Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 3ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O cordel é um gênero literário que conta histórias sobre os valores e a cultura do sertanejo da região nordeste do Brasil. Escrito em forma de poemas, que podem ser lidos ou cantados, o cordel é considerado patrimônio da cultura nordestina.
Sobre sua origem há diversas explicações e a mais comum é que os folhetos de cordel foram trazidos para o Brasil pelos portugueses, à época da colonização. Inicialmente, eram produzidos artesanalmente, pendurados em varais e vendidos em feiras, o que acontece até os dias atuais.
As histórias narradas, retratam a vida simples e difícil do sertanejo, lendas regionais e podem ser ilustradas com imagens criadas utilizando a técnica xilografia ( técnica que consiste na criação de ilustrações feitas na madeira e reproduzidas em papel). As histórias abordam também questões sociais e religiosas de forma crítica e bem humorada. No entanto, é preciso analisar de forma crítica a atenta esse gênero literário, pois ainda percebe-se a presença de valores que não condizem e não favorecem a democracia e o respeito às questões raciais.
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
Leia em voz alta, o trecho de um cordel, escrito em homenagem ao poeta, empresário e diplomata brasileiro Augusto Frederico Schimidt, observando o ritmo e a sonoridade dos veros. O autor dos versos é Chico de Assis, repentista e cordelista.
Questão 2
Os cordéis podem ou não serem ilustrados. Habitualmente, a técnica utilizada é a Xilografia que consiste na criação de ilustrações feitas na madeira e reproduzidas em papel. Atualmente, também tem sido usado desenhos feitos em aplicativos de computador. Na ilustração a seguir, quais elementos remetem à paisagem do sertão nordestino?
Questão 3
Conheça um pouco mais sobre o gênero literário Cordel.
Questão 4
Os cordéis são formados por versos, geralmente seis em cada estrofe. Esse tipo de verso é conhecido por sextilha. Cada verso possui sílabas poéticas que, ao serem pronunciadas, dão o tom e o ritmo ao cordel. Analise o trecho do cordel de Chico de Assis e identifique as rimas.
Questão 5
Use toda a sua criatividade e crie um cordel.
Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 16 para impressão) clicando aqui : https://drive.google.com/drive/folders/1mN3yVikJhruEYBVavXI9Z-6KMeopugGN?usp=sharing
Saiba mais
Você sabia que a maior festa de São João do mundo acontece no Brasil? Isso mesmo! O maior São João do Mundo acontece na cidade de Caruaru, no Pernambuco. Assista ao vídeo e conheça um pouquinho dessa linda festa, registrada pela designer gráfica Karla Vidal.
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0308) Conhecer e apreciar a literatura de cordel e observar as diversas possibilidades da linguagem poética. (EAJAAR0312) Reconhecer, valorizar e interagir com o patrimônio cultural, material e imaterial da cultura local, regional e nacional, analisando suas matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=176167 |