/12/2024.
FONTE: Pixabay.com Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/ai-gerado-aluna-estudioso-9295105/ > Acesso em 18/12/2024.

QUESTÃO 1

QUESTÃO 3

QUESTÃO 4


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0602) Utilizar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos, bem como a formulação de perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos  

(EJALP0603) Construir discursos que apresentem premissas lógicas tanto na construção de argumentos contrários ou favoráveis a uma tese socialmente compartilhada, quanto na construção de réplicas e tréplicas consistentes
Referências:ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 9. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.  

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.  

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.  

BRAIT, B. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. 2. ed. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2005. p. 91-104.