Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A METONÍMIA PRESENTE NO COTIDIANO
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste em uma relação de interdependência entre os termos, esta relação pode ser estabelecida entre autor e obra, entre causa e consequência, entre marca e produto, entre contingente e conteúdo ou mesmo uma simples sugestão de ideias.
Enquanto recurso estilístico, a metonímia é uma figura de linguagem bastante comum no nosso dia a dia, mesmo que muitas vezes ela não seja percebida. A metonímia ocorre quando usamos uma palavra para referir-se a outra com a qual tem uma relação de proximidade ou associação.
Por exemplo, quando dizemos “Vou ler Machado de Assis”, estamos usando a palavra “Machado de Assis” para nos referirmos à obra escrita por ele, e não ao autor em si. Outro exemplo é quando falamos “O time conquistou a taça”, onde “taça” substitui “campeonato” ou “título”. Em ambos os casos, há uma troca de termos que têm uma relação direta, seja de autoria, seja de causa e efeito, de parte pelo todo, ou de outras formas de associação.
No cotidiano, a metonímia facilita a comunicação e torna a linguagem mais expressiva. Ela está presente em expressões como “Vamos tomar um café?”, onde “café” muitas vezes não se refere apenas à bebida, mas ao ato de conversar em um ambiente agradável. Outro exemplo é “Ela é toda coração”, que usa “coração” para representar a ideia de bondade ou generosidade.
A metonímia frequentemente opera por meio de relações de causa e consequência, onde o termo utilizado como substituto está intimamente ligado ao resultado ou efeito de algo. Essa relação é uma das bases pelas quais a metonímia funciona, permitindo a substituição de um termo por outro devido à conexão lógica ou habitual entre eles.
Por exemplo, quando se diz “Ele ganhou o Oscar”, estamos usando “Oscar” para nos referirmos ao prêmio (consequência) que é dado em reconhecimento a um desempenho excepcional no cinema (causa). Aqui, a palavra “Oscar” representa tanto a premiação quanto o mérito que levou a ela.
Nesse sentido, a metonímia simplifica a comunicação ao permitir que uma palavra carregue um significado mais amplo, baseado na compreensão implícita das relações de interdependência. Ao usar um termo que está diretamente ligado ao resultado de uma ação ou à origem de um fenômeno, marca e autor, a metonímia economiza palavras e cria uma linguagem mais rica e evocativa.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Leia as frases abaixo e identifique a metonímia presente em cada uma. Explique qual é a relação entre o termo utilizado e o que ele representa.
a) “Ele comprou um Picasso para decorar a sala.”
b) “A sala explodiu em aplausos quando a peça terminou.”
c) “O Ministério da Saúde lançou uma nova campanha de vacinação.”
d) “Ele pediu a mão dela em casamento.”
e) “O Palácio do Planalto se pronunciou sobre o assunto.”
f) “Adquiriu muitos bens com suor e lágrimas.”
g) “Foi ao mercado e comprou itens de limpeza como bombril e limpol.”
QUESTÃO 2
Identifique nas frases abaixo expressões que podem ser consideradas como uma metonímia.
a) “Ele jogou a toalha durante o debate.”
b) “Vamos assistir a Hitchcock hoje à noite.”
c) “A espada de Napoleão conquistou a Europa.”
d) “O estádio explodiu em comemoração após o gol.”
e) “O pincel de Van Gogh deixou sua marca na história da arte.”
f) “Será necessário muitas mãos para executar esta tarefa.”
g) “Tomado pela fome, acabou comendo dois pratos no jantar.”
QUESTÃO 3
Na frase “Vou tomar um café com ele”, a relação que justifica o uso da metonímia é
(A) da parte pelo todo.
(B) do instrumento pelo agente.
(C) do local pelo evento.
(D) do objeto pelo conteúdo.
QUESTÃO 4
A frase que utiliza metonímia para substituir o local pelo evento é
(A) “vamos ao estádio torcer pelo time.”
(B) “o artista desenhou um belo estádio.”
(C) “o Maracanã explodiu em alegria com o gol.”
(D) “eles reformaram o estádio recentemente.”
QUESTÃO 5
A frase abaixo que contém uma metonímia é
(A) “a vida é um livro aberto.”
(B) “ela devorou o livro em uma noite.”
(C) “o Brasil comemorou a vitória.”
(D) “o sol brilhou intensamente.”
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0423) Identificar os efeitos de sentido nos textos decorrentes de fenômenos léxico-semânticos, como as figuras de linguagem |
Referências: | ABAURRE, CAMARA Jr., J. Mattoso. História da Linguística. 3ª Edição. Vozes, Petrópolis, b 1979. CHERRY, Colin. A Comunicação Humana. Trad. José Paulo Paes. 2ª ed. Ed. Cultrix, São Paulo, 1974. COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de Gramática Histórica. Ao Livro Técnico, Rio de Janeiro, 1982. JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. Ed. Cultrix, São Paulo, 1973. |