You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA: A ARTE DE ENCANTAR: DAS PALAVRAS À NATUREZA

LÍNGUA PORTUGUESA: A ARTE DE ENCANTAR: DAS PALAVRAS À NATUREZA

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada aos educandos da  3ª Série da Eaja.

HÁ HISTÓRIAS QUE COMEÇAM COM A EXPRESSÃO “ERA UMA VEZ…” ALGUMAS DESSAS HISTÓRIAS SE PASSAM EM UM CASTELO E TÊM COMO PERSONAGENS REIS, RAINHAS, PRÍNCIPES E PRINCESAS. A PARTIR DESTE CONTO VOCÊ APROFUNDARÁ SEUS ESTUDOS RELACIONADAS ÀS PLANTAS E AO SEU PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO ALIMENTO PRÓPRIO. ACOMPANHE A NOSSA AULA DE HOJE QUE ESTÁ ENCANTADORA!

ASSISTA À VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: A ARTE DE ENCANTAR: DAS PALAVRAS À NATUREZA

EAJA LÍNGUA PORTUGUESA VIDEOAULA 07

HOJE VAMOS COMEÇAR ASSISTINDO AO VÍDEO DE UM CONTO DE ENCANTAMENTO CHAMADO “A PRINCESA E O GRÃO DE ERVILHA”. PARA APRECIAR AO VÍDEO BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO:

SITE: YOUTUBE – CANAL: TEACHER SUEIDY LOURENCIO – A PRINCESA E O GRÃO DE ERVILHA – DATA DE ACESSO: 19/09/2021.

VOCÊ JÁ CONHECIA ESTE CONTO? JÁ OUVIU OUTROS PARECIDOS?

HANS CHRISTIAN ANDERSEN FOI QUEM ESCREVEU ORIGINALMENTE ESSE CONTO. DURANTE MUITO TEMPO, DIVERSAS HISTÓRIAS FORAM TRANSMITIDAS APENAS ORALMENTE. COM O PASSAR DO TEMPO, AS HISTÓRIAS PASSARAM A SER RECONTADAS EM LIVROS POR DIFERENTES AUTORES NO MUNDO TODO.  

NO VÍDEO HÁ ALGUMAS PALAVRAS APRESENTADAS QUE VOCÊ PODE NÃO CONHECER. PARA ISSO LEIA O SEU SIGNIFICADO NO VOCABULÁRIO ABAIXO:

CHAMAMOS DE SINÔNIMO A PALAVRA OU EXPRESSÃO QUE POSSUI SIGNIFICADO SEMELHANTE A OUTRA PODENDO SUBSTITUÍ-LA EM UM CONTEXTO, SEM ALTERAR O SEU SIGNIFICADO.

O CONTO É UM TEXTO NARRATIVO DE TRADIÇÃO ORAL O POSSUI COMO FOCO UM FATO OU UM DETERMINADO ACONTECIMENTO E, GERALMENTE É UMA HISTÓRIA INVENTADA. 

OS ELEMENTOS DA NARRATIVA NA LEITURA SÃO: 

  • ENREDO – SEQUÊNCIA DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS E AÇÕES DE UMA NARRATIVA:

A) SITUAÇÃO INICIAL ; B) DESENVOLVIMENTO; C) CLÍMAX; D) DESFECHO

  • ESPAÇO – LOCAL ONDE ACONTECE A NARRATIVA;
  • NARRADOR – PERSONAGEM, OBSERVADOR;
  • TEMPO – PODENDO SER CRONOLÓGICO OU PSICOLÓGICO;
  • AÇÃO – MOVIMENTO, FALA E PENSAMENTOS DOS PERSONAGENS;

FOTOSSÍNTESE É O PROCESSO PELO QUAL AS PLANTAS ELABORAM SEU PRÓPRIO ALIMENTO.  

PARA QUE A PLANTA CONSIGA REALIZAR A FOTOSSÍNTESE É ELA PRECISA DE:

  • ÁGUA – RETIRADA DO SOLO POR MEIO DA RAIZ;
  • GÁS CARBÔNICO – ABSORVIDO DO AR PELAS FOLHAS;
  • CLOROFILA – PRESENTE PRINCIPALMENTE NAS FOLHAS, É UMA SUBSTÂNCIA CAPAZ DE ABSORVER A ENERGIA DA LUZ
  • LUZ – É ESSENCIAL PARA A REALIZAÇÃO DESTE PROCESSO;

VAMOS COMPREENDER COMO É O PROCESSO DA FOTOSSÍNTESE. 

VEJA:

  1. A RAIZ RETIRA AGUA DO SOLO. ESSA AGUA É LEVADA PELO CAULE ATÉ AS FOLHAS;

2. A CLOROFILA PRESENTE NAS PLANTAS, PRINCIPALMENTE NAS FOLHAS, CAPTA A LUZ;

3. O GÁS CARBÔNICO EXISTENTE NO AR PENETRA NAS FOLHAS;

4. NA PRESENÇA DA LUZ E COM A PARTICIPAÇÃO DO GÁS CARBÔNICO E DA ÁGUA, É PRODUZIDO O ALIMENTO DA PLANTA, A GLICOSE.

5. A GLICOSE É LEVADA ATRAVÉS DO CAULE PARA TODA AS PARTES DA PLANTA;

6. DURANTE A FABRICAÇÃO DA GLICOSE, A PLANTA PRODUZ O GÁS OXIGÊNIO, QUE É LIBERADO NO AMBIENTE;                                    


AGORA É COM VOCÊ! TENHO CERTEZA QUE VOCÊ ACUMULOU NOVOS APRENDIZADOS. MOSTRE O QUE VOCÊ APRENDEU E TESTE SEUS CONHECIMENTOS. 

ATIVIDADE 1

ASSISTA NOVAMENTE AO VÍDEO DO CONTO “A PRINCESA E O GRÃO DE ERVILHA” E RESPONDA:

  1. COMO INICIOU-SE A NARRATIVA?
  2. QUAL FOI O PROBLEMA OU CONFLITO GERADO NA HISTÓRIA?
  3. QUAL FOI O DESFECHO DA HISTÓRIA?

ATIVIDADE 2

OS CONTOS GERALMENTE SÃO TEXTO DE TRADIÇÃO ORAL. DEPOIS DE ASSISTIR E OUVIR O CONTO AGORA É SUA VEZ DE RECONTÁ-LO A SEU MODO, EM UMA FOLHA FAÇA O RASCUNHO DA HISTÓRIA, RELEMBRANDO QUEM SÃO  OS PERSONAGENS, ONDE SE PASSOU À HISTÓRIA E O ENREDO DA NARRATIVA. ORGANIZE O TEXTO EM PARÁGRAFOS E VERIFIQUE SE ESCREVEU AS PALAVRAS CORRETAMENTE, SE PRECISAR UTILIZE UM DICIONÁRIO. AH! VOCÊ PODE SUBSTITUIR AS PALAVRAS POR SINÔNIMOS. TENHO CERTEZA QUE SUA HISTÓRIA FICARÁ ÓTIMA! DEPOIS É SÓ COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES. BOM TRABALHO!

ATIVIDADE 3

DEPOIS DE SUA HISTÓRIA ESCRITA, RELEIA-A E RESPONDA AS PERGUNTAS DA TABELA ABAIXO PINTANDO SIM OU NÃO

ATIVIDADE 4

A SEGUIR TEMOS QUATRO FRASES. NUMERE-AS DE ACORDO COM A ORDEM QUE ACONTECEM AS ETAPAS DA FOTOSSÍNTESE.

O CAULE LEVA ÁGUA ATÉ AS FOLHAS.

ATRAVÉS DO CAULE, A GLICOSE É LEVADA PARA TODAS AS PARTES DA PLANTA.

NA PRESENÇA DA LUZ E COM A PARTICIPAÇÃO DA ÁGUA E DO GÁS CARBÔNICO É PRODUZIDA A GLICOSE.

A RAIZ RETIRA A ÁGUA DO SOLO.


RELEMBRANDO!!!

  1. APRECIOU UM CONTO ESTUDANDO OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM ESSE TIPO DE TEXTO;
  2. CONCEITUOU SINÔNIMOS;
  3. CONHECEU AS ETAPAS DO PROCESSO DA FOTOSSÍNTESE, BEM COMO SUA IMPORTÂNCIA PARA AS PLANTAS E OUTROS SERES VIVOS QUE PRECISAM DELAS PARA SOBREVIVER.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  • (EAJALP0231) LER GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS RECONHECENDO SUAS LINGUAGENS.
  • (EAJALP0253) IDENTIFICAR OS ELEMENTOS DA NARRATIVA.
  • (EAJALP0257) RECONHECER A SITUAÇÃO COMUNICATIVA E A VARIEDADE LINGUÍSTICA DO TEXTO LITERÁRIO.
  • (EAJALP0320) AMPLIAR OS ASPECTOS CARACTERÍSTICOS DA NARRATIVA.
  • (EAJALP02104) IDENTIFICAR O SENTIDO\ACEPÇÃO DAS PALAVRAS EM DIFERENTES TEXTOS.
  • (EAJACI0211) IDENTIFICAR AS PARTES DE UMA PLANTA E DESCREVER AS FUNÇÕES DESEMPENHADAS POR ELAS E A SUAS INTERAÇÕES COM O SOLO, A ÁGUA E O AR.
  • (EAJACI0212) IDENTIFICAR E RELACIONAR A FOTOSSÍNTESE COM O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTO DAS PLANTAS. 

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).