Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A CHARGE E SEUS VALORES
A charge é por excelência um gênero jornalístico tomado por polêmicas que vislumbra uma crítica social ferrenha sobre a política, a sociedade e nossos valores. Enquanto gênero textual, A charge é um desenho ou ilustração crítica que envolve um ou mais personagens com um objetivo catedrático que a sátira ou crítica sobre um fato que envolve a nossa atualidade. O termo charge tem origem no francês “charger” que significa “carga”. A primeira charge publicada no Brasil foi no ano de 1837. As charges são feitas para fazer críticas de ordem social ou política. São publicadas em jornais ou revistas e conseguem atingir um vasto público.
Características de uma charge:
Aborda fatos contemporâneos;
Retratação do exagero;
Apresenta comicidade, humor e ironia
Faz uso da linguagem mista;
Pode representar considerações;
É vista como um desenho narrativo impactante.
A charge evidencia problemas sociais que qualquer pessoa está sujeita a enfrentar como o desemprego, a miséria, a falta de informação, a desigualdade social, a falta de assistência médica. O que difere a charge dos demais gêneros gráficos é a sua capacidade caricatural de retratar a realidade.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Tomando como base os elementos retratados na charge, evidencia de forma clara uma narrativa curta que possa mencionar o lugar, o tempo e os personagens envolvidos neste desenho gráfico repleto de críticas e vivacidade. Você pode apontar a sua narrativa um final ou uma reflexão pertinente.
QUESTÃO 2
Sabendo que a charge é vista como um desenho caricatural que faz retrato da nossa sociedade contemporânea. Comente que caricatura aparece na imagem, faça uma descrição desta figura e qual o seu verdadeiro papel em nossa sociedade.
QUESTÃO 3
Ressaltando a importância da charge para a nossa sociedade, e claro para o jornalismo de uma forma atual e divertida, comente aqui suas principais características.
QUESTÃO 4
A assertiva que está associada como definição da charge é
(A) a charge é um gênero gráfico pouco apreciado em jornais e revistas.
(B) a charge não evidencia problemas sociais que qualquer pessoa está sujeita a enfrentar.
(C) a charge é um gênero discursivo que apresenta humor e crítica.
(D) a charge tem origem no inglês que significa “carga”.
QUESTÃO 5
O que difere a charge dos demais gêneros gráficos é
(A) seu grande teor crítico.
(B) sua capacidade criativa e inventiva.
(C) seu potencial discursivo carregado de humor.
(D) sua capacidade caricatural.
SAIBA MAIS
Com o intuito de abordar o assunto: a charge e seus valores, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este gênero gráfico.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0509) Compreender e analisar a função social e o contexto de recepção de textos que circulam em diferentes campos de atuação, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam (EJALP0510) Ler e analisar a relação entre os contextos de produção e os aspectos relativos à construção composicional e ao estilo dos diferentes gêneros textuais/discursivos, de forma a ampliar as possibilidades de leitura e produção de textos |
Referências: | AZEREDO, J. C. Letras & Comunicação: uma parceria para o ensino de língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2001. ROMUALDO, E. C. Charge jornalística: intertextualidade e polifonia: um estudo de charges da Folha de São Paulo. Maringá, PR: Eduem, 2000. SILVA, Carla Letuza Moreira e. O trabalho com charges na sala de aula. Pelotas, RGS: UFRGS, 2004. |