Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A LITERATURA INDÍGENA BRASILEIRA
A literatura indígena brasileira é um campo literário que se refere às produções escritas ou orais realizadas por autores indígenas, tanto em línguas nativas quanto em português. Ela é uma expressão da riqueza cultural, histórica e cosmológica dos povos originários do Brasil, apresentando suas perspectivas, narrativas e identidades de forma única.
As obras indígenas frequentemente abordam temas como a relação íntima com a natureza, a espiritualidade, a luta pela preservação dos territórios, a resistência cultural e as consequências do contato com a sociedade não indígena. Questões como o impacto do desmatamento, da violência e da discriminação também são recorrentes.
Embora tenha suas raízes nas culturas indígenas, a literatura indígena dialoga com outras tradições literárias, criando um espaço híbrido que questiona os estereótipos e enriquece o panorama literário brasileiro. Conheça quatro autores brasileiros que se consagraram com a literatura indígena:
Daniel Munduruku é um dos principais nomes da literatura indígena no Brasil. Suas obras frequentemente misturam relatos autobiográficos, mitos indígenas e reflexões sobre a vivência entre dois mundos: o indígena e o não indígena. Obras:
“Meu avô Apolinário: Um mergulho no rio da (minha) memória”
“O Karaíba: Uma história do pré-Brasil”
“Histórias que eu vivi e gosto de contar”
“Crônicas de São Paulo: O olhar indígena”
Ailton Krenak, ambientalista e escritor. Suas obras são ensaios reflexivos que discutem a relação entre humanidade e natureza, além de criticar o modelo de desenvolvimento que desrespeita os ciclos naturais e os povos originários. Obras:
“Ideias para adiar o fim do mundo”
“A vida não é útil”
“O amanhã não está à venda”
Davi Kopenawa é um xamã e líder político do povo Yanomami. Sua obra é um testemunho poderoso que mistura autobiografia, cosmologia e uma denúncia do impacto da exploração do território Yanomami. Obra:
“A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami” (coautoria com Bruce Albert)
Eliane Potiguara, do povo Potiguara, é uma das primeiras mulheres indígenas a se destacar na literatura brasileira. Suas obras exploram a identidade indígena feminina, a ancestralidade e as questões de resistência e luta. Obras:
“Metade cara, metade máscara”
“A Terra é mãe do índio”
“Cabelos de leite”
A literatura indígena brasileira desempenha um papel fundamental na preservação e valorização das culturas originárias. Além de registrar conhecimentos ancestrais, ela contribui para o fortalecimento da identidade indígena e para a conscientização da sociedade sobre as lutas e direitos dos povos indígenas. Portanto, a literatura indígena não é apenas um resgate cultural, mas também um manifesto contemporâneo que conecta tradição e modernidade, reafirmando a presença viva e pulsante dos povos indígenas no cenário literário e social brasileiro.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A literatura indígena brasileira é caracterizada pela fusão entre tradição e inovação. Explique como os autores indígenas contemporâneos conseguem manter viva a tradição oral de seus povos?
QUESTÃO 2
A literatura indígena brasileira tem se consolidado como um campo importante dentro da literatura nacional. Considerando o contexto histórico e social, explique como a literatura indígena pode ser vista como uma forma de resistência cultural?
QUESTÃO 3
Cite dois autores indígenas contemporâneos e suas principais obras. Em sua resposta, discuta o impacto dessas obras para a literatura brasileira e a maneira como elas abordam temas relacionados à luta pelos direitos indígenas e à preservação cultural.
QUESTÃO 4
A partir de 2008, a Lei 11.645 tornou obrigatório o ensino da história e cultura indígena nas escolas. A importância da literatura indígena nesse contexto é
(A) servir apenas como uma curiosidade para os alunos.
(B) contribuir para o fortalecimento da identidade indígena.
(C) não ter relevância para a formação educacional dos alunos.
(D) ser ensinada apenas em escolas indígenas ou rurais.
QUESTÃO 5
A autora indígena brasileira que se destaca por sua literatura e por suas reflexões sobre identidade e resistência feminina é
(A) Nélida Piñon.
(B) Eliane Potiguara.
(C) Hilda Hilst.
(D) Rachel de Queiroz.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0513) Ler, compreender e apreciar textos literários, sobretudo aqueles relativos à literatura periférica e que valorizem as matrizes africanas e indígenas, além daqueles que já são socialmente reconhecidos e valorizados (EJALP0518) Ler para estudar, divertir-se, informar-se, instruir-se, emocionar-se; passar o tempo; recitar; compartilhar informações; apreciar; vivenciar diferentes situações de leitura |
Referências: | KAMBEBA, Márcia Wayna. O lugar do saber. 2 ed. São Paulo: UKA, 2021. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2001. GRAÚNA, Graça. Canto Mestizo. Maricá/RJ: Blocos, 1999. POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. São Paulo: Global, 2004. |