ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM GEOGRAFIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO (3 º SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
A CARTA DE RECLAMAÇÃO: UMA FERRAMENTA…
A CARTA DE RECLAMAÇÃO É UM TIPO DE CORRESPONDÊNCIA FORMAL UTILIZADA PARA EXPRESSAR INSATISFAÇÃO COM UM PRODUTO, SERVIÇO, ATENDIMENTO OU QUALQUER OUTRA SITUAÇÃO QUE CAUSE TRANSTORNO OU PREJUÍZO AO REMETENTE (QUEM ENVIA A CARTA). É UMA FERRAMENTA PODEROSA PARA SOLICITAR UMA SOLUÇÃO OU COMPENSAÇÃO POR UM PROBLEMA, E PODE SER DIRECIONADA A EMPRESAS, INSTITUIÇÕES OU MESMO PESSOAS.
A CARTA DE RECLAMAÇÃO COMO GÊNERO TEXTUAL FORMAL SE DESENVOLVEU AO LONGO DOS ANOS, COM O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO E A NECESSIDADE DE UM CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE CONSUMIDORES E EMPRESAS.
COM A INTERNET, A CARTA DE RECLAMAÇÃO GANHOU NOVAS FORMAS, COMO E-MAILS E MENSAGENS EM PLATAFORMAS DIGITAIS, MAS A ESSÊNCIA CONTINUA A MESMA: COMUNICAR UM PROBLEMA E BUSCAR UMA SOLUÇÃO, COM INFORMAÇÕES PRECISAS E ARGUMENTOS CONTUNDENTES.
QUESTÃO 1
QUAL O OBJETIVO DE UMA CARTA DE RECLAMAÇÃO?
(A) PARABENIZAR UMA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO
(B) SOLICITAR UM AUMENTO DE SALÁRIO
(C) REGISTRAR UMA INSATISFAÇÃO OU PROBLEMA
(D) FAZER UMA NOVA COMPRA NA EMPRESA
QUESTÃO 2
EM QUAL SITUAÇÃO DEVE SE USAR UMA CARTA DE RECLAMAÇÃO?
A) QUANDO O PRODUTO COMPRADO ESTÁ CORRETO
B) QUANDO O SERVIÇO CONTRATADO FOI REALIZADO
C) QUANDO VOCÊ QUER AGRADECER O BOM ATENDIMENTO
D) QUANDO UM SERVIÇO ESTÁ COM PROBLEMAS OU ERRADO
QUESTÃO 3
QUAIS SÃO OS ELEMENTOS DE UMA CARTA DE RECLAMAÇÃO?
REÚNA COM ALGUNS COLEGAS E REGISTREM EM FORMATO DE LISTA, QUAIS SÃO OS ELEMENTOS DE UMA CARTA DE RECLAMAÇÃO.
QUESTÃO 4
VAMOS IDENTIFICAR OS ELEMENTOS DE UMA CARTA DE RECLAMAÇÃO?
EM COLETIVO LEIA A CARTA A SEGUIR E DESTAQUE OS ELEMENTOS LISTADOS NA QUESTÃO 3.
QUESTÃO 5
VAMOS ESCREVER UMA CARTA?
PARA FINALIZAR, VOCÊS DEVEM ANALISAR PROBLEMAS DO DIA-A-DIA INCLUIDO O LOCAL DE TRABALHO E A ESCOLA. PARA EM SEGUIDA, DEFINIR UM DESTINATÁRIO E ESCREVER UMA CARTA DE RECLAMAÇÃO COLETIVA COM O AUXÍLIO DO(A) PROFESSOR(A).
ATENÇÃO: AS CARTAS DE RECLAMAÇÃO PODEM SER USADAS COMO FERRAMENTAS SOCIAIS DE REIVINDICAÇÃO E SOLICITAÇÃO PERANTE PROBLEMAS E INJUSTIÇAS.
SABER MAIS
Conexão escola: Produção de Texto – Gênero Textual – Carta de Reclamação – 2º Período EJA. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=I71sV-mdCcc.
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Escrita colaborativa de textos midiáticos: Carta ao leitor Carta de reclamação A produção dos marcos da memória: formação cultural da população: Diferentes composições sociais e culturais da cidade de Goiânia traduzidas pelas migrações de diversas regiões. | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0221) Planejar e produzir cartas endereçadas à mídia impressa ou digital com opiniões e críticas. (EJALP0222) Escolher um tema polêmico ou um tema de utilidade pública e escrever um texto. (EJAHI0209) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre grupos que contribuíram na formação histórica de Goiânia, os grupos de migrantes atuais e sua importância em uma nova configuração cultural da cidade. (EJAHI0210) Reconhecer e valorizar as peculiaridades dos diferentes grupos sociais |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. HORTA, Nicole Marinho. DIAS, Débora de Almeida. CORDEIRO. Luciana Coutinho. Cartas: um acervo de memória afetiva e histórica e a importância de sua preservação. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/download/78685. UOL. Brasil escola. Carta de reclamação. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-reclamacao.htm RIO DE JANEIRO. Procon Carioca. Procon Carioca disponibiliza seis modelos de cartas para consumidores encaminharem reclamações aos fornecedores. Disponível em: www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca/exibeconteudo?id=4400188 |