You are currently viewing Língua Portuguesa – A tirinha e seu contexto social

Língua Portuguesa – A tirinha e seu contexto social

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/l%c3%a1pis-l%c3%a1pis-de-cor-canetas-empate-609210/ Acesso em 03/11/2022.

A TIRINHA E SEU CONTEXTO SOCIAL

A tirinha é uma das modalidades textuais mais singulares pertencentes ao gênero jornalístico.    Inicialmente suas pretensões vão de encontro com a diversão, mas seu caráter provocador revela hábitos, comportamentos e posturas de uma sociedade moderna e capitalista.

Características da tirinha:

São histórias curtas

Estão divididas em quadros

Fazem uso da linguagem verbal e não verbal

Faz uso de recursos textuais como ambiguidade e ironia.

As tirinhas fazem  uso do humor,  ou podem apenas contar uma história mas, por vezes, têm propósitos adicionais, como a crítica social ou até mesmo uma reflexão pertinente sobre o nosso comportamento.

QUESTÃO 1

Tomando como base o contexto do mercado e as exigências de consumo, argumente sobre o mercado de eletrodomésticos, o que de fato é necessário? O que de fato é eficiente?

Fonte: Instagram.com. Disponível em <https://www.instagram.com/p/CklcsCurp5h/?igshid=YmMyMTA2M2Y=>. Acesso em: 03 de novembro de 2022.

QUESTÃO 2

O mercado brasileiro sempre esteve aberto para os mais altos níveis de consumo. Atualmente queremos trocar tudo. Você acredita que esta troca está vinculada a um modismo ou disputa mercadológica? Comente.

Fonte: Pixabay.com. Disponível em <https://pixabay.com/pt/vectors/cartunista-artista-quadrinho-154783/>. Acesso em: 03 de novembro de 2022.

QUESTÃO 3

A tirinha é um gênero derivado das histórias em quadrinhos. Trata-se de uma curta sequência (narrativa). Agora chegou a sua vez, comente aqui uma história curta que poderia se tornar uma tirinha ou mesmo uma história em quadrinho.

QUESTÃO 4

As tirinhas conquistaram popularidade significativa ao longo dos anos, muitas vezes associadas:

(A) aos memes

(B) aos gibis

(C) aos gráficos

(D) aos cartuns

QUESTÃO 5

Enquanto gênero jornalístico as tirinhas fazem uso do humor e às vezes têm propósitos adicionais, como:

(A) a literatura

(B) a filosofia

(C) a crítica social

(D) a sociologia

SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar o assunto tirinhas, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este gênero gráfico.

CANAL REGINA CACIA “Gênero textual tirinhas”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=Ytx8nzfwsgA> Acesso em: 09 nov 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0407) Compreender os procedimentos de localização de informações a partir de indícios do texto (títulos, subtítulos e outros), antecipação de significados/sentidos nas leituras realizadas e checagem de hipóteses levantadas durante a leitura de um texto
 
(EJALP0408) Ler e compreender, com o auxílio do professor e de colegas, textos de diferentes gêneros textuais/discursivos
Referencial teórico:VILELA, T. Os quadrinhos na aula de história. In; RAMA, Â. e VERGUEIRO, W. (orgs.).  Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006

VERGUEIRO, W. Uso das HQ no ensino In (Org), Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.