You are currently viewing Língua Portuguesa e Ciências da Natureza: APRENDENDO COM OS ANIMAIS- AS FÁBULAS E OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Língua Portuguesa e Ciências da Natureza: APRENDENDO COM OS ANIMAIS- AS FÁBULAS E OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO

OLÁ! ESTA AULA DE  LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS EDUCANDOS DA 3ª SÉRIE DA EAJA.

NA AULA DE HOJE, VAMOS CONHECER UMA FÁBULA BEM INTERESSANTE QUE NOS TRAZ UM APRENDIZADO IMPORTANTE! TAMBÉM CONHECEREMOS ALGUNS DOS INÚMEROS ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO E SABEREMOS O MOTIVO DESSA AMEAÇA. E POR FIM VOCÊ APRENDERÁ A FORMA CORRETA DE ESCREVER PALAVRAS COM G E GU. FIQUE DE OLHO! O CONHECIMENTO TE ESPERA!

http://cerrado.museuvirtual.unb.br/index.php/mamiferos

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA – APRENDENDO COM OS ANIMAIS- AS FÁBULAS E OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO

EAJA 3 SÉRIE – LÍNGUA PORTUGUESA – AULA 13

NA VIDEOAULA DE HOJE TRABALHAREMOS COM A FÁBULA, UM TEXTO NARRATIVO QUE TRAZ UMA LIÇÃO POR TRÁS DA HISTÓRIA E TEM COMO PERSONAGEM UMA URSA, BASTANTE SÁBIA. ENTENDEMOS O QUE É RISCO DE EXTINÇÃO E ALGUNS ANIMAIS QUE CORREM ESSE RISCO EM NOSSO CERRADO. VIMOS TAMBÉM QUE EM NOSSO SISTEMA DE ESCRITA HÁ RELAÇÕES ENTRE GRAFEMAS E FONEMAS QUE DEPENDEM DO CONTEXTO EM QUE A LETRA OCORRE. O SOM DA LETRA G EM NOSSA LÍNGUA PODE SER GRAFADO COM A LETRA G OU GU DEPENDENDO DA PALAVRA EM QUE APARECE: QUANDO A LETRA U APARECE ENTRE A LETRA G E AS VOGAIS E OU I NA SÍLABA, O SOM DO G É SEMELHANTE AO DAS SÍLABAS GA, GO E GU. E QUANDO A LETRA U APARECE ENTRE A LETRA G E AS VOGAIS A OU O NA SÍLABA, O SOM DO U É PRONUNCIADO.

VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS:

VOCÊ SABIA?

EXISTEM ONGs E PROJETOS DESTINADOS À PRESERVAÇÃO E RESGATES DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO COMO, POR EXEMPLO:

  • SOS MATA ATLÂNTICA – DEFENDE AS ÁREAS DE MATA ATLÂNTICA A FIM DE PRESERVAR O PATRIMÔNIO NATURAL, HISTÓRICO E CULTURAL POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. [https://www.sosma.org.br/]
  • GREENPEACE – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL QUE DEFENDE O MEIO AMBIENTE E OS ANIMAIS A PARTIR DA CONSCIENTIZAÇÃO E MUDANÇA DE HÁBITOS DAS PESSOAS. [https://www.greenpeace.org/brasil/]
  • WWF BRASIL – ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA QUE PRESERVA A NATUREZA E OS ANIMAIS, ALÉM DE CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE A USAR OS RECURSOS NATURAIS DE FORMA CONSCIENTE. [https://www.wwf.org.br/]

ATIVIDADE 1

FAÇA A LEITURA DA FÁBULA ABAIXO – A HISTÓRIA DE DOIS AMIGOS QUE, EM UMA VIAGEM, TOPARAM COM UM URSO. VAMOS VER O QUE ACONTECEU?

O VIAJANTE E A URSA  

IAM DOIS VIAJANTES POR UM CAMINHO QUANDO DERAM DE CARA COM UMA URSA ENORME E FAMINTA. UM DELES, MAIS ESPERTO, DEU UM PULO E ACOCOROU-SE NO ALTO DE UMA ÁRVORE. FICOU LÁ SEM RESPIRAR PARA QUE A URSA NÃO NOTASSE A SUA PRESENÇA. O OUTRO DEITOU-SE NO CHÃO E FINGIU SE DE MORTO, POIS SABIA QUE OS URSOS NÃO MEXEM COM OS MORTOS.

A URSA APROXIMOU-SE DO QUE ESTAVA DEITADO, CHEIROU-O, LAMBEU-O, OLHOU DE PERTINHO E FOI EMBORA. SÓ ENTÃO O OUTRO SE APROXIMOU, CURIOSÍSSIMO:

– O QUE FOI QUE ELA COCHICHOU NO SEU OUVIDO?

– ELA DISSE PARA EU NUNCA MAIS VIAJAR COM AMIGOS QUE ME DEIXAM SOZINHO NA HORA DO PERIGO.

MORAL: É NA HORA DO PERIGO QUE CONHECEMOS OS AMIGOS.

IMAGEM ADAPTADA E TEXTO EXTRAÍDO DE: SOUZA, Cassia Garcia de; MENEGHELLO, Marinez; PASSOS, Angela. É Bom Aprender – edição renovada: volume 1: Educação de Jovens e Adultos – alfabetização. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013.

DIANTE DA HISTÓRIA APRESENTADA REFLITA:

  • O QUE VOCÊ ACHOU DA ATITUDE DO HOMEM QUE SUBIU NA ÁRVORE?
  • VOCÊ CONCORDA COM A LIÇÃO QUE O TEXTO APRESENTA? POR QUÊ?
  • QUE OUTRO ENSINAMENTO (MORAL) ESSA FÁBULA PODERIA TRAZER?

ATIVIDADE 1

CLASSIFIQUE AS PALAVRAS CONFORME A TABELA ABAIXO. SE LEMBRE DAS VARIAÇÕES:

ATIVIDADE 3

A FAUNA DO CERRADO É MUITO RICA E AINDA POUCO CONHECIDA. PORÉM DEVIDO A PERDA E A FRAGMENTAÇÃO DE HABITAT, A EXPLORAÇÃO EXCESSIVA, A INTRODUÇÃO DE ESPÉCIES EXÓTICAS E A POLUIÇÃO, MUITAS DAS ESPÉCIES ANIMAIS DO NOSSO CERRADO ESTÃO AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO.

OBSERVE ABAIXO ALGUNS ANIMAIS DO NOSSO CERRADO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1-e1629705302240.png
http://cerrado.museuvirtual.unb.br/index.php/mamiferos

DEPOIS DE CONHECER ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO QUE TAL AGORA PESQUISAR UM ANIMAL, SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, ORIGENS, HABITAT E SE ESTÁ OU NÃO AMEAÇADO DE EXTINÇÃO? VAMOS LÁ!


REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO Adaptado de: SOUZA, Cassia Garcia de; MENEGHELLO, Marinez; PASSOS, Angela. É Bom Aprender – edição renovada: volume 1: Educação de Jovens e Adultos – alfabetização. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013.

LÍNGUA PORTUGUESA(EAJALP0201) Ler gêneros discursivos do campo da vida cotidiana.
(EAJALP0231) Ler gêneros multissemióticos reconhecendo suas linguagens.
(EAJALP0368) Estudar e memorizar as relações irregulares fonema-grafema na escrita de palavras (c/qu; g/gu; r/rr; s/ss) em pequenos textos.
CIÊNCIAS DA NATUREZA(EAJACI0318) Distinguir os seres vivos em risco de extinção, dar enfoque aos animais do Cerrado.