Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
A arte de contar histórias é uma prática antiga, presente nas mais diversas culturas há milhares de anos, desde a época em que o conhecimento e a tradição eram transmitidos oralmente de geração em geração. Acredita-se que a narração de histórias tenha surgido a partir da necessidade do ser humano de se comunicar e compartilhar experiências, ideias e ensinamentos. A arte de contar histórias é uma prática ancestral e universal que envolve a habilidade de transmitir narrativas de forma cativante e envolvente. Ao contar uma história, o contador deve ter em mente o seu público-alvo, adaptando a narrativa e a linguagem para criar uma experiência envolvente e significativa. Veja agora alguns elementos chave da arte de contar histórias:
Enredo: uma história bem construída tem um enredo claro e coerente, com um começo, meio e fim. Deve haver uma progressão lógica dos eventos, mantendo o interesse do público.
Personagens: personagens bem desenvolvidos e cativantes são essenciais para uma história envolvente. Eles devem ter motivações e características distintas, permitindo que o público se identifique e se conecte emocionalmente com eles.
Emoção: as histórias têm o poder de despertar emoções. Um contador de histórias habilidoso sabe como utilizar o tom de voz, a linguagem e as pausas para criar suspense, alegria, tristeza ou qualquer outra emoção desejada.
Visualização: a habilidade de pintar imagens mentais vívidas é crucial na arte de contar histórias. Usar descrições detalhadas e linguagem figurativa ajuda o público a visualizar a cena, os personagens e as ações, tornando a história mais real e imersiva.
Voz e expressão: a entonação vocal, os gestos e a expressão facial são elementos fundamentais na contação de histórias. O contador deve usar sua voz e corpo de maneira expressiva, variando o ritmo, a intensidade para transmitir emoção e envolver o público.
Mensagem ou tema: uma história pode transmitir mensagens e temas poderosos. Ao contar uma história, o contador pode explorar questões sociais, morais, filosóficas ou emocionais, levando o público a refletir sobre a narrativa em um nível mais profundo.
Com o tempo, a arte de contar histórias evoluiu, incorporando novas formas de linguagem, como a escrita, o teatro, o cinema e a televisão, mas ainda mantendo a essência de transmitir mensagens, ensinamentos e valores por meio de narrativas imaginativas e envolventes.
Atualmente a arte de contar histórias é tão valorizada em algumas culturas que existem profissionais conhecidos como “contadores de histórias”, cujo trabalho é passar tradições e ensinamentos por meio de narrativas orais.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Reconhecendo a arte de contar histórias como uma habilidade multifacetada, responda: qual a importância da criatividade na arte de contar histórias?
(A) Não é importante, o mais importante é reproduzir histórias já conhecidas.
(B) A criatividade é importante para criar histórias originais e interessantes.
(C) A criatividade é importante apenas para crianças.
(D) A criatividade é importante apenas para escrever histórias.
QUESTÃO 2
Contar histórias não se limita apenas a escritores ou narradores profissionais. É uma forma de expressão que todos nós possuímos em algum grau. A partir destes conceitos defina o que a arte de contar histórias?
QUESTÃO 3
Observe a sequência de palavras para completar adequadamente as lacunas no enunciado abaixo:
deslumbrantes – cativar – inesquecíveis – experiências – entonação
A arte de contar histórias envolve a habilidade de ______________ e envolver o público. Um bom contador de histórias deve ser capaz de criar personagens ______________ e cenários ______________. A escolha das palavras e a _________ são elementos importantes para transmitir emoção e atmosfera. Contar histórias ajuda a transmitir valores, conhecimentos e ________________ entre as gerações.
QUESTÃO 4
O que a arte de contar histórias pode ajudar a desenvolver nos indivíduos?
(A) Apenas habilidades de leitura e escrita.
(B) Apenas habilidades de audição.
(C) Criatividade, imaginação e habilidades de comunicação.
(D) Apenas habilidades de memorização.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0606) (Re)contar histórias diversas, empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima (gestos e/ou expressões faciais) que convenham ao gênero e à situação de compartilhamento em questão |
Referências bibliográficas: | BUSSATO, Cléo. A Arte de contar Histórias no século XXI. Editora Vozes, Petrópolis RJ: Vozes, 2006. HAURÉLIO, M. MARQUES W. Contos E Lendas Da Terra Do Sol. São Paulo: Paulus, 2019. MATOS, G. A; A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2005. |