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Língua Portuguesa –  A carta de reclamação


FONTE: Pixabay.com Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/computador-port%C3%A1til-trabalhar-homem-8556518/ Acesso em 05/08/2024.
FONTE: Pixabay.com Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/carta-emprego-envelope-papel-8052497/ Acesso em 05/08/2024.

QUESTÃO 1

Reflita sobre a importância do gênero carta de reclamação e indique qual a sua finalidade nas relações comerciais?

Através deste gênero carta de reclamação o autor exige seus direitos, podendo ser em momentos de compra ou prestação de serviço. Este gênero textual precisa incluir detalhes sobre a natureza da reclamação. Mencione quais são esses detalhes.

Para escrever uma carta de reclamação eficaz, é importante seguir um formato estruturado e manter um tom formal e respeitoso. Quais os elementos que compõem uma carta de reclamação?

É uma característica da carta de reclamação

(A) apresentar uma estrutura que siga uma padronização literária.

(B) descrever o problema de forma concisa.

(C)  faz uso de uma linguagem objetiva e educada.

(D) não indicar informações de contato.


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0648) Revisar, editar e publicar textos de diferentes gêneros textual/discursivos, levando em conta a situação comunicativa (interlocutores, finalidade ou propósito, circulação, linguagem, organização, estrutura, tema do texto, suporte e contexto de circulação)
Referências:BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1979.  

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura: ensino médio. Referências bibliográficas:2ª ed. São Paulo: Atual, 2012.  

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.  

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.