You are currently viewing Língua Portuguesa – A prosa dentro do gênero poético

Língua Portuguesa – A prosa dentro do gênero poético

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para a 6ª série da Eaja foi veiculada na TV no dia 26/05/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PESRM_-_Parque_Estadual_da_Serra_do_Rola_Mo%C3%A7a.jpg acessado em 10/032021

A aula de hoje abordará o gênero poético, caracterizado pela expressão subjetiva de emoções, desejos e que na maioria das vezes se organiza em versos, rimas e metrificação.

Existem alguns poemas que apresentam fatos ou ações, ou quase uma história sendo contada, com personagens, tempo e espaço. Apesar de toda situação narrativa estes poemas apresentam musicalidade e estão escritos em verso.

Quel tal? Vamos aprender um pouco mais sobre o gênero poético?

Então pegue seu material e preste bastante atenção às explicações da Professora Regina de Cácia Ramos

Eaja | 6ª Série |Língua Portuguesa | Gênero poético e a narrativa em versos|Professora Regina de Cácia Ramos

Hoje, iremos estudar um poema que combina narrativa com rimas, vamos conhecer o poema   “ A Serra do Rola Moça “ de Mário de Andrade que relata a história de um casamento que acabou em tragédia, pois ao retornarem para casa os noivos atravessaram uma serra, no caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. Este episódio poético deu origem ao nome da Serra.

 O Parque Estadual Serra do Rola-Moça é uma das áreas verdes mais importantes de Minas Gerais. Com 3.941,09 hectares, é o terceiro maior parque de preservação ambiental em área urbana do Brasil. Que acabou sendo imortalizado no poema de Mário de Andrade.  No verso final do poema, escrito em outubro de 1954, diz assim: “Faz um silêncio de morte/Na altura tudo era paz…/Chicoteando o seu cavalo/No vão do despenhadeiro/O noivo se despenhou/E a serra da Rola-Moça/Rola-Moça se chamou”.

Este mesmo poema foi musicalizado por Martinho da Vila no ano de 1987 em parceria com Teca Calazans. 

ATIVIDADE 1

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO Orange Editorial | Serra do Rola Moça

“Orange Editorial | Serra do Rola Moça” – Canal: Marcelo Túlio – Link: https://www.youtube.com/watch?v=FN-E867hMJI

 Você observou que a tragédia, a fatalidade da história não são anunciados pois os noivos estavam felizes e um descuido da noiva tornou-se inevitável, dando origem ao nome da Serra 

ATIVIDADE 2

Faça a leitura do poema de Mário de Andrade e compare com a música, em sua opinião qual apresenta maior expressividade, o poema ou a música? Para isso acesse o link:


https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/03/poema-serra-do-rola-moca-mario-de.html?m=1


ATIVIDADE 3 – Integração com Geografia

            Criado em 27 de setembro de 1994 com 3.940 hectares. Municípios: Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité. Troque ideias com seus amigos e familiares para saber por que este parque é o terceiro maior em área urbana?

REVISÃO DA AULA

  • O gênero poético pode narrar histórias com versos e metrificação
  • O poeta Mário de Andrade imortalizou o nome do Parque Serra do Rola Moça
  • A Serra do Rola-Moça é uma das áreas verdes mais importantes de Minas Gerais. Com 3.941,09 hectares

Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoLÍNGUA PORTUGUESA 
(EAJALP0661) Avaliar e recontar contos da tradição oral em primeira e em terceira pessoas.(EAJALP0550) Identificar as variedades da língua falada, as regras da norma-padrão e o preconceito linguístico. 
GEOGRAFIA  
(EAJAGE0609) Interpretar diferentes mapas temáticos do Brasil, de Goiás e locais.  
(EAJAGE0611) Analisar aspectos econômicos, dinâmicas populacionais e territorialidades específicas a partir das diferentes representações cartográficas.