Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ACENTO AGUDO, GRAVE E CIRCUNFLEXO
O ato de escrever exige de nós inúmeros cuidados, dentre eles ressaltamos a ortografia, pois dispor de uma palavra ou expressão faz-se necessário conhecer as suas partes mórfica e fonética, ou seja, o seu som e sua estrutura. Por essa razão a acentuação gráfica de uma palavra é assunto muito delicado pois requer o conhecimento de regras e muito treino. Veja agora três acentos gráficos de extrema importância para os registros escritos:
Acento agudo
O acento agudo é um dos principais sinais de acentuação utilizados na língua portuguesa. Ele se assemelha a uma pequena inclinação para o lado direito (´) sobre uma vogal. Uma das principais funções do acento agudo é a indicação da sílaba tônica. O acento agudo colocado sobre a sílaba de uma palavra, marca também a sua tonicidade, ou seja, aponta onde ocorre a maior ênfase na pronúncia da palavra. Por exemplo, nas palavras: “pássaro”, “açúcar”, “cajá”, “fé”, “amável” o acento agudo sobre as vogais indica a sílaba tônica.
Acento grave
O acento grave (`) é um sinal gráfico que se assemelha a uma pequena linha inclinada para a esquerda. Na língua portuguesa, o acento grave não é utilizado para indicar tonicidade, pois o seu uso é bastante limitado e restrito. O emprego do acento grave dá-se com a ocorrência da crase. O fenômeno crase é a fusão de duas vogais idênticas: a preposição “a” com o artigo feminino “a”, ela só ocorre quando o termo feminino regido exige o artigo definido feminino. Por exemplo:
“Vou à escola” (a + a escola).
É importante destacar que o uso da crase é uma das áreas mais complexas da ortografia do português e pode gerar muitas dúvidas, portanto, é recomendado estudar e praticar esse aspecto da língua com atenção, pois é necessário ver a junção entre as duas classes gramaticais como o a preposição e o artigo feminino.
Acento circunflexo
O acento circunflexo (^) é um sinal gráfico que se assemelha a um pequeno chapéu e é utilizado especialmente para marcar a tonicidade de uma sílaba, como é o caso das palavras: “você”, “lâmpada”, “êxito”, “elegância”, “pôr”.
O emprego do acento circunflexo sobre as vogais indicam a sílaba tônica. Em muitos casos, o acento circunflexo é usado para distinguir palavras que possuem a mesma sonoridade, mas com significados diferentes. Como é o caso de “pôr” (verbo) e “por” (preposição). Observe que a sutileza do acento trouxe a mudança de significado.
A acentuação gráfica é uma parte primordial da ortografia da língua portuguesa, ela desempenha um papel significativo na compreensão e comunicação eficaz por meio da escrita, seja marcando a tonicidade ou retomando um novo significado para a palavra. Por isso em casos extremos de dúvidas recorra ao dicionário ou faça uso de uma renomada gramática, pois o repertório vocabular da nossa língua é vasto.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Indique se é necessário ou não usar a crase nas seguintes frases:
a) Vou ___ escola hoje à tarde.
b) Ele se referiu ___ senhora que estava lá.
c) Ela gosta de ir ___ praia nos fins de semana.
d) Ele cantou uma canção dedicada ___ você.
e) Não gosto de chegar ___ oito horas.
f) Vou ___ São Paulo daqui seis semanas.
QUESTÃO 2
Analisando as palavras abaixo, indique se a palavra possui acento agudo ou circunflexo:
a) Corrego
b) Benção
c) Vovo
d) Heroi
e) Vitoria
f) Oregano
g) Transito
QUESTÃO 3
Qual é a principal função do acento agudo na língua portuguesa?
(A) Indicar plural de palavras.
(B) Indicar a sílaba tônica em uma palavra.
(C) Indicar a crase.
(D) Indicar o gênero das palavras.
QUESTÃO 4
Qual das palavras abaixo é um exemplo de acento circunflexo usado para diferenciar palavras homógrafas?
(A) Pode
(B) Dorme
(C) Corre
(D) Forme
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0642) Utilizar adequadamente os sinais de pontuação, acentuação e outros sinais gráficos, tendo em vista a construção de sentido do texto (EJALP0643) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita |
Referências bibliográficas: | FARACO, Carlos Hemílio; MOURA, Francisco Marto. Língua e literatura. São Paulo: Ática, 1985. FAUSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e escrever um texto. Petrópolis: Vozes, 1987. RODRIGUES, Araci dos Reis. O pequeno guia prático da nova ortografia. Revista Época. São Paulo, n. 555, p. 80-88, jan. de 2009. TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Português no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2004. Referências bibliográficas 231 |