You are currently viewing Língua Portuguesa – A reportagem e seu dinamismo

Língua Portuguesa – A reportagem e seu dinamismo

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – A reportagem e seu dinamismo é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A reportagem

A reportagem é um gênero textual jornalístico de caráter informativo, divulgado nos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros. O gênero reportagem pode apresentar uma natureza expositiva, informativa, descritiva, narrativa ou opinativa, ela não deve ser confundida com a notícia ou com o artigo de opinião. Apesar de ser um gênero formador de opinião, a reportagem tem um compromisso sério com a verdade e a objetividade dos fatos.   O repórter é a pessoa responsável por conduzir a reportagem seja na sucessão de fatos ou no aprofundamento de apenas um fato. Somente o repórter pode dar vida, amplitude e credibilidade a reportagem. Embora apresente uma estrutura semelhante à da notícia, a reportagem é mais ampla, rica em detalhes e menos rígida com relação a forma. A reportagem pode acrescentar as opiniões e interpretações do autor, entrevistas, depoimentos, análises de dados e pesquisa.

As reportagens são textos mais longos, opinativos e assinados pelo repórter. Enquanto a notícia é um texto curto e impessoal com intuito de informar o leitor de um fato atual ocorrido.


QUESTÃO 1

As reportagens são textos mais longos, opinativos e assinados pelos seus autores. Quais são os suportes em que as reportagens aparecem?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/mulher-jornalista-rep%c3%b3rter-aperte-6380562>. Acesso em: 12 de setembro de 2022.

QUESTÃO 2

Há muitos temas relevantes que podem se tornar reportagem, como: a violência nos centros urbanos, o desmatamento, o sistema de saúde brasileiro, o Brasil no mapa da fome e tantos outros. Mencione aqui outros temas que poderiam ser reportagens importantes para nossa sociedade.

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/smartphone-m%c3%a3o-fotomontagem-rostos-1445489/>. Acesso em: 12 de setembro de 2022.

QUESTÃO 3

 Sabendo-se das específicas características do gênero reportagem e todo o seu dinamismo. Comente, quais as diferenças entre os gêneros textuais: reportagem e notícia?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/rep%c3%b3rter-jornalista-not%c3%adcia-6819472/>. Acesso em: 12 de setembro de 2022.

SAIBA MAIS

Com o objetivo de abordar: o gênero textual reportagem assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre esta modalidade jornalística e seu dinamismo.

CANAL REGINA CACIA “Gênero textual reportagem”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=IdN9stnvbVA> Acesso em: 12 set 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EAJALP0725) Produzir reportagem impressa e realizar revisão/edição textual.  
Referencial teórico: BAHIA, J. Jornal, história e técnica. 4. ed. São Paulo: Ática. 2v. v2: As técnicas do jornalismo, 1990.

BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação no Brasil? Linguagem em (Dis)curso, Tubarão/SC, v. 4, n. 1, 2003.

COIMBRA, O texto da reportagem impressa: um curso sobre sua estrutura. São Paulo: Ática, 1993.