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Língua Portuguesa – A linguagem apelativa do gênero publicitário.

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – A linguagem apelativa do gênero publicitário. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1577307>. Acesso em 07 de Outubro de 2021.

A aula de hoje abordará o gênero publicitário e seu poder de persuasão, o convencimento por meio de palavras. Uma boa propaganda tem como grande aliada a linguagem apelativa, linguagem que seduz, capaz de envolver através de cores, sensações, imagens e sonoridade. Afinal o ponto alto do gênero de publicitário é o consumo, e para obtê-lo o texto publicitário envolve o leitor com inúmeras possibilidades de linguagem, sendo a mais forte: a sedução.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – A linguagem apelativa do gênero publicitário.

LÍNGUA PORTUGUESA | 5ª SÉRIE | Eaja | PROF.ª: REGINA

A linguagem apelativa do gênero publicitário

Hoje, iremos estudar o gênero publicitário é um texto que tem a finalidade de promover um produto de uma marca ou uma empresa, ou ainda de promover uma ideia. Nesta aula vamos priorizar a consciência de venda e consumo, afinal como sabiamente diz o ditado: “a propaganda é a alma do negócio.”

Podemos encontrar o gênero publicitário em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus. Além da sua grandiosa circulação nos meios de comunicação como a internet, televisão e rádio. A principal característica desses tipos de textos é precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço.

Os publicitários, ou seja, aqueles que produzem os anúncios publicitários, utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor. Porém o texto publicitário é considerado uma verdadeira armadilha de consumo e muitas vezes ilusão, pois são textos que influenciam uma compra nem sempre necessária.

De acordo com as funções da linguagem, os anúncios publicitários são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os consumidores. Podem ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, (anúncios de rádio). A associação de cores fortes, propagação de aromas, apelos visuais são muitas vezes recursos infalíveis das grandes marcas.

São características dos gêneros publicitários:

A linguagem apelativa

Verbos no imperativo

Uso de figuras de linguagem

Textos atrativos e curtos

Caráter comercial

Combinação da linguagem verbal e não verbal

De uma maneira geral os textos publicitários estão presentes em quase todo espaço da cidade, de forma clara ou mesmo subentendida no vestuário das pessoas, pois querendo ou não somos uma vitrine ambulante de nossas escolhas.

O público-alvo de um anúncio publicitário é o grupo de consumidores que possui um perfil semelhante e que deve ser impactado por esse tipo de publicidade. Isso porque está disposto a comprar de você. Para obter o público, um anúncio de uma marca leva anos para desenvolver uma ideia, pois depende de pesquisas que impulsionam a aceitação de um produto. No entanto, a ideia de consumo interfere em nossos comportamentos sociais, por exemplo seria impossível vender agasalhos para regiões tropicais.

Refinando um pouco mais os textos publicitários, uma marca ou produto tem um design atraente depende de uma imagem marcante e diferente da concorrência, assim são desenvolvidos os tênis e aparelhos celulares, pois mostram impactos sociais expressivos. Um raio é o símbolo de renomada marca de tênis, talvez pela agilidade ou rigor. No entanto os aparelhos celulares investem de forma tecnológica com suas marcas evidenciando o aparelho, ou mesmo a letra inicial da marca, porém o atual mercado de celulares faz investimentos pesados na divulgação textual das potencialidades do produto.

Muitos anúncios publicitários são famosos por suas músicas, eternizadas em nosso inconsciente e despertadas pelo nosso senso crítico de escolha ou renúncia, mas vale sempre lembrar que diante de um bom texto publicitário, diante de uma fantástica propaganda: pergunte-se de forma objetiva e clara, realmente estou precisando deste produto?

Atividades

Questão 01 – Certamente você conhece muitas propagandas, e claro muitas marcas que você não abre mão pela qualidade ou mesmo pela prestação de serviço. Divulgue aqui uma marca que você não troca por outra, ou mesmo um produto que jamais será substituído por outro. 

Questão 02 – Teste agora os seus conhecimentos sobre os gêneros publicitários, há muitos slogans, falas prontas do mundo comercial, que marcam a nossa memória como os refrigerantes e ou mesmo nomes de supermercados. Cite uma fala do mundo comercial que não sai da sua cabeça.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0414) Compreender os gêneros carta de leitor e carta de reclamação, vinculados em jornais e revistas.
(EAJALP0417) Reconhecer a função social de textos em diferentes campos da vida. 
(EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos