Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A TIRINHA E SEU CONTEXTO SOCIAL
A tirinha é uma das modalidades textuais mais singulares pertencentes ao gênero jornalístico. Inicialmente suas pretensões vão de encontro com a diversão, mas seu caráter provocador revela hábitos, comportamentos e posturas de uma sociedade moderna e capitalista.
Características da tirinha:
São histórias curtas
Estão divididas em quadros
Fazem uso da linguagem verbal e não verbal
Faz uso de recursos textuais como ambiguidade e ironia.
As tirinhas fazem uso do humor, ou podem apenas contar uma história mas, por vezes, têm propósitos adicionais, como a crítica social ou até mesmo uma reflexão pertinente sobre o nosso comportamento.
QUESTÃO 1
Tomando como base o contexto do mercado e as exigências de consumo, argumente sobre o mercado de eletrodomésticos, o que de fato é necessário? O que de fato é eficiente?
QUESTÃO 2
O mercado brasileiro sempre esteve aberto para os mais altos níveis de consumo. Atualmente queremos trocar tudo. Você acredita que esta troca está vinculada a um modismo ou disputa mercadológica? Comente.
QUESTÃO 3
A tirinha é um gênero derivado das histórias em quadrinhos. Trata-se de uma curta sequência (narrativa). Agora chegou a sua vez, comente aqui uma história curta que poderia se tornar uma tirinha ou mesmo uma história em quadrinho.
QUESTÃO 4
As tirinhas conquistaram popularidade significativa ao longo dos anos, muitas vezes associadas:
(A) aos memes
(B) aos gibis
(C) aos gráficos
(D) aos cartuns
QUESTÃO 5
Enquanto gênero jornalístico as tirinhas fazem uso do humor e às vezes têm propósitos adicionais, como:
(A) a literatura
(B) a filosofia
(C) a crítica social
(D) a sociologia
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar o assunto tirinhas, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este gênero gráfico.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0407) Compreender os procedimentos de localização de informações a partir de indícios do texto (títulos, subtítulos e outros), antecipação de significados/sentidos nas leituras realizadas e checagem de hipóteses levantadas durante a leitura de um texto (EJALP0408) Ler e compreender, com o auxílio do professor e de colegas, textos de diferentes gêneros textuais/discursivos |
Referencial teórico: | VILELA, T. Os quadrinhos na aula de história. In; RAMA, Â. e VERGUEIRO, W. (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006 VERGUEIRO, W. Uso das HQ no ensino In (Org), Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. |