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Língua Portuguesa – A linguagem poética das figuras de pensamento

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 8ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – A linguagem poética das figuras de pensamento. Disponível em: <pixabay.com/pt/vectors>. Acesso em 29 de Novembro de 2021.

A aula de hoje abordará as figuras de pensamento, renomadas e conhecidas pelo alto poder imaginário e conceitual, a hipérbole, o eufemismo, a prosopopeia e a ironia são figuras que exigem uma construção do raciocínio para obter o significado e/ou mesmo o sentido figurativo das palavras.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – A linguagem poética das figuras de pensamento

LÍNGUA PORTUGUESA | 8ª SÉRIE | Eaja | PROF.ª: REGINA

A linguagem poética das figuras de pensamento

Hoje, iremos estudar as figuras de pensamento que também são conhecidas como figuras de linguagem, no entanto seu enfoque é dado ao raciocínio, elas são usadas quando queremos dar ênfase a uma ideia, a um pensamento. Para isso, usamos uma forma de se expressar que muda a sentido das palavras, seja para aumentar ou diminuir o impacto que a mensagem produz, ou mesmo para traçar desenhos imaginários e até mesmo dar vida a seres inanimados, por essa razão o sentido é entendido no pensamento de quem recebeu a mensagem, não na palavra.

Juntamente com as figuras de palavras, figuras de som e as figuras de construção, as figuras de pensamento formam o conjunto completo das figuras de linguagem tão apreciadas pela literatura e pela publicidade. Território em que a sugestividade impera.

Geralmente, quando estamos nos comunicando com outras pessoas ou contando sobre um fato importante, queremos passar o máximo de informações e detalhes para que elas estejam ambientadas, sendo assim usamos as figuras de pensamento que têm como função dar ênfase às ideias e pensamentos através da expressão.

As figuras de pensamento apresentam um conteúdo simbólico que procura refletir a realidade, tais figuras trabalham o campo dos sentidos, mais conhecido como semântica, onde há relação entre o literal e o figurado, a realidade e a fantasia.

Selecionamos para esta aula, quatro importantes figuras de pensamento com altíssima carga conotativa e bastante conhecidas pelo universo literário.

• A hipérbole

A hipérbole é uma das figuras de pensamento que trabalho com o exagero de forma intencional.  O seu papel é deixar mais intensa a mensagem, de forma surreal retrata situações que não podem ser possíveis de serem realizadas. Observe os exemplos:

“Eu já repeti o teste de capacitação mais de mil vezes e até agora não passei.”

“Devorou um boi na churrascaria e ainda continuava com fome!”

“Caminhei mais de cem léguas para chegar aqui e ver o teu sorriso.”

Estas são situações clara em que a hipérbole é utilizada. O exagero foi o recurso utilizado para reforçar as ações, no entanto em prática não são vista como reais, porém como um excesso.

• O eufemismo

Existem algumas situações em que é preciso dar uma notícia triste, ou mesmo uma informação desagradável e você procura palavras para amenizar o impacto? O nome dessa mudança é eufemismo. Trata-se de uma figura de pensamento que tem como artifício a sutileza. Nem sempre é utilizado para falar sobre uma situação aterrorizante, mas também serve para substituir uma ofensa ou mascarar alguma colocação provocativa. Observe as frases:

“A filha se apropriou do dinheiro da mãe de forma indevida”. 

O que a frase quer dizer é: A filha roubou o dinheiro da mãe. 

“Ele já não sofre mais neste mundo, descansou.” 

É o mesmo que dizer: Ele faleceu.

“Naquela casa havia entorpecentes.”

É o mesmo que dizer: Naquela casa havia drogas.

O eufemismo elimina palavras ou expressões desagradáveis, ele opta por substituir esses termos por outros equivalentes, porém destituídos de caráter grotesco, perturbador. É importante ressaltar que o eufemismo está associado a contextos sociais.

• A prosopopeia

A prosopopeia também é conhecida como personificação é uma das figuras de pensamento que utilizamos quando queremos atribuir sentimentos, ações ou qualidades do ser humano aos seres irracionais e até mesmo inanimados como objetos. Esta figura de pensamento é o elemento mágico de criação e vida para desenhos animados e dos contos de fadas, onde personagens somam a estrutura física de objetos, animais e sentimentos humanos. Observe os exemplos:

“As chamas do fogo traduziu a sua face mais bela.”

“A lua beijava todas as noites a beira do lago.”

“… casas encostadas cochichando umas com as outras.” – Cora Coralina

A personificação constitui imagens poéticas, as chamas do fogo, a lua, casas são seres inanimados e nas frases acima ganharam vida e atribuições humanas de traduzir, de beijar, de cochichar.

• A ironia

Dentre as figuras de pensamento, a ironia é a mais recorrente pela nossa sociedade. Geralmente utilizada quando se quer dizer exatamente o contrário do que pensamos, feita de forma intencional, provocativa e muitas vezes depreciativa. No entanto a ironia para o terreno da literatura é um recurso muito explorado quando o assunto é o humor e a crítica, pois o seu objetivo é satirizar mesmo, fazer graça. Em determinados contextos, somente a fala irônica pode traduzir tantos sentimentos. Observe alguns exemplos:

“Um amigo corta o cabelo e você pergunta: cortou o cabelo?

Ele responde: Não! Tirei para lavar.”

“Hoje ela chegou mais enfeitada do que uma árvore de natal!”

“Naquela manhã ela andou mais rápido que uma tartaruga…”

Ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal, é conhecida como a arte de zombar de alguém, de denunciar, de criticar ou de censurar, no entanto é preciso bom senso, afinal certas doses de ironia podem ser nocivas nas relações sociais.

Atividades

Questão 1 – As figuras de pensamento são recursos de extremo refinamento e estilo, comente aqui, qual deles despertou seu interesse? Com qual deles você encontrou maior identificação? É válido lembrar que precisamos ter bastante cuidado com a ironia, pois afinal de contas nós também podemos ser vítima desta figura de pensamento.    

Questão 2 – Após esta aula, você já deve ter observado que as figuras de pensamento fazem um desenho em nossas emoções e brincam com imagens sugestivas que somente o pensamento pode processar. Tomando como princípio a hipérbole, cite alguns exageros que você costuma produzir quando está cansado ou mesmo com fome e naquele momento não pode resolver.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0864) Explorar poemas e familiarizar-se com características do gênero poema, como estrofe, verso, rima, métrica e ritmo.
(EAJALP0769) Identificar e analisar os interlocutores, seus papéis sociais e a rede de poder presente no texto.
Referências:TERRA, Ernani. Minigramática. São Paulo: Scipione, 2007.https://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/