You are currently viewing Língua Portuguesa – A notícia e a multiplicidade de gêneros.

Língua Portuguesa – A notícia e a multiplicidade de gêneros.

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – A notícia e a multiplicidade de gêneros. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/658056>. Acesso em: 21 de Setembro de 2021.

A aula de hoje abordará os gêneros jornalísticos, dentre eles, os mais usuais: a notícia, a reportagem, a entrevista e o editorial. Sabemos que atualmente o jornal assumiu novas perspectivas, assim   seus gêneros mais notórios também assumiram uma nova postura diante dos fatos e diante da tecnologia.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – A notícia e a multiplicidade de gêneros.

LÍNGUA PORTUGUESA | 5ª SÉRIE | Eaja | PROF.ª: REGINA

A notícia e a multiplicidade de gêneros

Hoje, iremos estudar os gêneros textuais veiculados no jornal, guiados pelo fato e aprovados pelo mundo contemporâneo, o jornal firmou seu compromisso enquanto gênero imparcial, carregado de informações.

O gênero jornalístico tem como objetivo atender de forma constante e confiável à necessidade de saber o que acontece em nossa sociedade, levando credibilidade para quem lê e segurança para quem precisa usar fatos ou dados relacionados ao cotidiano. Por isso, é importante aprender a diferenciá-los para saber qual é o seu impacto social e relevância. Desta maneira, apresentamos uma breve classificação dos gêneros jornalísticos que através do fato descrito, narrado ou fotografado contextualizam o mundo informativo.

Apresentamos quatro categorias distintas pertencentes ao jornal:

1 – A notícia

A notícia é o principal gênero jornalístico, já que é responsável por alimentar o resto. Seu objetivo é transmitir todos os eventos diários de interesse público de forma meramente informativa. Sendo imparcial, não contém opiniões ou qualquer tipo de interpretação em sua redação. O jornalista deve relatar como é o que aconteceu para que o receptor reflita suas próprias conclusões. Trata-se de um texto objetivo e claro, apontando o fato sem muitos detalhes ou aprofundamento, pois visa rápida circulação entre seus leitores.

2- A reportagem

A reportagem é a mais completa dos gêneros jornalísticos porque pode incluir todos os outros. As reportagens têm o objetivo de expandir e aprofundar uma história ou um fato. Servem como recurso explicativo para um problema, como argumento para uma tese ou para explicar um fato de notícias anteriores. Basicamente, a reportagem faz um relatório, uma investigação detalhada do fato. Além disso, a reportagem traz fontes de informação para dar uma imagem mais completa de um assunto. Cercada de dados, datas, detalhes, imagens: e de forma mais ampla podem até ser documentadas.

3 – A entrevista

Este texto jornalístico é uma conversa que troca perguntas e respostas entre o jornalista e o entrevistado. Nele são obtidas opiniões, comentários, julgamentos e condutas. A entrevista é utilizada como recurso de pesquisa para todos os gêneros jornalísticos. Sua importância está em como as perguntas são elaboradas para obter as melhores respostas. O jornalista deve deixar claro que quem mais deve falar é o entrevistado, por isso deve criar um clima de confiança para que o diálogo seja verdadeiro e espontâneo.

4 – O editorial

O editorial é um gênero textual que analisa os destaques do dia, apresentado em períodos: mensal ou quinzenal. É um resumo da posição política de cada noticiário diante de acontecimentos de interesse público. Este gênero difere dos demais porque não é assinado por um autor específico. Isso significa que as palavras nele escrito são de responsabilidade de toda a empresa (seja um jornal ou uma revista); é um reflexo de sua ideologia. Portanto, requer jornalistas altamente informados que possam fazer julgamentos de valor fundamentados, sobre o nosso tempo e sobre a nossa sociedade.

Distinção entre notícia e reportagem

Muitas pessoas costumam confundir uma notícia com uma reportagem, para diferenciá-las é bastante simples, observe que a notícia e a reportagem trabalham o mesmo fato, no entanto cada gênero apresenta suas especificidades. A notícia é objetiva sem aprofundamento enquanto a reportagem é detalhada e com maiores desdobramentos sobre o fato.

Vamos observar a rapidez e a forma dinâmica de uma notícia, leia o texto abaixo:

Goiás tem 23.178 mortos e 845.424 infectados

Os dados deste boletim foram divulgados às 15h de segunda-feira, 20 de setembro. Com os 23.178 óbitos confirmados de Covid-19 em Goiás até o momento, significa uma taxa de letalidade de 2,75%. Há 491 óbitos suspeitos que estão em investigação.

(Publicado: 20 Setembro 2021. Última Atualização: 20 Setembro 2021. Disponível em: <https://www.goias.gov.br/servico/100-boletim-covid-19/125919-goi%C3%A1s-tem-23-178-mortos-e-845-424-infectados.html> Acessado em: 21 de Setembro de 2021.)

Veja que a notícia apresenta um caráter mais informativo, aponta as causas e os efeitos de forma mais objetiva, deixando o fato centralizado e imediato. 

Atividades

Questão 1 – Certamente você conhece o jornalismo do nosso estado, amplo em algumas vertentes e polêmico quando necessário. Agora chegou a sua vez! Aponte alguns exemplos, de gênero jornalísticos, podem ser publicados ou televisivos, como alguns programas de circulação que envolvem fatos e notícias. 

Questão 2 – Teste agora os seus conhecimentos sobre o jornalismo, em sua opinião, quais as características que uma notícia precisa ter para passar confiança e credibilidade? Lembre-se antes de tudo que uma notícia, antes de ser noticiada, é um fato.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:LÍNGUA PORTUGUESA 
(EAJALP0524) Planejar, produzir e revisar textos do Campo Jornalístico-Midiático (notícia, carta do leitor etc).
(EAJALP0538) Promover debate sobre tema jornalístico da atualidade.
Referências:Notícias – Portal Goiás – Goiás tem 23.212 mortos e 847.899 infectados, disponível em:https://www.goias.gov.br/servico/100-boletim-covid-19/125919-goi%C3%A1s-tem-23-178-mortos-e-845-424-infectados.html acessado em 21/09/2021