ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
A FUNÇÃO SOCIAL DA ENTREVISTA
A ENTREVISTA É UM GÊNERO TEXTUAL GERALMENTE PRODUZIDO DE FORMA ORAL, A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE DUAS PESSOAS, O ENTREVISTADOR E O ENTREVISTADO. O ENTREVISTADOR REALIZA AS PERGUNTAS E O ENTREVISTADO RESPONDE.
A TRANSCRIÇÃO, OU SEJA, O ATO DE PASSAR PARA A ESCRITA A FALA DO ENTREVISTADO PERMITE: A ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES, A VERIFICAÇÃO DE QUE TODAS AS INFORMAÇÕES FORAM ANOTADAS E O REGISTRO DAS MARCAS DA ORALIDADE, DA FALA – RISOS E OBSERVAÇÕES FEITAS PELO ENTREVISTADO.
A ENTREVISTA POSSUI UMA FUNÇÃO SOCIAL MUITO RELEVANTE, POIS PODE SER UTILIZADA PARA DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO, CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE OPINIÃO SOBRE ASSUNTOS DE UTILIDADE PÚBLICA, APRESENTA DIFERENTES PONTOS DE VISTAS SOBRE O TEMA E CONVIDA O LEITOR PARA O DEBATE E REFLEXÕES.
PORTANTO, A LEITURA DE ENTREVISTAS O(A) MANTÊM INFORMADO(A) SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS, O DEIXA MAIS SEGURO(A) PARA TOMAR DECISÕES E O AJUDA A FAZER ESCOLHAS MAIS CONSCIENTES.
QUESTÃO 1
LEIA A ENTREVISTA REALIZADA COM UM ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. A HISTÓRIA DELE SE PARECE COM A SUA? QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA EM SUA VIDA?
QUESTÃO 2
VOCÊ PERCEBEU MARCAS DA LINGUAGEM FALADA NA ENTREVISTA LIDA? QUAIS?
QUESTÃO 3
CONFORME A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA, APROXIMADAMENTE 70 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO SOFREM DE ALGUM TIPO DE TRANSTORNO ALIMENTAR. A COMPULSÃO ALIMENTAR É UM DELES, UMA DE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS É A VONTADE DE COMER GRANDES QUANTIDADES DE ALIMENTOS, RAPIDAMENTE, MESMO SEM SENTIR FOME. A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PODE AUXILIAR NO TRATAMENTO DESTE TRANSTORNO, POIS MELHORA A AUTOESTIMA, AJUDA A REDUZIR O ESTRESSE E TAMBÉM A REGULAR O APETITE.
DE ACORDO COM O TEXTO, UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA COMPULSÃO ALIMENTAR É:
A) RESTRIÇÃO ALIMENTAR SEVERA.
B) DIFICULDADE EM CONTROLAR A QUANTIDADE DE ALIMENTOS CONSUMIDOS.
C) SENSAÇÃO CONSTANTE DE FOME.
D) AUSÊNCIA DE QUALQUER PREOCUPAÇÃO COM A ALIMENTAÇÃO.
QUESTÃO 4
SEGUNDO O TEXTO, A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA PODE CONTRIBUIR PARA O TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES:
A) AUMENTANDO O APETITE E A INGESTÃO DE ALIMENTOS.
B) SUBSTITUINDO O TRATAMENTO PSICOLÓGICO.
C) AUXILIANDO NO CONTROLE DO PESO CORPORAL E MELHORANDO A AUTOESTIMA.
D) AGRAVANDO OS SINTOMAS DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES.
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO DA NUTRICIONISTA GABRIELA TELES PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE COMPULSÃO ALIMENTAR.
AUTORIA: | ANA CRISTINA PEREIRA DINIZ |
FORMAÇÃO: | PEDAGOGIA |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0216) Ler com compreensão os diferentes gêneros textuais, visando a função social da leitura. (EAJACI0107) Reconhecer os distúrbios alimentares, estabelecer relações diretas e indiretas entre alimentação adequada e a prática de atividades físicas regulares. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. http://diferencasqueunem.blogspot.com/2011/10/entrevista-com-alunos-da-eja.html – acesso em 23/11/2022 https://www.tuasaude.com/sintomas-da-compulsao-alimentar/ – acesso em 23/11/2022 https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/mais-de-70-milhoes-de-pessoas-no-mundo-possuem-algum-disturbio-alimentar – acesso em 23/11/2022 |