Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
AMBIGUIDADE E DUPLO SENTIDO
A ambiguidade é uma característica da linguagem que ocorre quando uma palavra, frase, expressão ou sentença tem mais de um significado possível, podendo ser vista como um recurso estilístico quando elaborada, ou como um vício de linguagem quando descuido. Veja agora alguns casos de ambiguidade:
Ambiguidade lexical: isso ocorre quando uma palavra em si tem múltiplos significados. Por exemplo, a palavra “banco” pode se referir a um banco de parque ou a uma instituição financeira.
Ambiguidade sintática: Isso acontece quando a estrutura gramatical de uma frase permite interpretações diferentes. Por exemplo, a frase: O oficial rendeu o bandido em sua casa. Nesta frase pode entender que o oficial rendeu o bandido em sua própria casa, ou que rendeu o bandido na casa dele. Fica então a dúvida: na casa do oficial ou na casa do bandido? Enquanto figura de linguagem a ambiguidade pode ser usada de forma intencional na literatura, na poesia e na publicidade para criar efeitos de humor, mistério ou reflexão. No entanto, em muitos casos, a ambiguidade é indesejável na comunicação, pois pode levar a mal-entendidos e falta de clareza.
O duplo sentido é um tipo específico de ambiguidade em que uma palavra, frase ou expressão é usada de tal forma que tem um significado literal claro e um significado subentendido ou implícito, geralmente de natureza vulgar ou humorística. Enquanto recurso discursivo o duplo sentido é frequentemente usado para criar humor ou provocar uma resposta engraçada, mas pode ser considerado inadequado em muitos contextos formais ou sensíveis. Veja agora alguns exemplos de duplo sentido:
Hoje é seu aniversário? Porque você está de parabéns.
Você mora em apartamento? Porque edifício ficar sem você.
Gostaria de saber se está tudo bem depois que você caiu do céu.
Apesar do tom humorístico, muitas frases que geram duplo sentido são perguntas maliciosas, popularmente conhecidas como xavecos e cantadas. O duplo sentido é frequentemente usado de forma cômica ou sugestiva, por isso é importante observar que o seu emprego, afinal, em muitas ocasiões ele pode ser considerado inapropriado. Portanto, o duplo sentido deve ser usado com cautela, levando em consideração o público, o contexto e claro a intenção do falante.
Em síntese, é válido ressaltar que a principal diferença entre o duplo sentido e a ambiguidade, é que o duplo sentido envolve interpretações com conotações sugestivas, enquanto a ambiguidade envolve interpretações múltiplas ou incertas, sem necessariamente ter um tom sugestivo, pois o duplo sentido na grande maioria dos casos é intencional, já a ambiguidade pode ocorrer de uma forma despretensiosa.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Dê um exemplo de uma situação em que a ambiguidade ou o duplo sentido possam surgir na comunicação diária. Em seguida, explique como essa ambiguidade ou duplo sentido pode ser esclarecido ou aprofundado com base no contexto.
QUESTÃO 2
Relembrando os recursos de pontuação e emprego dos pronomes. Reescreva as seguintes frases para eliminar qualquer ambiguidade:
a) “Ele viu o homem com as chaves de sua casa.”
b) “Ela entregou o livro com a capa azul.”
c) “O gato do meu vizinho subiu no telhado mais uma vez.”
d) “Ele encostou na cadeira e quebrou o braço.”
e) “Clara encontrou o gerente do supermercado com seu primo.”
QUESTÃO 3
Observe a frase abaixo e aponte sua ocorrência:
“O médico disse ao paciente que ele tinha que tomar remédio.”
(A) Ambiguidade lexical
(B) Ambiguidade sintática
(C) Duplo sentido
(D) Ambiguidade pragmática
QUESTÃO 4
Qual é o objetivo principal do duplo sentido na linguagem?
(A) Tornar a comunicação mais precisa.
(B) Criar humor ou provocar uma reação específica no público.
(C) Facilitar a compreensão de conceitos complexos.
(D) Tornar a linguagem mais dinâmica.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0525) Compreender e analisar os efeitos de sentido nos textos decorrentes de fenômenos léxico-semânticos, tais como denotação/conotação, ambiguidade/duplo sentido e figuras de linguagem. (EJALP0526) Compreender o uso dos recursos de coesão por repetição (paráfrase) em diferentes gêneros textuais/discursivos |
Referências bibliográficas: | ABAURRE, Maria Luiza M; PONTARRA, Marcela. Gramática: texto: análise e construção de sentido: volume único. São Paulo: Moderna, 2006. CANÇADO, M. Manual de semântica: noções básicas e exercícios. 2.ed. Belo Horizonte: UFMG, 2008. CHOMSKY, Noam. Novos horizontes no estudo da linguagem e da mente. Tradução Marco Antônio Sant’Anna. São Paulo: UNESP, 2005. FARACO & MOURA. Gramática Escolar. São Paulo: Ática, 2002. |