ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

A LITERATURA DE CORDEL
A LITERATURA DE CORDEL É UM TIPO DE POESIA POPULAR, MUITO CONHECIDA NO BRASIL, PRINCIPALMENTE NO NORDESTE. SEUS VERSOS CONTAM HISTÓRIAS DE AMOR, AVENTURAS, POLÍTICA, RELIGIÃO E ATÉ FATOS ENGRAÇADOS DO DIA A DIA.
O NOME “CORDEL” VEM DE UMA TRADIÇÃO ANTIGA DE PORTUGAL, ONDE OS LIVRINHOS FICAVAM PENDURADOS EM CORDAS (OU CORDÉIS) PARA SEREM VENDIDOS. NO BRASIL, ESSE TIPO DE LITERATURA CHEGOU NO PERÍODO COLONIAL E LOGO SE ESPALHOU PELO INTERIOR DO PAÍS, GANHANDO A CARA E O SOTAQUE DO NOSSO POVO.

OS POETAS DE CORDEL, TAMBÉM CHAMADOS DE CORDELISTAS, ESCREVEM SEUS VERSOS DE FORMA RIMADA E MUITAS VEZES CANTAM SUAS HISTÓRIAS ACOMPANHADOS DE UMA VIOLA. OS FOLHETOS SÃO ILUSTRADOS COM XILOGRAVURAS, QUE SÃO DESENHOS FEITOS EM MADEIRA E DEPOIS CARIMBADOS NO PAPEL. O CORDEL É UMA FORMA DE EXPRESSÃO CULTURAL MUITO IMPORTANTE, POIS PRESERVA A TRADIÇÃO ORAL E ESCRITA DO POVO BRASILEIRO.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
ENCONTRE AS PALAVRAS ESCONDIDAS NA GRADE ABAIXO. ELAS PODEM ESTAR NA HORIZONTAL, VERTICAL OU DIAGONAL.

QUESTÃO 2
VOCÊ CONHECE ALGUMA HISTÓRIA DE CORDEL? OU JÁ TEVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER UMA FEIRA DE ARTESANATO NO NORDESTE? CONTE COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA.

QUESTÃO 3

QUESTÃO 4

QUESTÃO 5

QUESTÃO 6

Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0231) Contar histórias populares (EJALP0232) Enfatizar os aspectos da oralidade: expressão física e entonação na contação de história e observar os modos de contar e recontar histórias (EJALP0233) vivenciar, conhecer e valorizar repentes e emboladas e reforçar a cultura local ou nacional (EJAGE0202) Analisar as relações sociais, econômicas, culturais, espaciais, ambientais e políticas entre diferentes povos e comunidades |
Referência: | COUTINHO, A. Notas de teoria literária. 2ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo. Parábola Editorial, 2008. MARINHO, A. C.; PINHEIRO, H. O cordel no cotidiano escolar: São Paulo. Cortex. 2012. GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 10/02/2025. |